sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

* Salinas Grandes - Argentina


          As Grandes Salinas é um grande deserto de sal e esta localizada na Província de Salta no noroeste argentino, parada obrigatória para quem se dirige à Santa Pedro de Atacama - Chile pela RN-52, afinal, a Ruta 52 corta este deserto.

          Grandes Salinas é o maior salar da Argentina, possui uma área de 6.000 km², tamanho razoável se considerarmos os 10.582 km2 do Salar de Uyuni na Bolívia. Por isso possui importância industrial para a extração de minas de sódio, potássio e lítio. A crosta de sal com cerca de meio metro de espessura que forma as Salinas Grandes é o resto de um lago que se secou há milhares de anos.

          A visão da salina causa uma sensação estranha aos viajantes, ao estarem completamente rodeados por sua brancura, acaba-se perdendo um pouco a noção de espaço e direção, isso torna o local um espaço ideal para ensaios fotográficos com brincadeiras com o tema relacionados a anões e gigantes.

          É de grande importância a utilização de óculos escuros durante o passeio, sem eles os olhos lagrimejam muito. Em estações chuvosas acumula-se água em cima da crosta de sal, originando um efeito espelhado espetacular. Apesar de estar no meio do deserto, é comum cair a temperatura, devido ao fato de estar numa região de grande altitude. Em viagem realizada pela região do salar, passamos pelas duas situações, estava relativamente quente e após uma chuva a temperatura caiu consideravelmente.





          Para chegar a esta região isolada deve-se seguir pela RN nº 9 até o cruzamento de Purmamarca, em seguida, acessar a Rodovia Nacional 52 e viajar 126 km rumo ao Deserto do Atacama, que passa por dentro do salar.


Foto: Natália Begattini


          Na região não existem restaurantes, lanchonetes e banheiros, o posto de gasolina mais próximo fica na cidade de Susque. O que você vai encontrar são alguns artesãos vendendo placas cerâmicas com trabalhos de superfície realizadas com sal, muito bonitas e com preço razoável.



  





Dica: Não se esqueça dos óculos de sol, filtro solar e um casaco para se proteger do vento. Beba muita água e, se achar necessário, compre algumas folhas de coca para prevenir o mal de atitude. Salinas Grandes está 4.170 metros acima do nível do mar.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário