quarta-feira, 23 de junho de 2021

* Frei - Rogério - SC (Ponte sobre o Rio Correntes)

          A cidade de Frei Rogério esta localizada numa região de suaves colinas com terras ocupadas pelo plantio de alho, feijão e pêra, possui uma população de aproximadamente 3 mil habitantes e abriga a mais autêntica colônia japonesa no Sul do país. 

          Além de sua população cabocla, a cidade r
ecebeu imigrantes japoneses, italianos, poloneses e alemães que chegaram após a Segunda Guerra Mundial. As famílias vindas do Japão se concentraram na comunidade de Celso Ramos, onde o clima é impregnado da tranquilidade dos asiáticos. 

          O nome da cidade reverencia um religioso que apaziguou conflitos durante a Guerra do Contestado. Frei Rogério Nenhaus (1863-1934) era um Padre Alemão e veio para atender o povo da região por volta de 1904, e pertencia a ordem dos padres franciscanos. Ficou conhecido no estado e em todo país como Apóstolo de Curitibanos, porque tinha muita caridade e dedicação com o povo, e condoía-se com o frio que a pobreza no inverno passava. Este padre serviu de intermediários entre o governo, suas forças, suas autoridades e os fanáticos da guerra do Contestado.

         A cidade esta localizada no Vale do Contestado, o qual leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

          Certo, certo, mas o que Expedições Latinas Viagens de Motocicleta foi fazer em Frei Rogério?
          Fomos conhecer a tão falada Ponte sobre o Rio Correntes e também a Salto Rio Correntes.

         A bela paisagem é um convite a viver em harmonia com a natureza, em uma ambiente de paz e tranqüilidade. A cachoeira possui mais de 70 (setenta) metros de extensão e quedas que impressionam e  fazem um forte atrativo turístico. 

          As águas do rio Correntes são responsáveis pelo espetáculo que é a cachoeira. Apreciadores das belezas naturais não podem perder a oportunidade de conhecer essa maravilha que a mãe natureza criou. Suas quedas chegam a 10 metros de altura. 

          Na parte superior da cachoeira forma-se um despraiado onde é possivel a realizaçao de lazer aqüático e pesca. O acesso é um convite à aventura por caminhos sinuosos em uma trilha ecológica repleta de surpresas.

          Mas é só a cachoeira?

          O Salto Rio Correntes também conhecido como “Salto Correntes”, possui uma ponte de madeira, a qual foi construida em 1960, ela divide as cidades de Curitibanos e Frei Rogério. A ponte possui 128 metros em curva e vai seguindo ao lado de uma pequena queda d'agua de uma barragem. 

          E como chegar até a ponte?

          O acesso pela SC-451 até a ponte o acesso é por estrada de chão com cerca de 5km.

          E como chegar em Frei Rogério?

          Acesso pela rodovia SC-451 saindo de Curitibanos. Para quem vem da região norte pela SC-120, existe uma estrada de chão antes de chegar em Curitibanos.  

          O que fazer em Frei Rogério?
  • Parque Sino Da Paz.
  • Museu Casa da Cultura Lydia Frey. 
  • Cachoeira Salto Correntes
  • Ponte sobre o Rio Correntes

          Hospedagem

          Optamos em acampar e então ficamos no Acampamento Tio Vito, fica bem próximo à cachoeria e nosso amigo..... ainda acabou nos levando para um passeio de canoa até a cachoeira. O valor pago foi de R$ 20,00, o local não possui wi-fi e o sinal de celular é fraco. Internet pra que num lugar como esse???

Acampamento Tio Vito - (49) 98860-3032 - Barra do Correntes - Frei Rogério - SC










Nenhum comentário:

Postar um comentário