segunda-feira, 20 de julho de 2015

* Retrovisores


          Uma das primeiras lições que aprendemos em moto-escola antes mesmo de ligar a moto, é a de ajustar e colocar os retrovisores em posição adequada. Para ajustá-los, posicione o guidão em linha reta, coloque seu capacete, acomode-se na moto na forma como irá pilotá-la, ajuste o retrovisor direito com foco na sua lateral, mostrando apenas um pouco o que vem atrás, dessa forma você irá visualizar os carros ao seu lado e os que vêm logo atras.


          Já os retrovisores da esquerda, ajuste de forma a enxergar toda a faixa por onde os carros ultrapassam, dessa forma também irá facilitar não só o seu momento de ultrapassagem, mas também verificar se já não existe algum veículo fazendo essa operação sobre sua moto.

          Engenheiros mecânicos passam bom tempo pesquisando qual o ideal para cada modelo de motocicleta, ainda assim, muitas vezes não conseguem agradar a todo tipo de consumidor, principalmente  para as pessoas encorpadas, onde a barra do retrovisor não tem tamanho suficiente para dar uma boa abertura e  ter uma visibilidade eficiente. No meu caso, por ter ombros mais largos, tenho dificuldade muitas vezes em enxergar até mesmo um veículo pequeno que vem mais colado na moto.


          A saída nesse caso é buscar um outro modelo, mas muita calma nessa hora, muitos ignoram a importância desse item e acabam optando por modelos que lhe fazem a cabeça, não há problema nisso, desde que você esteja atendo que a principal finalidade dele não é o design, mas sim a segurança. Procure optar por modelos que dão uma maior visibilidade, faça opção pelos modelos retangulares ou ovais e escolha retrovisores com espelhos convexos, essa curvatura permite uma amplitude maior na visibilidade.

          Tome muito cuidado na hora na compra, existem modelos de vários preços, porém, os mais baratos costumam vibrar de acordo com a velocidade e vibração de sua moto, nesse caso, oriente-se com o vendedor e veja se existe a possibilidade de troca caso você venha a ter esse problema.



          

Nenhum comentário:

Postar um comentário