No país da arrecação, nós motociclistas não poderiamos ficar de fora, vem aí a nova CNH com divisão de CC. A Comissão de Viação e Transportes aprovou projeto de lei (PL 3245/15), do deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF), que classifica a carteira de habilitação dos motociclistas de acordo com a cilindrada da moto. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) e recebeu parecer favorável do relator, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE). A nova versão traz alguns ajustes no texto original, como determinar que a nova classificação não prejudicará os motociclistas já habilitados ou em processo de habilitação quando a lei entrar em vigor.
Nova divisão
A categoria A, de motociclistas, será dividida em três subcategorias:
a – A1 – para veículos de até 300cc (trezentos centímetros cúbicos de cilindrada);
Independentemente da subcategoria, a formação do condutor deverá incluir curso de direção em circuito fechado, anterior à prática em via pública.
a – A1 – para veículos de até 300cc (trezentos centímetros cúbicos de cilindrada);
b – A2 – para veículos de até 700cc (setecentos centímetros cúbicos de cilindrada);
c – A3 – para todos os veículos definidos no caput, sem restrição de cilindrada.
Independentemente da subcategoria, a formação do condutor deverá incluir curso de direção em circuito fechado, anterior à prática em via pública.
Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar a lei e definir os exames que serão feitos em cada subcategoria. Patriota disse que a proposta tem dois méritos. Primeiro, impede que candidatos à habilitação façam o teste em uma motocicleta de potência inferior à que usará no dia a dia. Depois, permite dosar o teste de habilitação ao veículo que será usado pelo condutor. O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado agora na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Há algum erro aí, segundo o texto o condutor A3 estaria limitado em 700cc, verifique pois tal divisão já existiu e como fui A3 lembro que nesta categoria não havia tal limite!
ResponderExcluirE até 700cc? E as de cilindradas maior? Eu também fui A3 e não tinha limites...
ExcluirCategoria A – condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, abrangendo as seguintes Subcategorias:
ExcluirA1 – para veículos de até 300cc (trezentos centímetros cúbicos de cilindrada);
A2 – para veículos de até 700cc (quatrocentos centímetros cúbicos de cilindrada);
A3 – para todos os veículos definidos no caput, sem restrição de cilindrada.
É isso aí, Norberto. Também fui A3 (e ainda tenho a habilitação guardada). A categoria A1 é até 300cc, a A2 até 700cc e a A3 para motos acima de 700cc. Só não sei como vão categorizar os triciclos, que na minha opinião nem deveriam exigir habilitação pra moto.
ExcluirBuenas ... então voltamos ao passado ... a minha primeira habilitação foi a3c
Excluirnem quero saber de a1 2 3 ou 10,isso é absurdo,temos que para de entrar nesse merito e dizer nao há isso tudo,quero ver as auto escolas comprarem hornet ,para o aluno levar uns tombinhos
ResponderExcluirSabe nada de auto escola... q tal uma triumph ? Boniview? De 1200cc.. nao é o preço dos veiculos q nos desencorajam e sim tentar culpar uma categoria pela imbecilidade humana...
ExcluirFake.
ResponderExcluirNã é Fake não amigão - o link abaixo é da camara dos deputados - confira la
Excluirhttp://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2016999
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ExcluirSendo assim classificarem os a carteira B em B1 carro 1.0, B2 1.4 a 1.8 e B3 acima de 2.0? Ainda perco meu tempo em escrever isso...Kkkk
ResponderExcluirquando eu tirei carta em 1980 eu tirei classe D e A-3 e com o passar dos anos tiraram o 3 e ficou classe D A e como fica quando eu tirei carta eu estudei para tirar A3 e sem mais sem menos me tiraram e ficou só A e agora vou ter que pagar de novo isso ja virou palhaçada tem gente no detran que não tem o que fazer fica inventando modinha de viado não tem essa duas rodas é duas rodas
ResponderExcluirTudo isso e pra arrecadar mais dinheiro nao tem essa moto e moto piloto uma pilota todas .A1 A2 A3 meu ovo .isso q e descriminacao
ResponderExcluirTudo isso e pra arrecadar mais dinheiro nao tem essa moto e moto piloto uma pilota todas .A1 A2 A3 meu ovo .isso q e descriminacao
ResponderExcluirQdo tirei carta a minha era C A3, depois mudaram para só C A , isso significa o reflexo do governo querer arrecadar mais grana de qualquer forma , logo logo estaremos pagando até para respirar .... Os caras não querer deixar de ganhar e ainda aumentar seus ganhos ..... Ossooooo.
ResponderExcluirEntendo que para quem já tem carta Cat. A não muda absolutamente nada. Isso é para os que ainda vão tirar carta e talvez na renovação da já existente venha a nova classificação A3. Suponho que a Cat. A3 (máxima) seja para motos acima de 700 cc e não até 700 cc, senão vamos ter que vender as 800 e 1200...
ResponderExcluirTenho uma moto de 110 cilindradas .Que cadegoria séria ela então? ???
ResponderExcluirVocê ja possui carteira, então provavelmente receberá a A3, mas devemos aguardar a regulementação do Contran
ExcluirNós motociclistas não nos diferenciamos por cilindradas, ai vem esses imbecis nos dividir, bando de idiotas esses politicos, lixo.
ResponderExcluirO problema será adequação das auto escolas pois quando fiz a carteira existia A1 e A2 na época fiz o teste para A2 numa CB 450 faz tempo ... kkkk
ResponderExcluirTão importante quanto o prazer da LIBERDADE também proporcionado pelas motos, é o compromisso cidadão de defender a sua guardiã: a VERDADE. https://www.youtube.com/watch?v=8CUysEILwWg https://plus.google.com/117780186646962901957/posts/KtN2xwQdBSF
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