
A fronteira é na verdade um túnel, o túnel do Cristo Redentor , localizado a 3.209 metros acima do nível do mar e 3.080 metros de comprimento, dos quais 1.564 estão em território chileno e 1.516 no lado argentino, Transpondo o túnel internacional chegamos ao Chile, a descida tem um desnível de 670m, num percurso sinuoso, movimentado e pouco sinalizado, de aproximadamente 30 km através dos "caracoles"- tanto o Túnel, quanto os Caracoles são obras de ousadia humana no controle da geografia.
Para chegar ao lado argentino a subida é subida suave, a encosta da Cordilheira vista desse lado é mais abrupta, mais rochosa. As curvas, quase que uma sobre a outra formam a vista perfeita do perigo eminente. Contudo, o acesso para o lado chileno é outra história, a paisagem permanece a mesma, mas a estrada sinuosa em descida, o tráfego é intenso, com destaque para veículos pesados formando longas caravanas que ritmo vagaroso tornando a descida mais tensa.
A estrada foi reformada em 2013 e abril deste ano estivemos a caminho de Santiago, no entanto, devido à neve que caia no lado chileno fomos proibidos de passar por ali, o túnel seria liberado somente 4 dias após e então resolvemos voltar, uma vez que já havíamos passado por ali anteriormente. Esta estrada é a mais importante para ligar a capital do Chile, Santiago até a cidade de Mendoza, Argentina, sendo também um importante corredor de exportação.
No inverno, a concentração de neve e as fortes pendentes garantem a Portillo (situado no topo dos Caracoles, a 2855m de altitude e a 152km de Santiago) manter as boas condições das pistas de esqui, consideradas as melhores, as internacionais, da região.
Finda a descida, a estrada passa a acompanhar o vale do Rio Aconcágua até Los Andes, de onde se ramifica e leva o viajante à área metropolitana de Santiago ou a Valparaíso/Viña del Mar.
Vista desde baixo para cima, a parede abrupta da Cordilheira dos Andes nos impressiona e assusta mostrando a sua grandiosidade. A região do Paso Los Libertadores enriquece a rota dos viajantes aventureiros sobre duas rodas, tamanha a sua beleza.
DICA: O convênio existente entre países do Mercosul e seus associados permitem a entrada com documentos pessoais tipo Identidade e Carteira de Habilitação, mas o processo para passar pela aduana se torna mais rápido se você estiver com passaporte de PID (Permissão Internacional para Dirigir) o trâmite será muito mais rápido.
DICA II - Se o seu carro estiver alienado, solicite uma autorização para viagem ao exterior, o pessoal lá de fora costuma invocar com isso.
Veja também:
Carta Verde (Mercosul)
Soapex - Chile
Soat - Peru
Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículo de Uso Privado para Turismo - BOLIVIA
Dinheiro vivo em viagem
Consulados do Brasil na América do Sul
Providências p/ viajar na América Latina
DICA: O convênio existente entre países do Mercosul e seus associados permitem a entrada com documentos pessoais tipo Identidade e Carteira de Habilitação, mas o processo para passar pela aduana se torna mais rápido se você estiver com passaporte de PID (Permissão Internacional para Dirigir) o trâmite será muito mais rápido.
DICA II - Se o seu carro estiver alienado, solicite uma autorização para viagem ao exterior, o pessoal lá de fora costuma invocar com isso.
Veja também:
Carta Verde (Mercosul)
Soapex - Chile
Soat - Peru
Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículo de Uso Privado para Turismo - BOLIVIA
Dinheiro vivo em viagem
Consulados do Brasil na América do Sul
Providências p/ viajar na América Latina
Parabéns pela matéria Rogerio. Conheço a região desde quando se cruzava a fronteira usando o mesmo tunel ferroviário transitando pelo meio dos dormentes (era quase um offroad pois era de terra mesmo). O tunel atual foi uma grande obra de engenharia que trouxe um grande avanço para o cruze da cordilheira. Para os aventureiros, recomendo subir pelo Cristo Redentor "apenas no verão", uma belíssima paisagem e uma experiência inesquecível. Abraço
ResponderExcluirValeu!! Obrigado pelo comentário!
ExcluirRetornamos em abril, mas fomos impedidos de passar, o Túnel estava fechado.
Subir no Cristo pelo lado argentino e descer pelo lado chileno! Muito bonito e um tanto diferente.
Excluirmais uma dica; logo que sair da Aduana Chilena, descendo a estrada vai encontrar na beira do caminho o Hotel Portillo. Vale a pena desviar para conhecer a "Laguna del Inca" que está nos fundos do hotel. :)
ResponderExcluirBoa!!
ExcluirUm dia eu passo por ai... meu sonho!
ResponderExcluiro 1º passo você já deu meu irmão: sonhar. O 2º passo: marcar a data da saída. :)
ExcluirÉ isso aí Alessandro, bora lá planejar !!!
Excluir