Antofagasta - Chile

   Visitei a cidade em 2013, passei um pouco de sufoco entre Chañaral e Antofagasta, o grande
problema no Chile esta na distância que existe entre alguns postos de gasolina. Sai de Chañaral por volta de 8 h da manhã,  minha moto apresentou problemas de autonomia no deserto não há como abastecer, então parei num local da rota onde os caminhoneiros estacionam para descansar, havia um motorista apenas no local e ele me informou que para conseguir combustível eu deveria sair da rota e entrar numa estrada que leva até a cidade de Tal Tal, cheguei nessa lá por volta das 11:30 h e o único  posto de gasolina não havia combustível, iria chegar somente por volta das 16 h.

   Eu estava uns 250 km de Antofagasta, fiz minhas contas e calculei que chegaria por volta das 20 h, isso porque faria uma parada na Mão do Deserto para fotografar. O acesso para Antofagasta (reforma), meu GPS não dava sinal, o trânsito estava bem confuso, parei na portaria de uma industria e um operário que estava saindo do serviço pediu para que eu o seguisse, foi minha salvação.

   Acabei chegando um pouco depois das 20 h, fui até o centro da cidade e os hotéis estavam cheios, comecei a andar pela cidade e
achei o Hotel Arrecife, um hotel simples na Avenida Iquique,3.540 - levei minha moto até o estacionamento para minha surpresa havia uma enorme televisão pendurada do lado de fora do prédio, estava passando o jogo  São Paulo 2 x 0 Atlético, haviam alguns chilenos assistindo o jogo e começaram a conversar comigo, fiquei ali e terminei de assistir o jogo. Já no meu quarto, tirei um bom banho e fui dormir, de repente veio aquela buzina ensurdecedora, o hotel ficava em frente a estação ferroviária.


Vamos aos atrativos da cidade:



    Templo de bizantino e românico abriu em 1928 levou 15 anos para construir. Em sua bela arquitetura cúpula ele aumenta com a escultura da Santíssima Virgem, de 5 metros e feito de cobre.



















  Dentro dos atrativos turísticos se encontra o Monumento Natural A Portada, acidente geomorfológico de rochas sedimentarias e restos fósseis que conta com uma superfície de 31,27 tem e que possui uma alcantilado costeiro que atinge uma altura máxima de 52 msnm (nivel medio do mar) e que rodeia ao arco da Portada. Está localizado a aproximadamente 18 km ao norte, pela Rota 1. Atualmente se está planejando uma remodelação no acesso e seus arredores.







   Outro atrativo turístico natural é a Reserva Nacional La Chimba, que está localizada aproximadamente a 10 km ao nordeste, dentro da Quebrada A Chimba (na Cordilheira  da Costa). Esta reserva, que conta com uma superfície de 2.583 tem, apresenta uma série de fatores que geram microclimas. Podem-se encontrar até noventa espécies de fauna e flora. Foi declarada Reserva Nacional o 13 de julho de 1988, pelo Decreto Supremo Nº 71 do Ministério de Agricultura.


 
          A Meta ao Trópico de Capricórnio se encontra a só metros do Aeroporto Internacional Cerro Moreno e é marca a posição exata do Trópico de Capricórnio. É um observatório do fenômeno de solstício.






   A 75 km ao sul da cidade se localiza a Mão do Deserto, escultura criada pelo artista chileno Mario Irarrázabal.




O Parque Nacional Llullaillaco


A comuna conta com uma série de praias, das quais, algumas foram construídas artificialmente como uma medida de habilitação do borde costeiro. Algumas destas praias são: o Balneário Municipal, Praia O Trocadero, Praia Paraíso, Praia O Huáscar (a 8 km ao sul), Praia Amarela (a 11 km ao sul), Praia A Rinconada (a 26 km ao norte) e Praia Juan López (a 36 km ao norte).





Antiga Estação Ferroviária Baquedano



   Embora localizada a 90 km de Antofagasta, uma opção de turismo é  a antiga estação ferroviária Baquedano (-23,334015 °, -69,839946 °) no deserto de Atacama , no município de Sierra Gorda ,
Antofagasta , Chile . A estação ferroviária fundada em 1910 e pertencente ao FCAB (Antofagasta-Bolívia Railway) serve plenamente a médio e grande área de mineração.

   A estação serviu como local para as filmagens do filme da saga James Bond 007Quantum of Solace.
















.

Nenhum comentário:

Postar um comentário