sexta-feira, 16 de abril de 2021

* História de viagem


     Bom, já que estamos impedidos que realizar nossas Expedições Latinas, nossas fronteiras estão praticamente todas fechadas devido à COVID, vamos relembrar histórias de nosso #diáriodeviagens .  

...........La Rioja - 2016


   Hoje pela manhã tive que ir atrás de manutenção da moto, um pequeno furo no radiador, não consegui encontrar alguém que se atrevesse a mexer no Trovão Azul, com a ajuda de um senhor, encontrei uma loja onde adquiri um produto para vedar o furo e ali na rua mesmo eu apliquei sobre o radiador. 

   Moto consertada, saímos de Mendoza por volta das 11 horas da manhã, naquele dia percorremos 598 km até chegar a cidade de La Rioja por volta das 19 horas. 

   Passamos por uma região muito pobre e deserta, no Brasil temos a pobreza mas temos uma terra fértil, aqui na Argentina não, é pura areia - em alguns pontos encontramos crianças vendendo pão na beira da estrada. 

   Em alguns instantes ficamos com medo, o combustível estava indo embora e não havia nenhum sinal que encontraríamos algum posto de gasolina. Em muitos trechos andamos em estradas de areia e não havia sequer agua pelo caminho, apenas areia e sal.

   Chegamos numa cidade ou região que leva o nome de Defunta Correa, a principio estranhamos aquele grande movimento naquela pequena comuna, mas depois percebemos que se tratava de um centro turístico direcionado à fé em uma mulher que ficou conhecida como Defunta Correa, por isso o nome do povoado.

   Haviam  ali haviam muitos devotos, lojas vendendo souvenires  e todos os restaurantes abarrotados de pessoas. Paramos para comer um pollo na grelha, da varanda do restaurante observamos um grupo de motociclistas, eles se aproximaram da gente e então se apresentaram, me lembro apenas do nome de um deles, o Carlos,  entreguei um adesivo a ele e de imediato colocou em seu capacete da Harley, sem frescuras, me senti lisonjeado. Eles eram de um grupo de Harleiros que costumavam sair de Mendoza-ARG . e fazer o conhecido bate e volta até a comuna Defunta Correa.

   Depois do almoço seguimos para La Rioja mais tranquilos, Carlos nos informou que a estrada era tranquila dali para frente e realmente era, pegamos uma grande reta onde foi possível fazer uma viagem a 120km/h

   A Defunta Correa é uma figura religiosa argentina que atrai centenas de milhares de devotos, pela sua história trágica e alegados milagres. O seu culto não está sancionado pela Igreja Católica, como tal não é considerada como santa, nem a sua existência real está devidamente documentada, o que, no entanto, não impediu a propagação da lenda nem a construção de um santuário oficial em Vallecito. 

   Segundo a lenda, María Antonia Deolinda Correa era uma jovem mulher na década de 1840, que decidiu seguir o seu marido quando este foi recrutado para combater na guerra civil. Levando um bebé recém-nascido nos braços, Deolinda Correa seguiu o progresso do exército argentino durante algum tempo.

   Quando atravessou a zona desértica em torno da província de San Juan, os mantimentos e água que levava acabaram e acabou por morrer de sede e exaustão. Algum tempo depois o seu corpo foi encontrado e, para espanto dos viajantes, o bebé estava ainda vivo, supostamente graças ao leite que o corpo da sua mãe continuou a produzir, mesmo depois da morte. O evento foi considerado como milagre divino e o local foi assinalado com um pequeno altar. 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário