sábado, 14 de janeiro de 2017

Estação Baquedano - Serra Gorda - Chile


         Andando pelo norte chileno, muitos viajantes se atentam apenas às placas localizadas próximo dos 72 km entre Antofagasta e Calama, se preocupam apenas em não sair da rota, mal sabem eles que se desviarem apenas um pouquinho encontrarão um museu a céu aberto que conta um pouco da história do sistema ferroviário do Chile, é a antiga Estação de Baquedano, localizada na comuna Serra Gorda, a 72 km a nordeste de Antofagasta, a aldeia de  Baquedano é o ponto de encontro de duas linhas ferroviárias construídas para melhorar as condições de exploração e exportação de nitrato. 



          Paramos ali em nossa última viagem, passamos ali por volta das 13 horas, então paramos para almoçar num restaurante de caminhoneiros e logo depois fomos conhecer o museu. Para quem curte trens e ferrovias o passeio é um prato cheio, são diversas máquinas e vagões estacionados num ambiente que faz lembrar muito os filmes do velho oeste americano.

          Esta estação atendia a linha leste-oeste (Antofagasta e Bolívia) e começou a operar em 1866, depois de  um acordo com o governo boliviano e alguns concessionários privados, que autorizaram a exploração de depósitos de sal, bórax e outras substâncias minerais dentro no território da antiga província de Cobija, na Bolívia.

        Em 1868 surgiu a "Companhia EXPLOTADORA Deserto do Atacama, que foi sucedida em 1869 pela" Melbourne Clark and Co., que transferiu todos os seus direitos em 1872 para uma empresa chilena, a "Companhia de Nitrato e Ferrocarril de Antofagasta. Esta foi autorizada em 1873 a construir uma estrada de ferro de Antofagasta aos escritórios em Salar El Carmen, para o transporte exclusivo de nitrato, substituindo as mulas e bois até então utilizados para essa finalidade.

          A ferrovia chegou a Carmen Alto, em 1877, em Salinas, em 1879, Pampa Central High em 1882 e 1883. Após o fim da Guerra do Pacífico em 1884, o Chile tomou posse desses territórios, e autorizou a extensão da linha com a direção da Bolívia. Em 1885 a "Companhia de nitrato de Antofagasta e a Railroad" assinou um contrato com a Compania Minera Huanchaca da Bolívia, para construir a empresparaa de transporte ferroviário. Eles chegaram até Ollagüe, mas dadas as dificuldades entre eles, o Huanchaca Mining comprou em 1887 a empresa chilena todos os direitos da ferrovia, transferindo no ano seguinte  a empresa britânica "Antofagasta e Bolívia Railway Company.

          A linha chegou a Uyuni em 1889, também construiu o acesso a Pulacayo, o principal objetivo da Huanchaca Company, onde operou o enorme depósito de prata no local.

         Quanto à ferrovia Norte-Sul, popularmente chamado de "Longinus", a sua história remonta a 1889, quando as autoridades decidiram juntar-se com a linha ferroviária do Estado, várias linhas existentes da propriedade privada, a fim de que interliga as cidades de Iquique e Cabildo. Calera-Iquique A seção tornou-se operacional em 1916.

          Em 1910, a estação onde se cruzam o trilho longitudinal do norte e Antofagasta e Bolívia foi nomeado Baquedano. O ponto havia grande movimento de carga e movimento de passageiros por conta da extração do nitrato e as atividades de mineração na região, nas últimas décadas do boom.


O MUSEU

          Fica no antigo edifício da estação, com sala de visita, compra de bilhetes e escritórios das duas empresas ferroviárias. Nos estaleiros muitos carros e equipamentos ferroviários. Oposto é a circular e giratória, construída em 1916 pelo Estado Railway Company, e agora convertido em museu. Esse conjunto constitui um vasto edifício semicircular, a madeira de faia, dividido em compartimentos, garagens, que abrigou as locomotivas, cada uma das quais foi equipado com sino de fumo. O cume do telhado da garagem tem duas pistas, e é atravessada em toda sua extensão por um telhado de ventilação também uma empena. O prato tinha uma capacidade de 16 locomotivas no complexo atualmente seis, que são de vapor e cuja origem é norte-americano e alemã. Este edifício exemplar foi restaurado em 1985/86.















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