Nessas estradas também é comum encontrar bancos de areia, que podem te levar ao chão dependendo a forma como você entrar na mesma, evite frear com a dianteira, você poderá travar sua roda na areia e isso te levará ao chão.
Geralmente essas estradas são muito largas, o motivo é para que carros não espirrem pedras em outros carros, a dica aqui para os motociclistas é procurar evitar andar ao centro dessas estradas, diminua também a sua velocidade, justamente por esse motivo citado.
De acordo com Renato Lopes, motociclistas experiente, na pilotagem de uma moto estilo big trail para não correr o risco de perder o controle e/ou enterrar a roda dianteira no rípio, o piloto deve ficar em pé na moto, com o corpo levemente inclinado para trás para aliviando o peso na roda dianteira e aumentando na traseira, o que dará mais tração. Use uma marcha mais reduzida e acelere mantendo uma velocidade constante, com o motor sempre em alta rotação para poder conseguir obter uma resposta rápida da moto, caso precise retomar o controle da trajetória com uma aceleração mais forte.
Na Argentina temos a Ruta 40, para viajantes mundo afora, esta lendária estrada está para a Argentina assim como a Route 66 está para os EUA. A Ruta atravessa a Argentina de norte a sul, possui 5.140 km e esta quase toda asfaltada, porém ainda existem muitos quilômetros no cascalho nos campos desertos da Patagônia. Ela foi criada por volta de 1932 e era utilizada por povos pré-colombianos e pré-incaicos, nos seus deslocamentos e desenvolvimentos locais, sendo assim, a Ruta 40, faz parte da própria evolução e desenvolvimento da Argentina.
Muito interessante as observaçoes aqui vertidas sobre o que e rodar numa estrada de ripio..
ResponderExcluirValeu Antonio Braga - é um blog amador, contando um pouco das viagens e agregando um pouco de informações que vou ouvindo daqui e dali, é lógico que muitas das informações já estão saturadas por motociclistas com mais experiência, eu ainda tô gatinhando nesse mundo fascinante que é o motociclismo.
ResponderExcluirTemos também a Carretera Austral, Rota menos explorada, porém de rara beleza , mais estreita e sinuosa que a 40 e também em processo de pavimentação.
ResponderExcluirQuem quiser rípio corra !!!!
Temos também a Carretera Austral, Rota menos explorada, porém de rara beleza , mais estreita e sinuosa que a 40 e também em processo de pavimentação.
ResponderExcluirQuem quiser rípio corra !!!!
Bem lembrado - eu me minha turma pretendemos passar por lá em out/2017.
ExcluirBoa tarde Rogerio!
ResponderExcluirParabéns pelo Blog, e especialmente pelos relatos, dicas e fotos. Meu caro para quem gosta de viagens sobre duas rodas toda boa informação será sempre bem vindas. Estamos sempre aprendendo com nossas experiências e com de outras pessoas, assim vamos crescendo ...
Obrigado pela referência, como vc, apenas estamos compartilhando para outras pessoas sejam instigadas a acordar, levantar e partir para concretizar alguns sonhos.
Em Santa Maria, RS, sempre a disposição.
Fraterno motoabraço.
Valeu Renato - obrigado pelo apoio moral, vivi muito do que esta aí no blog, e lógico, antes de ir para as estradas eu procuro ler um pouco daqui e dali. As orientações passadas em sua página são de extrema importância, repassei sua orientação sem omitir a fonte, e como você disse, estamos sempre aprendendo.
ResponderExcluirPassando por Curitiba estaremos a disposição.
Abraço