terça-feira, 8 de dezembro de 2020

* O SEGUNDO TUNEL MAIS ALTO DO MUNDO

 O SEGUNDO TUNEL MAIS ALTO DO MUNDO


O Tunel Punta Olímpica é uma alta montanha trans-andina de cruzamento de veículos que liga sub-regiões de Callejón de Huaylas e a área de Los Conchucos . Está localizada a 4.736 metros acima do nível do mar, cruzando o pico Punta Olímpica do maciço Ulta , no setor montanhoso da Cordilheira Branca , entre as províncias de Assunção e Carhuaz, na região peruana de Ancash . Está localizado dentro do Parque Nacional Huascarán , uma das 76 áreas naturais protegidas do Peru.

A perfuração teve início em 15 de maio de 2012 e término em 24 de fevereiro de 2013, sendo inaugurada em agosto do mesmo ano próximo ao asfalto da Rodovia Departamental AN-107 , uma das estradas transversais da região de Ancash que liga o capitais provinciais de Carhuaz , Chacas e San Luis em um percurso de 100 km.

Com 1.384 metros de comprimento, é o túnel veicular escavado na rocha mais longo do Peru . Da mesma forma, por estar localizado a 4.736 metros acima do nível do mar, é o segundo túnel mais alto do mundo, superado apenas pelo túnel do Monte Mila a 4.750 metros acima do nível do mar no Tibete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário