sexta-feira, 20 de maio de 2016

Estradas incríveis

          Viajar de moto é uma fantástica experiência de poder observar com mais detalhes tudo aqui que esta ao alcance dos olhos. Essa tal liberdade encanta motociclistas do mundo inteiro que percorrem estradas cheias de encanto e magia, algumas com muitas curvas, outras nem tanto, algumas estradas que atravessam matas, desertos ou mesmo as que margeiam oceanos, todas elas revelando belos ou exóticos cenários.

          Nessa matéria selecionamos algumas das mais belas, de acordo com revistas e sites especializados no assunto. Elas estão em ordem aleatória, não significa que a primeira é a melhor, isso quem vai escolher é o leitor.

Rota 66
País: E.U.A.

          Talvez a mais conhecida mundialmente, ela atravessa os E.U.A. do Atlântico ao Pacífico ligando as cidades de Chicago a Los Angeles, num total de 3.945 km, sua construção ocorreu entre os anos de 1926 e 1938. Durante a década de 30 e 40 automóveis eram construídos em série por lá e as indústrias automobilísticas tinham grande interesse na construção de estradas, logo a paixão pela Rota 66 não esta em sua beleza, mas pelo que ela representa, o espirito empreendedor da América, a própria alma americana.

          No ano de 1985 a estrada foi tirada do sistema nacional de rodovias, muitos comerciantes quebraram por conta disso, por outro lado, diversos outros empresários decidiram investir na estrada, utilizando seu potencial histórico, mantendo sua arquitetura conseguindo obter exito nos investimento.

          Entre os pontos turísticos da estrada está o Cadillac Ranch, ponto em Amarillo, Texas, onde fica uma escultura feita em 1974 por integrantes do grupo de arte Ant Farm, usando dez modelos de automóveis da marca Cadillac.



Transfagarasan
País: Romênia

          A Estrada Transfagarasan (DN7C), é a segunda estrada mais alta pavimentada da Romênia , e considerado por alguns como o mais sinuosa, foi construída entre 1970 e 1974 com objetivo de ser uma rota para o ex-didator Nicolae Ceausescu. Com 90 km de voltas e reviravoltas que correm através das mais altas cortes do sul dos Cárpatos , entre o pico mais alto do país, Moldoveanu , e o segundo maior, Negoiu. A estrada liga regiões da Transilvânia à Walachia, e as cidades de Sibiu e Pitesti. As paisagens mais bonitas encontram-se na região norte da Romênia.





Túnel Guoliang
País: China

          Localizada nas montanhas Taihang, na província chinesa de Hunan, a Vila de Guoliang com cerca de 300 habitantes ficava isolada do mundo. O acesso se dava por um precário e perigoso caminho.

          Os moradores, por anos, pediam ajuda ao governo chinês para construírem uma estrada propriamente dita, mas dado ao tamanho do vilarejo e da população não havia interesse em investir tão alta soma que seria exigida. Assim, liderados por Shen Mingxin, um grupo de 13 aldeões, em 1972, tomou a decisão de construí-la por conta própria. Seria um túnel que passaria lateralmente pela montanha, mas não fechada, abriram “janelas” para jogar fora o entulho, as pedras e rochas da escavação, utilizando explosivos precariamente, o que veio a causar várias mortes entre os trabalhadores devido à falta de conhecimento para seu manuseio.

          Finalmente, ao cabo de 5 anos, em 1977, lograram concluí-la abrindo ao tráfego. O túnel escavado nos penhascos de 120 metros de altura, tem 1.200 metros de comprimento, 5 metros de altura e 4 metros de largura, e acabou tornando-se em uma atração turística.

          Apesar de sinuosa, estreita e perigosa, especialmente nos dias de chuva, o que tem causado vários acidentes fatais, turistas fazem o trajeto apreciando as belas paisagens ao longo do caminho, com paisagens típicas da China, com cordilheiras, rios, piscinas naturais e casas típicas rurais. Até atraiu investimentos da indústria hoteleira, e o Vilarejo de Guoliang, ao final de tudo, deixou de ser uma simples aldeia tendo que conviver com turistas de toda a espécie.





Atlanterhavsveien (Estrada do Atlântico)

País: Noruega

          A Estrada do Atlântico esta Localizada na costa da Noruega, com um comprimento de 8 Km (5,1 milhas), faz parte da estrada nacional da Noruega de 64 (Ap 64). Fica próximo das das cidades de Molde e Kristiansund, na parte centro-oeste da costa norueguesa.

          De acordo com o The Guardian, essa estrada estaria na primeira colocação entre as melhores estradas para se viajar. A estrada é utilizada para o turismo de pesca, sendo uma das pontes projetadas justamente para essa finalidade.

          Ideal para passear de moto, essa estrada nos passa a sensação de estar numa Montanha-russa, pontes curvas e vistas fenomenais a tornaram favorita para excursionistas da estrada maravilhosa. Patrimônio cultural, considerada uma rota turística nacional, e tem sido reconhecida como a construção norueguesa do século. A estrada inclui 8 pontes de um comprimento total de 891 metros.




 
Estrada Stelvio

País: Itália

          O Passo do Stelvio (em italiano Passo dello Stelvio, em alemão Stilfser Joch) é um passo de montanha localizado no Tirol do Sul (Itália). A estrada que cruza o passo é notória por suas 60 curvas que contornam os Alpes Orientais. Construída no ano de 1820, é a estrada mais alta da região, a 2757 metros.

          O passo está situado entre as localidades de Stilfs ("Stelvio" em italiano) no Tirol meridional e Bormio, na província de Sondrio,Lombardia. Dista 75 km de Bolzano/Bozen e apenas 200 metros da fronteira suíça.



Estrada Los Caracoles
País: Chile

          Estrada que liga Argentina e Chile, embora o que chame mais atenção nesta rota seja os Caracoles Chilenos, uma estrada cheias de curvas sinuosas sem nenhuma proteção em plena Cordilheira dos Andes, em todo o percurso entre Santiago no Chile e Mendoza na Argentina o viajante encontra inúmeras opções e com paisagens deslumbrantes.





Trollstigen
País : Noruega

          A fantástica estrada Trollstigen sobe as montanhas de Rauma, na Noruega, e liga as cidades de Andalsnes e Valldal. De tão sinuosa, inclinada e com uma paisagem fantástica, tornou-se uma importante atração turística. Veículos com mais de 12 metros estão proibidos de trafegar pela estrada. A estrada é fechada nos meses de outono e inverno. A sua abertura normalmente ocorre entre maio e outubro, mas depende também de fatores climáticos. 
          Trollstigen está localizada a aproximadamente 15 km ao sul de Andalsnes no condado de More. Pode-se chegar Trollstigen e Romsdal de carro, leva 6 horas a partir de Oslo ou 4 horas a partir de Trondheim.




Camino a Los Yungas (ou “Estrada da Morte”)

País: Bolívia

          Essa estrada possui aproximadamente 70 km e esta no caminho entre as cidades de La Paz e Coroico. Na verdade o codinome Estrada da Morte vem do período em que ela era utilizada como rota principal entre as duas cidades, hoje ela serve apenas para o turismo, motociclistas e ciclistas costumam se arriscar nessa estrada não asfaltada, estreita e sem nenhuma proteção .





Icefields Parkway
 País: Canadá

          A Icefiels Parkway liga dois parques nacionais do Canadá, o Banff e o Jasper, conhecida como Highway 93, é uma das estradas mais bonitas do mundo, possui cerca de 230 km de extensão. Ela possui duas pistas, o que torna a viagem mais segura, no entanto existe o risco de encontrar animais na pista. é comum nevar nessa região, por conta disso a estrada é fechada para o trânsito de veículos.




Iroha-Zaka
País: Japão



          Iroha-zaka é uma estrada sinuosa localizada no Japão, ligando as regiões de Nikko e Oku-Nikko. A estrada sinuosa possui duas etapas: uma apenas de subida, conhecida como dai ichi Iroha-zaka e uma utilizada somente para descer, dai ni Iroha-zaka.

          Tanto a estrada de descida como a de subida, possuem 48 curvas correspondentes as 48 letras do alfabeto japonês antigo - ela já apareceu no mangá de corrida Initial D e é ainda um importante local da história japonesa, pois os monges budistas atravessavam este caminho para ir em peregrinação até o lago Chuzenji.

         




Serra do Rio do Rastro
País: Brasil

    
          Destino preferido dos motociclistas do Brasil, a Serra do Rio do Rastro localiza-se no município de Lauro Muller em Santa Catarina. A rodovia SC 390 caracteriza-se por uma subida ingrime e curvas fechadas com uma paisagem exuberante, a região é coberta pela mata atlântica. O trecho ultra-sinuoso da SC-390, com 284 curvas, fica entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. A partir de Lauro Müller, os primeiros 16 km são asfaltados.

          Nos outros 7 km, em concreto, a emoção é outra: subidas íngremes e curvas de 180°. Pare nos vários mirantes para admirar o visual. A paisagem fica ainda mais bela à noite, com iluminação, e no inverno, com neve eventual. Nessa época, dobre a atenção - a regra vale para quando há cerração.






Pacific Coast Highway
País: E.U.A.

          Recebe o nome de Pacific Coast Highway o trecho da State Route 1 ou Highway 1, a maior estrada costeira da Califórnia, Estados Unidos. A fama desta estrada vem das belíssimas paisagens praianas ao longo de toda a sua extensão. Quem encarar a viagem pela Pacific Coast Highway percorrerá boa parte do litoral da Califórnia, espalhados por mais de mil quilômetros, e cruzará 33 pontes. Entre as cidades atravessadas durante a viagem estão Los Angeles, Long Beach, além dos balneários de Santa Monica e Malibu.




Tian Men Shan 
País: China

          A Estrada para o Céu na Montanha Tianmen Mountain de Hunan, na China, brinda um passeio do inferno aos motoristas. Suas voltas e mais voltas, certamente, não são para os fracos de coração. Com um total de 99 curvas fechadas, a estrada foi construída com este número de curvas para simbolizar o céu, já que na cultura chinesa o 9 é considerado um número de sorte porque acreditam que o ceú tem 9 palácios.

          No entanto, apesar dessa crença mística, esta estrada serpenteada é praticamente a mais perigosa de toda a China. Imagine só fazer este trajeto que inicia nos 200 metros acima do nível do mar para um íngreme 1.300 metros, passando por 99 curvas acentuadas ao longo do caminho. Com certeza, isso aumenta as chances de que você acabe no céu (ou no inferno) de carro.

          Se não quiser correr esse risco, há sempre um bondinho teleférico que sai da Cidade de Zhangjiajie para o topo da montanha Tianmen. Com 7.455 metros de comprimento, os chineses afirmam que este é o maior teleférico do mundo.



Rodovia Lysebotn
País: Noruega


          A estrada de Lysebotn é uma estrada turística de 29 km, das mais populares da Noruega e vai de Lysebotn, no Lysefjord para Sirdal , é das mais desafiadoras da Europa, ela requer atenção do motorista, mas rende uma viagem repleta de emoção. Ela tem mais de um quilômetro de túnel, 27 curvas bem fechadas e sai da cidade de Lysefjord. 






Estrada da Montanha Jebel Hafeet
País: Emirados Arabes


          A estrada da montanha Jebel Hafeet nos Emirados Árabes Unidos é um das estradas fantásticas para dirigir no mundo. A Jebel Hafeet Mountain Road se estende por 11,7 km até a montanha, subindo 1.219 metros, com 60 curvas e uma superfície tão lisa como uma pista de corrida. 

          A estrada corta a Hafeet Jebel Mountain, o pico mais alto dos Emirados Árabes Unidos, rico em petróleo do Golfo Pérsico. A montanha se estende da fronteira com Omã e fica a cerca de 90 minutos a sudeste de carro da próspera cidade de Dubai.






Estrada Real
País: Brasil

          O termo Estrada Real refere-se aos caminhos trilhados pelos colonizadores durante a descoberta do ouro em Minas Gerais. Com o objetivo de preservar este patrimônio histórico, foi criado um projeto em 2001 para transformação dessa estrada em ponto turístico. São 1512 km formados por 177 municípios, sendo 162 em Minas Gerais, 8 no Rio de Janeiro e 7 em São Paulo.

          Conhecer a Estrada Real é reviver a história descobrindo lugares inesquecíveis. Cercado por montanhas e muita cultura, o complexo reúne uma série de atrativos para turistas que passam pela região.






Espinazo del Diablo
País: México

          A Espinha do Diabo está localizada no quilômetro 168 da estrada 40 que liga a cidade de Durango com o porto de Mazatlán, e abrange um trecho de estrada cerca de 10 km, onde você pode ver o maravilhoso espetáculo oferecido pela Sierra Madre Occidental.




Taroko Gorge 
(Taiwan)

          A estrada Taroko Gorge, localizada em Taiwan é uma rota de montanha esculpida nas pedras, da mesma forma que a estrada Túnel Guoliang.

          A estrada em si é verdadeiramente uma obra de engenharia, uma vez que corta as montanhas e o Parque Nacional Takoro, um ônibus mal consegue passar por vez. 

          O traçado da rodovia começa no oeste no Distrito Dongshi em Taichung, atravessa a Cordilheira Central seguindo o rio Dajia e seu vale através dos municípios de Guguan e Cingshan.






Fontes:
https://cronicasmacaenses.com/2014/01/09/maravilhas-da-china-a-estrada-tunel-de-guoliang/
http://viagembem.net.br/noruega/
http://jp-lugaresfantasticos.blogspot.com.br/2012/01/estrada-trollstigen-noruega.html
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=30827
http://jp-lugaresfantasticos.blogspot.com.br/2012/05/estrada-taroko-gorge-taiwan.html
http://turismo.ig.com.br/destinos-internacionais/as-mais-incriveis-estradas-do-mundo/n1597204838851.html
http://www.flatout.com.br/estudo-aponta-as-melhores-estradas-do-mundo-com-direito-a-formula-cientifica/
http://www.avisbestroad.com/pt/the-top-25-roads/


Nenhum comentário:

Postar um comentário