segunda-feira, 6 de julho de 2015

Pilotagem defensiva

          Direção Defensiva ou segura é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, porque
ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio em que vivemos. É a forma de dirigir que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros.

          Para se falar em direção defensiva, teríamos que escrever algumas páginas porque existem inúmeras situações com as quais não esperamos em nosso dia a dia,

          Manter um bom relacionamento e uma convivência social e pacífica no trânsito é um dever de todos, nós motociclistas além disso, devemos preservar nossa vida e nossa saúde física, e nesse sentido faz-se necessário tomar alguns cuidados básicos:

1) Tenha paciência no trânsito  
          A correria do dia a dia nos faz ter pressa para tudo, lembre-se, você já é agraciado por ter um veículo de boa mobilidade.

2) Não faça do trânsito uma competição 
          É comum alguns motociclistas  pararem nos semáforos com seus aceleradores acionados como se fossem receber uma bandeira verde, calma, você não é nenhum campeão de formula 1 , além do que, deve haver o respeito com os pedestres que pretendem cruzar a faixa.



3) Ultrapassar e andar pela direita
          Nas ruas e estradas de pista simples, nunca passe pela direita, motoristas de carros estão acostumados a serem ultrapassados pela esquerda, no caso de caminhões existe o agravante do "ponto cego".
          Nas rodovias de pista dupla é comum encontrarmos os "donos da esquerda", mesmo assim, sinalize sua opção de ultrapassar e mantenha-se calmo.

4) Mantenha distância do veículo que segue a frente
          Não ande grudado com veículo que segue a frente, principalmente atrás de caminhão, uma leve freada pode ser motivo de acidente. Mesmo para ultrapassagem procure já passar para a pista oposta um pouco antes do veículo a ser ultrapassado.

5) Frenagem
          Não deixe para frear muito em cima de seu obstáculo e mesmo que algum carro entre em sua  frente, não brinque de frear em cima dele demonstrando que ele atrapalhou a sua vida.

6) Velocidade
          Respeite a velocidade das placas, não exagere na velocidade, uma criança ou algum animal pode atravessar a rua e você pode não conseguir segurar sua moto.

7) Não ande tão colado aos carros que estão estacionados
          Algum desavisado pode abrir a porta do carro após estacioná-lo.
          
8) Sinalize tudo
          Vai fazer uma conversão, ligue a seta e se possível sinalize também com os braços qual a sua intenção no trânsito.

9) Seja visto
          As motocicletas já saem de fábrica com dispositivo que acende o farol logo que se realize a ignição da moto é sempre bom verificar se esta funcionando de acordo, mesmo durante o dia as motocicletas ficam mais visíveis com o farol aceso. Use roupas com faixas refletivas para circular a noite.

10) Não entre forte numa curva
          A curva merece muito respeito, embora seja gostoso quase deixar a moto no asfalto, devemos lembrar dos perigos que são pequenas pedrinhas soltas no asfalto, além do perigo se não sabermos o que vem pela frente, pode haver algum congestionamento de carros ou algum buraco.

11) Corredor
          Cuidado para realizar corredor, não abuse da sua auto-confiança.



12) Bom senso
          Tenha bom censo no trânsito, de a preferência algumas vezes.

13) Atenção nos sinaleiros
          Cuidado redobrado nos sinaleiros - mesmo que o sinal esteja verde, de uma olhada para ver se alguém não irá atravessar no vermelho.

14) Dirigir no nevoeiro 
          Como é difícil seguir a trajetória e se manter na estrada sob intensa neblina devido à baixa visibilidade, procure orientar-se principalmente através da sinalização vertical e horizontal.

15) Use e abuse dos retrovisores
         Antes de tirar para ultrapassar, mesmo você estando em boa velocidade, confira o retrovisor   para verificar se alguém já vem atras de você fazendo a mesma operação. Os melhores espelhos retrovisores são os que possibilitam uma ampla visão. Vale repetir que são acessórios exigidos por lei, portanto, procure não modificar as especificações dos espelhos originais, a não ser que seja para melhorar a visibilidade.









6 comentários:

  1. PARABÉNS, MORO EM SANTOS SP E DESDE 18 ANSO (1978) QDO COMECEI A PILOTAR SEMPRE USEI BOTA, CAPACETE FECHADO (NEM ERA OBRIGATÓRIO, MAS A CABEÇA É MINHA E NÃOP DO GUARDA DE TRANSITO) E QUASE SEMPRE JAQUETA, MUITAS VEZES MOTOQUEIRO DE BERMUDA E DESCALÇO ME PERGUTA SE NÃO ESTOU COM CALOR, EU SEMPRE DIGO QUE QDO ESTOU PILOTANDO ME SINTO UM OVO, PORQUE QUALQUER COISA QUE BATE EM MIM VAI ME QUEBRAR, E QUE ELE DE BERMUDA E CHINELO SE SENTE O SUPERHOMEM, INDESTRUTIVEL, ENTÃO ELES DÃO AQUELE SORRISO AMERELO E SAEM ANDANDO REFLETINDO TALVEZ, MAS É BEM ASSIM MOTOCICLISTA SE SENTE OVO, E MOTOQUEIRO O SUPERHOMEM , INFELIZMENTE, TA CHEIO DELES ALEIJADOS E MORTOS. VAMOS PENSAR , CURTIR É BOM, MAS CURTIR SEMPRE É MUITO MELHOR
    André

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  2. Excelente, coisas básicas q nos asseguram a vida é o prazer de viver de moto, não adianta orar, rezar, usar pé de coelho, acender velas aos santos se vc não respeita as leis de trânsito as da gravidade, porque "quem para o perigo corre nele morre"!

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  3. Valeu pelas dicas Rogério ! pilotar com responsabilidade sempre !

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