quarta-feira, 10 de agosto de 2016

" A Maldição de Tilcara"

          Em nossas andanças vamos ouvindo relatos e histórias por onde passamos, isso faz parte da grande paixão que é viajar em duas rodas, conhecer novas rotas, novas paisagens, novas pessoas, novas culturas, conhecer sabores, lendas e histórias. O que iremos relatar aconteceu na cidade de Tilcara, no noroeste argentino a 206 km da cidade de Salta.

          Trata-se da "Maldição de Tilcara", que para muitos fiéis, seria a responsável pelo jejum de títulos desde 1986, quando levou o bicampeonato mundial. No ano em que levantou a taça pela última vez, a delegação da Argentina teria feito uma promessa que jamais foi cumprida.

          A promessa foi feita durante a preparação para a Copa disputada no México, por iniciativa do técnico Carlos Billardo, que levou os jogadores a uma igreja do vilarejo encravado na Cordilheira dos Andes, onde a seleção treinava. E teria dito que voltaria com a taça para agradecer caso o título fosse conquistado. O que nunca aconteceu.

          Carlos Billardo descobriu que tinha uma Virgem Maria na igreja do vilarejo, que os habitantes diziam que era muito poderosa, e ficou entusiasmado com a ideia de fazer uma espécie de promessa. Levou os jogadores, inclusive Maradona, todo mundo ajoelhado, na frente do altar, prometeram que, se ganhassem a Copa, iam fazer uma peregrinação e levar a taça até lá. A Argentina levou a Copa, não sabem se devido à Virgem Maria ou não, mas Billardo e jogadores nunca voltaram, coincidência ou não, desde então a Argentina nunca mais conquistou um Mundial.

          Existe muita controvérsia teológica e futebolística de como deveriam pagar essa promessa. O pessoal de Tilcara diz que enquanto não voltarem ali e levarem a taça com todos os integrantes da seleção daquela época, não vai ter Copa. A conquista de 1986 foi a última e segunda da Argentina na história. O país também levantou a taça em 1978.

Técnico Bilardo e Maradona teriam participado da promessa antes da Copa de 86 (Foto: Getty Images)
Fonte:sport.globo.br

Fotos de Tilcara














Nenhum comentário:

Postar um comentário