Muitos falavam que o passeio não valia a pena, que os gêiseres não atingiam mais de 2 metros de altura e havia somente um pouco espaço de tempo para se observar as fumarolas, mas valeu apena sim, não só pela beleza do local, mas também pelo conhecimento adquirido. Dessa vez contratei os serviços da Empresa Whipala Expedition e tive uma grata surpresa. Atendimento excelente e um guia excepcional, Rodrigo, que nos passou grandes informações a respeito dos gêiseres.
O Tatio (de Kunza "tata-iu") que significa "Avô que chora" é um campo geotérmico localizado na Cordilheira dos Andes, sendo o mais alto do mundo (4.200 metros de altura) e está localizado a 89 quilômetros de San Pedro.Ele apresenta nas primeiras horas da manhã uma impressionante atividade de fumarolas de vapor produzidas pelas altas temperaturas de suas crateras aquosas. Está rodeado por colinas que atingem 5900 metros de altura.
Recomenda-se aos turistas que tragam roupas quentes, protetores solares e água mineral. É sem dúvida um dos shows mais maravilhosos oferecidos pelo deserto. Infelizmente os banhos estavam proibidos, existe uma restrição há algum tempo, uma turista belga de 69 anos caiu em um gêiser em El Tatio, morreu por causa da gravidade das queimaduras que atingiram 85% de seu corpo. Em breve a administração local irá liberar novamente para banhos, informem-se a respeito quando forem conhece-lo.
Suas bordas de sais minerais são suaves, você deve ter cuidado ao se aproximar. A cor do chão e do céu se destaca entre as colunas de vapor de 7 metros de altura, sob os primeiros raios do sol. É uma visão maravilhosa.
Saímos do hostel por volta das 05:30 horas, o período apropriado para visitar fica entre as 06:00 e as 07:00 horas, a expressão máxima dessas fumarolas de vapor e água ocorre com temperaturas que atingem 85 ° C e que emergem da terra com força chegando a alturas aproximadamente entre 7 e 8 mts. No caminho e no lugar, é possível observar vicuñas, lamas, ñandúes e vizcachas, enquanto na flora destacam o cacto gigante, llaretas e coirón. A temperatura flutua entre 15 ° C e 2 ° C abaixo de zero à noite.
Além dos Geiseres del Tatio, em nosso roteiro estavam outras paradas durante o retorno, como a pequena aldeia ancestral de Machuca, seus habitantes escassos estão principalmente envolvidos na agricultura, pastagem e produção de queijo, muito perto do lugar é Laguna Salada, onde famílias de flamingos, patos e gaivotas com uma impressionante paisagem de beleza.
Outro grande barato em fazer através de uma empresa é o intercâmbio cultural com pessoas de outras nacionalidades, em nossa turma haviam brasileiros, ingleses, americanos e paraguaios.
O custo do passeio fica em $25.000 pesos chilenos para transporte (incluído o café da manhã) e $ 10.000 pesos chilenos para a entrada nos geiseres (2017) - Isso fica em torno de R$ 177,00 por pessoa.
O vídeo abaixo é uma explicação sobre micro organismos que vivem nos gêiseres.
Informações de contato da empresa Whipala Expedition
Tocopilla 418A
San Pedro de Atacama
Escritório Fono Movil: +59 9 57407836
Fono Movil Emergencia +56 9 96762524 ou Whatsapp Idioma: espanhol
Site para reservas (não é necessário pagar antecipadamente).
Vejam demais fotos desse passeio,
Nenhum comentário:
Postar um comentário