terça-feira, 2 de abril de 2024

Planejamento de viagem

     Planejar uma viagem de moto é uma aventura emocionante, a este momento damos o nome de "viagem na viagem", momento em que surgem as expectativas. Mesmo com um bom planejamento, nem sempre a realidade corresponde as expectivas. Perrengues é algo quase inevitável, por isso a necessidade de se preparar para a viagem. O planejamento requer um pouco de organização para garantir que tudo corra bem. Aqui estão algumas dicas essenciais para planejar sua viagem de moto:

a) Defina um orçamento: Comece definindo quanto você pode gastar na viagem. Com base nisso, escolha os destinos, a duração da viagem e o tipo de acomodação. Isso evitará surpresas desagradáveis durante a viagem.

b) Escolha as datas: Determine quantos dias você ficará fora e defina as datas de saída e chegada em cada cidade. Isso facilitará a reserva de hotéis e o cálculo das distâncias diárias.

c) Pesquise o destino: Pesquise o destino e as cidades próximas que você pretende visitar. Verifique as atrações locais, condições das estradas e clima. Os "folders turísticos" disponibilizados em internet são boas fontes de pesquisa. Essa fase é de extrema importância, principalmente se você está viajando para um lugar muito distante. 

Ex.: Uma viagem a Salta (ARG): Dois ou três dias seriam suficientes para conhecer as principais atrações da cidade, porém, num raio de 100 km você encontra inúmeras aventuras. Por conta disso, seria interessante aumentar os dias de permanência na cidade.

d) Reserve os hotéis: Com as datas e o destino definidos, procure e reserve hotéis. Anote o nome e o endereço de alguns hotéis mesmo se você não tiver certeza de onde ficará. Isso facilitará a chegada à cidade e a busca pela acomodação. Uma boa opção de viagens para quem vai permanecer alguns dias em determinada cidade, é a locação de apartamento via Airbnb.

e) Pesquise as atrações: Descubra as atrações do local, os custos, os horários de funcionamento e o tempo necessário para visitá-las. Algumas atrações devem ser agendadas via internet, além do preenchimento de um pré-cadastro.



f) Explore a gastronomia local: Essa é uma das melhores partes da viagem. Pesquise as comidas típicas do lugar e restaurantes recomendados. Se você é exigente, poderá consultar as avaliações no Google, TripAdvisor e blogs de viagem. Se é um aventureiro raiz, poderá testar a resistência de seu estomago experimentando as diversas comidas típicas vendidas em bancas e mercados municipais.



g) Verifique se haverá alguma festa típica ou evento especial durante a sua estadia. 


Agora é preparar as malas e acondiciona-las nos baús. Em breve falaremos sobre a preparação da bagagem, preparação da motocicleta, execução da viagem....

Gostou? Comente! Compartilhe com um amigo!!

2 comentários: