quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Fadiga do motociclista

          Pilotar uma moto exige muito mais física e mentalmente do que dirigir um automóvel (carro). A Fadiga do Motociclista é mais uma resposta para a exaustão física e mental. A Fadiga também pode ser aumentada ou amplificada pela exposição ao calor ou frio, barulhos ou ruídos, ser esbofeteado por fortes ventos, ou mesmo desidratação.

          Mas lembre-se que fadiga não é apenas um problema associado a percorrer longas distâncias e ela não é apenas desenvolvida durante a jornada. Estar cansado quando você está sobre a moto é também um grande problema. Muitas horas, noites longas, falta de sono e desempenho fisicamente exigente podem ter seu custo.

Vejam algumas orientações
  1. Tenha certeza de iniciar (começar) sua jornada bem descansado
  2. Beba muita água. Reduza a quantidade de café e refrigerantes e principalmente, evite bebidas alcoólicas.
  3. Coma alimentos leves - um lanche de frutas, barras de cereais ou até mesmo um pouco de chocolate.
  4. No inverno não se agasalhe demasiadamente não ficando demasiadamente quente.
  5. Pare regularmente para descansos, mesmo que você ache que não está cansado.
  6. Preste atenção nos Sinais Precoces de Alertas
  7. Motociclistas podem evitar as quedas por fadiga reconhecendo os Sinais Precoces:
  • Bocejar
  • Baixa Concentração
  • Dor nos Olhos ou Cansaço
  • Sonolência ou Agitação
  • Reações Lentas
  • Andar ou Pilotar próximo à calçada (em uma faixa estreita)
  • Mudança de marchas ásperas
  • Não ver um Sinal
  • Sonhar acordado
  • Boca Seca
  • Dores nas Juntas (pescoço, joelhos e pulsos)

Este cochilo foi na varanda do restaurante
de beira de estrada entre Rio Branco-AC
e Porto Velho-RO.
          Se você sentir algum destes Sinais Precoces de Alerts, pare e estacione enquanto é seguro faze-lo. Descanse, tire uma soneca ou pare para um café se você está em uma viagem curta. Mas lembre-se que a cafeína não vai ajuda-lo em uma longa viagem assim como não funciona da mesma maneira para todos.

Áreas de Descanso

          Áreas de Descanso permitem aos motociclistas e motoristas estacionarem seguramente, esticar suas pernas assim como se refrescar antes de continuar sua jornada. Elas estão disponíveis 24 horas por dia, por todo o ano e são bem sinalizadas. Centrais de Serviços (Services Centers), postos de gasolina, estacionamentos e pequenas cidades (cidades do interior), são outros lugares que você pode parar (estacionar) e dar um tempo ou dar uma parada de pilotar.

Fonte: http://ridetolive.nsw.gov.au/ 
Tradução: José Augusto Damigo
Reedição: Rogério Boschini


11 comentários:

  1. Muito bom o post. Eu só não posso considerar como sinal de cansaço o sonhar acordado, porque isso eu faço já no sair de casa, hehe. Brincadeirinha, muito boa a observação e um relato muito responsável.

    ResponderExcluir
  2. kkkk, não ha o que se desculpar, pois quando estamos nas estradas sonhamos de olhos abertos kkk (outros sonhos)

    ResponderExcluir
  3. Dormir pilotando! Nem pensar, pois já passei por isso.

    ResponderExcluir
  4. Interessante a questão de pilotar proximo à margem da pista. Já passei por isso durante uma viagem e não sabia que era um sinal de fadiga. Muito esclarecedor! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. pilotar em altitudes tb requer mais cuidado, pela menor quantidade de oxigênio, o que leva mais rápido ao sono (já passei por isso na cordilheira dos Andes). abç. Carlos

    ResponderExcluir
  6. isso mesmo temos que sempre fazer vários alongamentos na viaje

    ResponderExcluir
  7. Alguém ai já ficou com as costelas doloridas a ponto de confundir com outra coisa? Rapaz tem hora que fica insuportável, principalmente depois de um transito pesado.

    ResponderExcluir
  8. Bom texto. Faltou mencionar a cãibra, muito comum em clima frio e com corpo fatigado, por conta do corpo (principalmente as pernas) ficar em uma mesma posição. É bom sempre dar umas alongadas durante o trajeto.

    ResponderExcluir
  9. Condicionamento físico junto co descanso é muito importante.Teve um médico que se espetou na altitude,provavelmente estava mal condicionado e dormiu na moto.

    ResponderExcluir