sábado, 7 de janeiro de 2017

* La Portada - Antofagasta - Chile


          A cidade de Antofagasta é conhecida no meio motociclístico por ser a região onde esta a escultura "La Mano", do artista chileno Mario Irarrázabal, localizada na Ruta 5 CH. No entanto, existe um outro monumento magnífico criado pela ação da natureza conhecida como "La Portada", este monumento tem uma área de 31,27 hectares onde se destaca um acidente marítimo fóssil em forma de arco com rochas sedimentares.


          O arco de La Portada tem 43m de altura, 23 m de largura e 70 m de comprimento. Ele tem uma base de rocha vulcânica andesita preta, no qual foram colocados rochas sedimentares estratos de arenitos amarelados e camadas de fósseis de conchas (35 a 2000 mil anos A.C.). Tudo isto foi moldado durante um longo processo de erosão marinha.

          O arco é cercada por falésias costeiras, com uma altura máxima de 52 m, que também foram moldados por erosão marina.

          Em 5 de outubro de 1990 foi declarada um monumento natural de acordo com o Decreto Supremo No. 51 do Ministério da Agricultura da Argentina.

          Desde março de 2003, este monumento natural permaneceu fechado devido a um deslizamento de terra de uma parte importante de suas falésias que bloqueavam o acesso à praia, mas teve a sua reabertura em 2008, liderado pelo presidente Michelle Bachelet. Em agosto de 2013, ele foi novamente fechado, dado o risco de deslizamento de terra.


Fauna

          O monumento natural constitui um local de observação de aves guano, como atobás (Sula variegata) e andorinhas freira (Inca Larosterna), além da presença de patos Guanay (Phalacrocorax bougainvillii), gaivotas dominicanas (Larus dominicanus), gaivotas garuma (Larus modestus) , gaivotas peruanos (Larus belcheri) e pelicanos (Pelecanus).

          Ocasionalmente pode-se também observar mamíferos como a raposa vermelha, vermelha ou guará (culpeo, anteriormente chamada Pseudalopex culpaeus), o Leão Marinho (Arctocephalus australis), golfinho comum (Delphinus delphis).

          Às margens podem ser observado constantemente o tubarão Toyo (tubarão de tamanho médio conhecido em algumas tabelas como albacorilla), encontra-se também camarão, polvo e quando a temperatura da aguá aumenta, aparecem muits águas-vivas coloridas e até mesmo tartarugas marinhas.

Acesso

          La Portada está localizada 18 km ao norte da cidade de Antofagasta, que é acessível pela estrada B-446 , existe um contorno no quilometro 15 da estrada Route 1 (atualmente Autopistas de Antofagasta ). Entrando nesse acesso andasse mais 2 km até chegar ao mirante superior existente na unidade, ali tem estacionamento, quiosques, restaurantes e exposições de arte.

          Dentro da unidade, o setor tem duas trilhas para caminhadas, um caminho mais elevado de 70 m, localizado a 50 m acima do nível do mar no terraço superior. Este caminho tem acesso para pessoas com deficiência e dura 10 minutos a pé, ele conecta-se ao Museu Mirador da Biodiversidade.

          Outro caminho com escadas que permite o acesso à praia. Este caminho não tem acesso para pessoas com deficiência e tem a duração de 40 min, porém, desde agosto de 2013, está fechado, dado o risco de deslizamento de terra.

          Além de apreciar o monumento, o turista também pode aproveitar um pouco das praias do Pacífico que ficam um pouco mais de 3 km rumo ao norte.

          O acesso ao o monumento é de aproximadamente 6 km do Aeroporto Internacional Cerro Moreno e 5 km da Reserva Nacional de La Chimba .




















Nenhum comentário:

Postar um comentário