terça-feira, 10 de maio de 2016

Ruta Nacional 16 - Argentina - Região do Chaco

          A Ruta Nacional 16 é uma rodovia argentina que liga as províncias de Corrientes , Chaco, Santiago del Estero e Salta . As suas extremidades são a cidade de Corrientes e o entroncamento com a 1465 km da Estrada Nacional 9 , perto de San José de Metan.

          Ela possui 707 km de extensão  e durante alguns anos, andar no trecho entre Monte Quemado e Chaco del Infierno, que compreende quase 185 km na RN 16 era um dos grandes tormentos para muitos motociclistas com destino à cidade de Salta-ARG ou a caminho do Chile via San Pedro de Atacama.


Asfalto novo
          A estrada na região de Chaco del Infierno, se é que se podia se chamar de estrada, era muito esburacada, em alguns era melhor andar pelo acostamento de pedras do que desviar dos pequenos "morros de asfalto" que sobravam pela pista. A boa notícia aos viajantes é que a RN 16 esta quase toda revigorada, faltando poucos quilômetros para que ela esteja 100%. No trecho entre Resistência - Puerto Tirol e Presidência Roque Saenz Pena são 22 km de auto estrada, as obras estão num ritmo mais devagar devido a recente mudança de comando na presidência da Argentina, mas estão trabalhando. Uma informação não oficial nos relatou que, após um acidente envolvendo um caminhão do exército argentino com a morte de alguns soldados, a presidente à época ordenou que tal rota fosse restaurada.

Cuidado com pequenos animais na pista
          Um cuidado maior que se deve tomar com a rodovia restaurada, principalmente no trecho entre Chaco del Infierno e Monte Quemado são os animais soltos na pista, com a recuperação da malha viária e com um asfalto de boa qualidade os motociclistas se sentem convidados a aumentar um pouco a velocidade, isso pode trazer problemas e envolvimento em acidentes, existem muitos relatos de atropelamentos na ruta.




           Um dos grandes encantos da RN 16 nas longas retas é a sensação que logo ali adiante você estará numa pista coberta de água, resultado ocasionado pelo sol forte e o calor da região.





A Ruta Nacional 16 percorre as seguintes províncias:
Província del Chaco - Percurso: 0 km - 319 km
Província de Santiago del Estero - Percurso: 163 km (km 319-482).
Província del Chaco - Percurso: 482 km - 503 km (segundo trecho na mesma província)
Província de Salta - Percurso 503 km - 707 km












5 comentários:

  1. Olá. Parabéns pelo blog.
    Tenho planos de ir a Salta novamente, porém em 2014 quando retornei de Salta pela RN 16, os primeiros 200 km estavam intrasitáveis. Pelo que li acima deu uma melhorada, sabes me informar quanto ainda resta de trecho ruim? Aquele praticamente sem asfalto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, obrigado pelo comentário. Então, passei ali em 2013 e 2014 e realmente, alguns trechos era melhor seguir pelo acostamento. Voltei agora em abril/16 e faltavam pouco mais de 2 quilômetros para asfaltar. A matéria contém fotos de 2014 e 2016 -

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno! Então posso ir tranquila pela RN 16?

      Excluir
    3. Sim , vai de boa, agora em dezembro estamos programando para passar por lá de volta, rumo a Antofagasta

      Excluir
  2. Obrigada pelo retorno. Antofogasta no Chile? Paso de Jama é lindo demais!

    ResponderExcluir