domingo, 14 de abril de 2024

Viajar sozinho - Dicas e considerações

    Conversando com amigos esses dias veio a pergunta: é melhor viajar sozinho ou em grupo? 

    Já experimentei as duas opções e digo, as duas tem seus bons e maus momentos.

    Viajar de moto sozinho é uma experiência fantástica, mas ao mesmo tempo tenebrosa caso você não tenha se preparado psicologicamente, é preciso estar muito focado no objetivo. A aventura acaba se tornando um grande aprendizado.

    Para você que está pensando em seguir sozinho, vou passar algumas dicas e com elas irei conciliando minha experiência pessoal.

    Viajar sozinho é uma oportunidade de estar em sua própria companhia, uma longa reflexão sobre você mesmo. É uma chance rara de estar em sintonia com seus pensamentos e emoções. Digamos que em momentos de solidão você consiga chegar perto de seu subconsciente. Algumas pessoas dizem que nestas horas "conversam com Deus". 

    Sozinho nas estradas, você pode liberar sua mente de preocupações e focar apenas no que esta a sua volta, a estrada, as paisagens, analisar os costumes, conhecer as culturas. Essa sensação de paz interior te faz aproximar-se de um estado de nirvana, extinção definitiva do sofrimento humano alcançada por meio da supressão do desejo e da consciência individual, algo que muitos monges buscam em suas meditações profundas.

    O planejamento é a coisa mais importante para uma viagem, porém, estando sozinho, você estará livre para decidir mudanças em seu projeto e isso é bom demais.

    Em grupo dificilmente você conseguirá sentir-se parte da natureza, pois estará sempre preocupado com a forma que seu colega vai pilotar a frente, como ele vai fazer a curva. Isso faz com que, mesmo olhando as paisagens, você não conseguirá senti-la de uma forma mais profunda, pois estará sempre preocupado com o grupo. Sozinho você sente o clima, os cheiros e a umidade. É como se você fizesse parte da própria paisagem. Você tem a percepção do ambiente, uma imersão profunda.

    Outra vantagem é o fato de poder parar e admirar uma paisagem interessante ou simplesmente continuar pilotando. Sozinho, você só precisa agradar a si mesmo e tem total liberdade para fazer o que quiser e quando quiser.

    Aproveite a liberdade para experimentar comidas diferentes, bebidas locais e explorar lugares inesperados.

    Pare em pequenas cidades, converse com os locais e descubra como a cultura e o ambiente moldam as pessoas, busque este conhecimento. Essas diferenças são essenciais para nossa sobrevivência em um mundo diversificado. 

    Descubra que você pode resolver problemas sozinho: Quando as coisas apertarem, você encontrará soluções. Viajar sozinho ensina a confiar em sua capacidade de resolver desafios.

    Mantenha-se seguro, mas permita-se sair da zona de conforto. A dica de segurança no caso, é não expor muito o seu roteiro, principalmente em postos de gasolina e restaurantes, viajando sozinho é preciso ter cautela.

    Viaje com pouca bagagem na moto, você perceberá que pode viver com muito menos. Bagagem demais acaba atrapalhando, pense no que você irá usar e não no que poderá usar.

    Uma das dicas mais importantes é: SEJA EXTREMAMENTE EDUCADO, cortes e gentil. Mesmo em momentos de conflitos, procure manter a serenidade e a educação, isso desmonta qualquer ser. Agindo assim você será bem recebido em todos os lugares. Fazer uma viagem como esta não te faz melhor do que ninguém. Algumas pessoas inflam seus egos nas estradas e se acham, já vi muito disso. Com ou sem dinheiro, na estrada você é apenas mais um e se quebrar, vai precisar da ajuda de alguém. 

   



Como você estará sozinho, é extremamente importante pensar em segurança.

* Use equipamentos adequados
* Revise sua moto antes de ir para estrada.
* Planeje muito bem sua rota, fazendo pesquisa de hotéis, postos e talvez restaurantes.
* Leve material de uso mecânico. Compressor, kit macarrão de pneu, cabo para transmissão de energia, mas atenção, nãao exagere nas ferramentas.
* Leve cartela de remédios para dores de cabeça, estomago, mas não exagere, afinal, farmácias existem em todos os cantos.

Certa vez fiz uma viagem de 7.500 km, eu não estava preparado para viajar sozinho. No inicio do projeto erámos três amigos, os dois desistiram muito próximo da data de saída. Como estava tudo planejado, decidi viajar sozinho, mas eu não havia me preparado psicologicamente para isso.

Em alguns momentos da viagem eu surtei, principalmente no deserto, ali eu surtei, gritava comigo mesmo dentro do capacete, falava alto com pessoas que nem estavam ali, chorava, enfim, o que diminuiu um pouco esta sensação de solidão foi o fato de conversar com amigos através de redes sociais. Para uma viagem como esta, é preciso estar focado e ter pleno conhecimento que serão apenas alguns dias.

A você que pretende se aventurar, te desejo uma grande aventura!

Você que ja passou por isso, nos diga nos comentários como foi.




Nenhum comentário:

Postar um comentário