segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

* Estrada Bonita - Joinville - SC

          Há algum tempo estávamos querendo fazer um passeio até a Estrada Bonita na cidade de Joinville-SC, uma opção de lazer muito próxima a Curitiba, mas por incrível que pareça ainda não conhecíamos. Ela esta localizada no Distrito de Pirabeiraba, é um recanto para se encontrar com a natureza, o turismo rural virou ponto de referência pela beleza da região e também pela culinária típica. Estrada Bonita passou a receber turistas de todas as partes do Brasil. Ali também existem lagoas para pesque-pague. A água é tão cristalina que é possível ver os peixes onde quer que estejam. Quem quiser, pode aproveitar o tempo para descansar na sombra, e os aventureiros curtem as trilhas oferecidas no local.



          São apenas cinco quilômetros entrando no km 5 da BR-101, passando pelo Portal “Estrada Bonita — Turismo Rural” você já percebe uma completa mudança mergulhando num mundo cheio de paz e tranquilidade, esqueça aquela correria das grandes cidades, você passa a ter contato com pessoas simples e hospitaleira, onde o lema é bem servir, afinal, nesses cinco quilômetros o turista irá encontrar casas em estilo colonial que oferecem pousadas, chalés e uma excelente comida típica.
         
          Chegando no início da estrada muitos turistas começam uma caminhada nos 5 km,  fazendo de forma contemplativa e cada um no seu ritmo, podendo assim apreciar toda a beleza do caminho. Ao longo do trajeto, passam em frente a pequenas propriedades de descendentes de colonos europeus, principalmente alemães. Na região podem ser adquiridos produtos coloniais como pães, cucas, salames, mel, etc.

          Quem quiser pode apreciar um almoço de costela fogo de chão e galinha caipira, além de muitas outras delícias da culinária rural. Ao chegar quase no fim da estrada, tem um restaurante que sempre lota nos fins de semana, o da Tia Marta. Além de bufê, tem pratos individuais, lanches, porções, pingas e sobremesas. 

          Ao lado do restaurante, há o rio Bonito — limpo e cristalino (bem frio também). Famílias inteiras almoçam e, depois, vão molhar os pés às margens do Rio Pirabeiraba, que margeia toda a Estrada Bonita, ou então conversar, sentar nas pedras e curtir a paisagem bucólica. Um refúgio para quem quer fugir “da cidade grande”.

         Na região existe o Museu Rural Ango Kersten, onde há peças, maquinários e ferramentas do século 19 e início do 20, além de artesanato feito pelos índios da região.

          A estrada foi fundada em 1885 por imigrantes pioneiros que trabalharam na construção da estrada de ferro de Paranaguá no Paraná, mas foi em 1984 que Estrada Bonita virou ponto turístico. Ganhou asfalto e pórtico. A agremiação "Fundação 25 de Julho" de Joinville incentivou os moradores a trabalharem e gerarem renda familiar. No início, 18 famílias participaram de cursos, mas apenas oito continuam o projeto. As famílias que participam do programa de turismo rural receberam uma placa (no formato de uma casa), que fica em frente à propriedade, dizendo que produtos a família vende ou quais serviços oferece, como por exemplo: Família Retzlaff — pães, cucas e biscoitos. 


LOCALIZE-SE 

COMO CHEGAR: 
— A Estrada Bonita fica no km 5, na BR-101, no distrito de Pirabeiraba, em Joinville.


O QUE FAZER: 
— Caminho Natural Alimentação e Lazer — (47) 3427-3699. 
— Grun Waldt Restaurante e Pousada — (47) 3464-1004. 
— Restaurante e Pousada Tia Marta — (47) 3437-7130. 
— Pousada Vale Verde — (47) 3464-1377. 
— Propriedade Ango Ivanir e Hilda Kersten (museu e passeio de trator) — (47) 3464-1432. 
— Propriedade Retzlaff (pães, cucas e biscoitos) — (47) 3437-1503. 
— Propriedade Debatin (pesque –pague) — (47) 3464-2454. 
— Propriedade Reinaldo e Anita Hattenhauer (pesque-pague, lazer e queijos) — (47) 3464-1500. 
— Propriedade Rudolfo Gehrmann (restaurante colonial) — (47) 3437-8141. 
— Propriedade de Olinda Kersten (pães, melados, geleias) — (47) 3464-2229.
























































Nenhum comentário:

Postar um comentário