terça-feira, 18 de agosto de 2015

* GPS para Moto

          O aparelho GPS vem ganhando cada vez mais espaço substituindo o bom e velho mapa de papel, particularmente eu prefiro andar a moda antiga, antes de pegar uma estrada desconhecida eu estendo meus mapas no chão mesmo e ali analiso a rota a ser realizada, isso requer também um cuidado maior na orientação através das placas durante o percurso. Procuro utilizar o GPS apenas para andar em grandes cidades.
          No mercado existem GPS para todos os bolsos, lembrando que as motocicletas estão mais expostas a chuva e poeira, por isso a importância de se adquirir u m GPS específico para motocicletas, sem dar aquele velho jeitinho brasileiro, além de que, por conta da trepidação da moto é necessário também um suporte específico. Após adquirir o equipamento o motociclista deve ter em mente que deve realizar as atualizações periodicamente, evitando assim o problema de chegar numa determinada cidade andando pela contramão.


          A programação da rota deve ser conferida antes de pegar a estrada, existem várias programações para um mesmo destino, é comum o GPS te mandar passar pelo centro da cidade, sendo que você teria uma opção de contornar a cidade, evitando trânsito e engarrafamentos. No Garmin Zumo você pode criar rotas, paradas e trajetos no seu computador e, em seguida, transferi-los para o seu zumo. O recurso "Desenho de trajeto" permite que você rastreie sua rota planejada e visualize as mudanças de elevação, ajudando a estimar a dificuldade do seu percurso. Nele você planeja uma rota com cenário perfeito, certificando-se de que o seu navegador o leve por seus locais favoritos. 


         Para um sistema GPS funcionar perfeitamente (sem interrupção) é preciso que o equipamento esteja em um local aberto, ao ar livre. Só assim os satélites podem enviar e receber o sinal dos receptores para determinar as posições e auxiliar o programa do navegador a traçar a rota.

          A regulamentação para a utilização de GPS em motos é a mesma para carros, para manuseá-lo você deve estar com a moto parada. Se você gosta de conversar com a moça do GPS, lembre-se que é proibido a utilização de fones de ouvido, utilize o bluetooth do capacete.

          Para sua segurança, quando parar para abastecer ou então fazer uma parada para almoço ou lanche, procure tirar o GPS e guardá-lo em seu bolso até que volte a utilizá-lo.

Alguns modelos de GPS


Garmin Zumo 390 LM









Orange 360 M












TomTom









Multilaser








Duas Rodas












Powerpack

Nenhum comentário:

Postar um comentário