segunda-feira, 10 de agosto de 2015

* 1% ers ou 1%:

           Nas estradas e nas cidades, quando as pessoas passam por nós motociclistas, imaginam que somos mal-encarados, homens vestidos com roupas de couro sujo, com barbas mal feitas e que andamos por aí causando estragos e se metendo em brigas de bar. A verdade é que a maioria dos motociclistas não são desordeiros e são de fato homens honestos, cumpridores da lei, pessoas que trabalham duro e que nos finais de semana curtem sua máquina.

          Depois de um incidente que teria ocorrido entre 3 e 6 de julho de 1947, em Hollister, na Califórnia, a AMA (American Motorcyclist Association) foi a público  dizer que 99% dos motociclistas respeitam a lei e que eram pessoas de bem, daí então as pessoas que participaram da arruaça começaram então a se intitular 1% ers ou simplesmente 1%.


        O filme O Selvagem (The Wild One, em inglês), foi inspirado nos fatos ocorridos na pequena cidade americana. Estava tudo certo para receber motociclistas de um evento sancionado pela AMA, mas a cidade foi surpreendida ao perceber que eles chegavam em número muito superior ao esperado. Por alguns dias, a Hollister se tornou palco de grandes bebedeiras, rachas de rua e algumas brigas, o que causou uma enorme comoção entre seus moradores e fez com que os únicos sete policiais da cidade fossem chamados para intervir diversas vezes.

         Ao final da 2ª Grande Guerra, as motocicletas ganharão popularidade nos E.U.A. , principalmente as Harley Davidson, que eram fáceis de adquirir.

          De acordo com o SE-GAG (Southeastern Connecticut Gang Activities Group - http://www.segag.org/ ), uma organização americana que investiga as atividades das diversas gangues a nível nacional, os motoclubes denominados 1% ers ou simplesmente 1% com ramificações em vários países são realmente gangues criminosas envolvidas diretamente com o tráfico internacional de drogas comprando cocaína da Colômbia e de Cuba para revenda em vários estados americanos e outros países, o mesmo faz com a Maconha e outras drogas. Essas organizações disfarçadas de Motoclubes também mantém diversos laboratórios clandestinos para manipulação e refino de drogas como anfetaminas e outros conhecidos como LSD, Êxtase, PCP entre outros.

          O SE-GAG ainda apurou que essas gangues criminosas internacionais disfarçadas de motociclistas estão envolvidos com crimes de adulteração de documento e chassi de veículos automotores que são na maioria das vezes roubados para seu uso ou comercialização das peças assim como sabe-se do envolvimento na prostituição onde exploram o sexo de mulheres, em sua grande maioria viciadas em drogas, que trabalham em casas noturnas mantidas por estas organizações.

          Verdades ou boatos, aqui no Brasil alguns motoclubes se intitulam 1%, usam em seus coletes pacthes bordados com a referida denominação, no entanto, não posso afirmar se fazem isso seguindo a brincadeira proposta ou se realmente fazem parte de uma organização mais pesada. Bom mesmo se isso for apenas um modismo, uma brincadeira, afinal, nas estradas temos que ser uma só irmandade.



10 comentários:

  1. Excelente matéria , poderá ser expandida aprofundando pesquisa sobre o "Motim de Hollister" e os filmes da década de 1960 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia !! Obrigado pelo comentário !!
      Realmente o assunto da pano para a manga e de certa forma esta matéria é apenas um pequeno resumo e de certa forma não pegando tão pesado.
      O motociclismo nos E.U.A. é levado muito a sério e existe rixa entre os grandes motoclubes, nós aqui no Brasil é que temos uma visão mais "romântica" do motociclismo - embora já existam motoclubes indo para o pensamento americano.

      Excluir
  2. OLá, quem quiser assistir algo excelente sobre o assunto, assistam SONS OF ANARCHY no Net Flix, é muito bom. Nilson

    ResponderExcluir
  3. No Brasil, se não me engano ainda temos os Abutrez e os Gargulas ... pelo menos os Abutrez utilizam este pach com orgulho ....

    ResponderExcluir
  4. E qual a diferença entre o 1% e o 1%er?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns MCs são chamados de 1%er (abreviação do inglês de one percenter, daí o 1% + er) ou outlaw bikers (Motociclista fora da Lei).

      Excluir
  5. Clube que se diz 1% e tem policiais dentro de sedes ,nunca serão 1%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, engano seu, policiais não serem 1% até parece que ser policial é sinônimo de lisura. Até pq 1% aqui significa ""levar o motociclismo a serio""

      Excluir