Expedições Latinas

Um blog destinado a trocar ideias sobre viagens, roteiros e eventos.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

* Rodas raiada ou de liga leve?


          Diferentemente de um automóvel, dificilmente você irá substituir o modelo de roda que vem de fábrica no conjunto da moto, afinal os engenheiros passam longos períodos analisando qual sera o tipo ideal para aquele modelo de motocicleta, uma roda destinada a uma motocicleta pequena, leve e pouco potente não será submetida a grandes esforços, pensando nisso a indústria procura não exagerar, equilibrando de maneira ideal a resistência ao menor peso possível. As rodas pesadas influenciam no aumento do consumo e na dirigibilidade da moto. Quanto maior e mais veloz for a motocicleta, mas importante será equacionar de maneira ideal a resistência e o peso.



          As rodas de liga leve são indicadas para um asfalto de boa qualidade, elas dão mais segurança ao conjunto. A grande vantagem no quesito segurança esta no risco do pneu furar em alta velocidade, no caso das ligas leves o pneu irá demorar um pouco mais para esvaziar caso o furo seja com um prego, neste caso o próprio prego servirá de "rolha" fazendo com que o ar demore um pouco mais para sair. O conserto é mais simples, em caso de furo com um prego não é necessário desmontar toda a roda, pode ser consertado com o conhecido "macarrãozinho". No entanto, essas rodas exigem um contato perfeito do talão do pneu com a face interna do aro. Se o aro estiver amassado, a perda de ar ocorrerá.


          O pneu sem câmara é mais seguro, porque sua construção é totalmente hermética, diferentemente do pneu que tem a necessidade de usar câmara. O pneu sem câmara conta com uma camada interna chamada de liner (lê- se láiner). É uma fina camada de borracha que serve como impermeabilizante e reveste todo o interior do pneu, impedindo que o ar escape pelas camadas de lonas. O liner torna a câmara desnecessária e elimina a possibilidade de estouro súbito. 

 
        Já as rodas raiadas são mais resistentes em estradas acidentadas, elas aguentam mais o tranco e são indicadas para estradas mais acidentadas, seja de saibro, pedras, rípio ou até mesmo as ruas em muitos bairros de Curitiba, onde a prefeitura insiste em tapar toda semana os buracos com o tal de anti-pó, virando um buraco inverso. No caso das rodas raiadas se o pneu furar em alta velocidade fica mais difícil segurar e as chances de um tombo são grandes, o ar se esvazia de imediato fazendo você perder o controle da moto.




          O que difere as rodas raiadas que equipam as motos utilitárias mais simples das mais sofisticadas off-road? O material utilizado especialmente no aro. Sai o aço, barato, e entra a cara liga de alumínio. Em um hipotético choque com um obstáculo, buraco, pedra ou desnível, uma roda raiada terá naturalmente uma maior capacidade de absorção de impacto.Os raios “trabalham”, oferecendo a flexão que atenua e redistribui a intensidade do impacto.




          O mesmo acontece com o aro: se for de liga leve, a capacidade de flexão maior que a do aço o faz ter mais resistência a amassados ou ruptura.

          Nas rodas monobloco de liga leve, a capacidade de absorção de choques é naturalmente menor, pois aro, raios e cubo são peça única realizada de um mesmo material, e desta maneira não há elementos de diferentes níveis de flexibilidade.

          Qual das duas é a melhor então? Raiada ou de Liga Leve? R: Vai depender do terreno em que você irá andar, cada uma tem suas funções específicas.


    Fonte: Quatro Rodas


Postado por Expedições Latinas Turismo às 06:30
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

4 comentários:

  1. Unknownquinta-feira, 18 agosto, 2016

    Boa matéria. Porém tenho opinião própria formada na estrada onde já rodei mais de 250mil kms. Ando de Gs, hoje com uma Adventure que oferece rodas raiadas, mas já tive outras com rodas de liga. Qual é a melhor roda?? As raias realmente são mais fortes mas também amassam. Em uma viagem para Alta Floresta MT, tive uma roda de liga amassada ao ponto de perder o ar do pneu. Consegui chegar em um posto e improvisando um maçarico, utilizando o botijão de gás emprestado por amigo caminhoneiro, e uma marreta consegui desamassar a roda e voltar para estrada. Se fosse de alumínio, material utilizado nas raiadas, eu não conseguiria. Aliás existem poucos profissionais no mercado que conseguem e sabem desamassar uma roda de alumínio, e uma nova custa hoje 12 mil Reais. Assim, de fato cada uma tem sua vantagem. Eu prefiro as de liga leve. Abraços

    Luciano Nucci Passoni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Expedições Latinas Turismoquinta-feira, 18 agosto, 2016

      Valeu Luciano, obrigado pelo seu comentário. Também ja tive problemas de amassado em minha Vstrom DL 1000, por sorte achei um profissional que realizou bem o reparo.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  2. Unknownquinta-feira, 18 agosto, 2016

    pois é, gostei da observação de nossas "ruas" brasileiras. Vc anda nessas vias urbanas e enfrenta o mesmo tipo de obstáculo, buracos, desníveis etc. etc. que enfrenta em vias de terra. Por isso, quanto mais robusto o veículo mais sobrevida e segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Expedições Latinas Turismoquinta-feira, 18 agosto, 2016

      Pois é Rafael, lamentavelmente nossos administradores estão preferindo uma solução mais barata para manutenção das vias públicas, só não sei se é eficaz, uma fez que a cada chuva o serviço deve ser refeito.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Nosso canal do Youtube

  • EXPEDIÇÕES LATINAS - VIAGENS DE MOTOCICLETA

Adquira meu livro - O que vem depois da curva?

Adquira meu livro - O que vem depois da curva?

PARCEIROS

PARCEIROS
PARCEIROS

Busca no blog

Dicas de Pilotagem

Dicas de Pilotagem

Planejamento de Viagens - DICAS

  • Autorização para tráfego de veículos fora do Brasil
  • Bolivia - Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículo de Uso Privado para Turismo - BOLIVIA
  • Carta Verde (Mercosul)
  • Chile - SOAPEX
  • Consulados do Brasil na América do Sul
  • Dicas para gastar menos em viagens
  • Dinheiro vivo em viagem
  • Enfrentando o frio nas viagens
  • Hostels - Uma opção mais barata
  • Peru - Regulamento para entrada de veículos
  • Providências p/ viajar na América Latina
  • Quais os erros mais comuns em viagens de moto
  • Seguro Saúde para Viagem
  • Soat - Peru
  • Viajar sozinho

Postagens populares

  • * Passeio de moto pode causar multa???
              Esse é o entendimento da Polícia Rodoviária Federal do Ceará, conforme matéria que foi ao ar em 14.01.2017 na edição regional d...
  • * As 10 gangues de motociclistas mais violentas nas Américas
              Quando se fala em Moto Clubes para um "cidadão comum" é inevitável para ele não deixar de pensar na figura de um grupo...
  • * Contran quer proibir bauletos
              Seria o fim de viagens com motocicletas? No dia 27 de abril, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou a portaria 60/201...
  • * Bonde x multa - Esclarecimentos
    Ultrapassando um caminhão e retornando para a pista da direita - procedimento correto. Foto: Rogério Boschini           Após a divu...
  • * Convocação - Pedágio free para os motociclistas paranaenses
    Esq.p/dir. - Dep. Marcio Pauliki (PDT), Rogério Boschini e Marco Orasmo (Moto Grupo Viragopr) e Dep. Luis Claudio Romanelli (PSB).   ...
  • * Andar muito de moto ocasiona câncer de próstata?
              O câncer de próstata é um assunto que traz um desconforto entre muitos homens, ainda existe o preconceito machista e por conta di...
  • Agenda de Encontros Motociclisticos
              Reservamos este espaço para divulgação de encontros motociclísticos, a intenção é que nossos leitores possam estar por dentro de...
  • * Pedágio Free para motos no Paraná
              Um dia histórico para o motociclismo paranaense, vinte e um Moto Clubes e Moto Grupos fizeram presença no plenário da Assembléia ...
  • * Nova CNH - Gastos para nós motociclistas
              No país da arrecação, nós motociclistas não poderiamos ficar de fora, vem aí a nova CNH com divisão de CC. A Comissão de Viação e...

Dicas importantes no motociclismo

  • A importância das LUVAS
  • Bondes (Andando em grupos)
  • Calçados para motociclismo
  • Capacetes - Modelos, regras e normas
  • Como diminuir o consumo da moto
  • Curvas - o medo de muitos
  • Dicas de Pilotagem
  • Dicas viagens distantes
  • Freios - dicas importantes
  • Pilotagem defensiva
  • Viajando com filho menor de idade

Paraná - Brasil

  • Cliqiue aqui e conheça algumas cidades e rotas paranaenses
  • ANTONINA - PARANÁ
  • Apucarana - Paraná - minha cidade natal
  • Carlópolis - Rota das águas - Pr
  • Campo do Tenente - Paraná
  • Carambeí - Pr.
  • Castro - Pr
  • Estrada da Graciosa - Rota Original - Quatro Barras - PR
  • Estrada da Limeira - Morretes - Pr
  • Estrada do Cerne - Ponta Grossa - Paraná
  • Guaraqueçaba - Paraná
  • Ilha do Mel - Paranaguá - PR
  • Balsa Nova - Pr.
  • Feirinha da Ordem - Curitiba - Pr
  • Foz do Iguaçu - Paraná
  • Lapa - Paraná
  • → Londrina - Paraná
  • Morretes - Paraná
  • Palmeira - Colônia Witmarsun - Paraná
  • Parque Barigui - Curitiba
  • Parque Estadual de Campinhos
  • Ponta Grossa - Pr - Buraco do Padre
  • → Ponta Grossa - Pr - Vila Velha / Furnas / Lagoa Dourada
  • Praça do Japão - Curitiba - Pr.
  • Prudentópolis - Paraná
  • Tibagi - Pr - Canion Guartelá
  • Tijucas do Sul - Pr
  • Rio Negro

Rio Grande do Sul - Brasil

  • Clique aqui e conheça cidades e rotas gaúchas

Santa Catarina - Brasil

  • Clique aqui e conheça algumas cidades e rotas catarinenses
  • Caminho dos Princípes - Santa Catarina
  • Parque da Malwee - Jaraguá do Sul - SC
  • São Francisco do Sul - SC
  • Urubici - Serras Catarinenses
  • Serra do Rio do Rastro - Santa Catarina
  • Campo Alegre - Serra da Dona Francisca - Santa Catarina

São Paulo - Brasil

  • Aparecida - São Paulo
  • Apiaí - Rastro da Serpente - São Paulo
  • Cananéia - Litoral Paulista
  • Caverna do Diabo - Eldorado - SP

Páginas

  • AGENDA - Encontros motociclísticos
  • História das Motocicletas
  • Rota das Missões - Rio Grande do Sul
  • Rotas para Macchu Pichu - Peru
  • Video Expedição Cinco Fronteiras
  • Expedição Cinco Fronteiras - Outubro 2014
  • Fotos Argentina / Chile
  • Viagem Argentina / Chile
  • VIDEOS DIVERSOS
  • Expedição Atacandes 2016 - Ijui - RS
  • Expedição Atacandes 2016 - Federal - ARG
  • Parque Barigui - Curitiba
  • Feirinha da Ordem - Curitiba - Pr
  • Praça do Japão - Curitiba - Pr.
  • Centro Histórico de Curitiba - uma viagem ao passa...

Argentina

  • → Corrientes - Argentina
  • Expedição Atacandes 2016 - Federal - ARG
  • La Aripuca - Puerto Iguazu - Argentina
  • La Rioja - Argentina
  • Mendoza - Argentina
  • Paso Jama - Argentina - Chile
  • Posadas - Missiones - Argentina
  • Purmamarca - Argentina
  • Quebradas de Humahuaca - Argentina
  • Salta - Argentina
  • Salta - Argentina - Fotos
  • Susques - Argentina

Bolivia

  • Lago Titicaca - Bolivia / Peru
  • Salar de Uyuni - Uyuni - Bolivia
  • La Paz - Bolívia
  • Estrada La Paz - Coroico - Bolivia

Chile

  • Antofagasta - Chile
  • Estação Baquedano - Sierra Gorda
  • Geiseres del Tatio - San Pedro de Atacama
  • La Portada - Antofagasta
  • Ollague - Chile
  • Paso Los Libertadores - Argentina / Chile
  • San Pedro de Atacama e suas possibilidades
  • Santiago - Chile
  • Valle de la Luna - Chile

Peru

  • Aguas Calientes: Machu Picchu Pueblo
  • Cusco (Cuzco em Quechua e espanhol)
  • Rotas para Macchu Pichu - Peru
  • Machu Picchu - Peru
  • Interoceânica Sur - Peru

Uruguai

  • Página inicial
  • Colônia del Sacramento - Uruguai
  • Montevideu - Uruguai
  • Punta del Este - Uruguai

Arquivo do blog

  • ►  2024 (7)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (5)
  • ►  2021 (3)
    • ►  novembro (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  2020 (8)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (1)
  • ►  2019 (6)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2018 (14)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (3)
    • ►  março (2)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2017 (80)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (5)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (9)
    • ►  julho (4)
    • ►  junho (5)
    • ►  maio (12)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (11)
    • ►  janeiro (14)
  • ▼  2016 (88)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (11)
    • ►  outubro (8)
    • ►  setembro (6)
    • ▼  agosto (13)
      • * Fadiga do motociclista
      • * Dois caminhos, um destino - Dois estilos, uma pa...
      • * Recall - A importância de realizá-lo
      • * Pneus novos - cuidado com a "cera"
      • * 5 minutos, esse tempo pode salvar sua vida.
      • * Rodas raiada ou de liga leve?
      • * Autódromo Internacional de Curitiba
      • * Viajar de moto sozinho para fora do Brasil
      • " A Maldição de Tilcara"
      • * 17º Encontro de Paranaguá - foi assim......
      • * Fotos da região de Humahuaca, Tilcara e Purmamar...
      • * 17º Paranaguá Motos
      • * Viajante solitário
    • ►  julho (14)
    • ►  junho (8)
    • ►  maio (13)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2015 (79)
    • ►  novembro (5)
    • ►  outubro (11)
    • ►  setembro (3)
    • ►  agosto (20)
    • ►  julho (17)
    • ►  junho (19)
    • ►  maio (4)
  • ►  2013 (3)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  maio (1)

Página do Youtube

  • Rogerio Boschini Rotas

Hostels na América Latina

  • Página inicial
  • Argentina - Hostels

Fotos de viagens

  • Altiplanos Bolivianos
  • Estrada La Paz - Coroico - BOL
  • Lago Titicaca - Bolivia e Peru
  • Ruta 7 Argentina
  • Salar de Uyuni - Bolivia
  • Salta - Argentina

Visualizações

Tema Janela de imagem. Imagens de tema por zbindere. Tecnologia do Blogger.