Este passeio eu realizei já faz algum tempo, fiz a viagem de motocicleta com a intenção de passar pela ainda não asfaltada Serra do Faxinal e no pacote eu inclui este passeio. Uma experiencia fantástica e super indico para aqueles que amam a natureza, vale muito a pena fazer esta aventura.
Na parte de cima da Serra do Faxinal esta o Canion Itaimbezinho e lá embaixo a Trilha do Rio do Boi, que tem início a 11km da cidade de Morada dos Canions e permite a visitação do canyon pela sua parte interna, entre seus paredões. O Canion é considerado o mais vertical do Brasil e suas trilhas de ecoturismo as mais singulares e impressionantes do país.
A trilha é controlada 24h pelo ICMbio e esta dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra, e para iniciar a trilha temos que passar pelo rigoroso sistema de controle do Parque, não sendo permitido a entrada de crianças com menos de 12 anos. Para esta aventura é obrigatório o acompanhamento de um guia. Aqui eu sugiro consultar o guia Cristiano Raupp, um excelente profissional. A reserva deve ser feita com certa antecedência.
A trilha tem aproximadamente 14 km considerando ida e volta, a aventura tem uma duração média de 7h a 8h. Metade da trilha é percorrida em mata fechada e a outra é pelo leito do Rio do Boi. Durante a caminhada atravessa-se o rio algumas vez (dependendo do volume de água do rio, a altura da água pode passar do joelho) e o trajeto é feito na maior parte do caminho por cima das pedras secas do rio. Em dias de cheia a trilha pode ser cancelada.
A sensação de estar entre dois paredões é única, e além disso, durante o trajeto é possível aproveitar banhos em piscinas de águas cristalinas, tobogãs naturais e algumas cachoeiras. Destaque também para a fauna e flora de uma das regiões mais preservadas do Parque Nacional Aparados da Serra.
Esta trilha fica dentro da área do Parque Nacional Aparados da Serra, que esta aberto de terça a domingo, das 9h as 17h.
DIFICULDADE
A trilha é considerada de alto grau de dificuldade. A maior parte da caminhada é feita nas pedras que margeiam o rio e cobrem seu leito. Há ainda necessidade constante de atravessar o rio e em alguns pontos a profundidade de água chega a altura dos joelhos. Estas condições exigem certa mobilidade física e condições de adaptação as prováveis dificuldades encontradas pelo visitante referente a estes aspectos.
O que levar para a trilha:
- documento de identidade;
- tênis com meia;
- trajes de banho “vestido por baixo da roupa de caminhada”;
- bermuda ou calça de ginástica;
- protetor solar;
- chapéu ou boné;
- repelente;
- mochila pequena com duas alças de carregar nas costas;
- capa de chuva;
- lanche.
E aí? Já fez as malas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário