sábado, 4 de fevereiro de 2017

* Como rebocar outra moto


Resultado de imagem para How to Tow Another MotorCYCLE SAFELY
          Você sabe como rebocar outra moto? A figura ao lado pode até ser estranha, mas a ideia é bacana, afinal, ao sinal de qualquer problema qualquer um dos dois pode soltar a tira de pano.

          Certa vez estava na estrada com outro amigo e eis que tivemos um problema, a moto dele apagou e não havia o que fazer. O problema é que já estava anoitecendo e a estrada estava vazia, a velha tática de colocar o pé sobre a pedaleira não dava muito certo afinal estávamos com motos custons pesadas. 

          Enfim apareceu um carro e conseguimos uma corda com o motorista. Naquele momento eu amarrei a corda em minha moto e pedi para que meu amigo enrolasse a outra ponta em seu guidão, sem amarrar, ele seguraria a ponta da corda no guidão e se por acaso sentisse que fosse cair então soltaria a ponta, assim a corda iria desenrolar de seu guidão

          No site da Cycle World encontramos uma dica muito semelhante .

          Primeiro, consiga de 4 a 6 metros de corda, arame ou tira de Nylon - em nosso caso conseguimos a corda com um motorista na estrada.

          Você enrola a corda na pedaleira da sua moto, do lado oposto da corrente ou correia, e segura com o pé. Seu colega faz a mesma coisa, mas do lado oposto. Se alguma coisa der errado, basta soltar o pé para liberar a corda.
   

          A outra ideia é amarrar a corda o mais alto possível no quadro da moto que está rebocando, ou fazer um Y no fim da linha e depois amarrar cada ponta em ambas as pedaleiras. Depois a corda passa por baixo do farol da moto a ser rebocada, sempre centralizada, e você enrola ela dando uma ou duas voltas no guidão, enquanto segura a ponta que sobrou dela com a mão da embreagem . Se algo der errado, o rebocado solta a corda.

         

          Para fazer o reboque o piloto mais experiente deve estar na motocicleta da frente e toda a frenagem deve ser feita por ele, o piloto de trás deve estar atento.


Fonte: http://www.cycleworld.com/tags/tips-tricks

4 comentários:

  1. Nunca mais quero ser rebocado... seu Laercio estava me rebocando cai e o tornozelo ja esta zuado faz quatro semanas.. por pouco nao aconteceu nada mais grave...

    ResponderExcluir
  2. A primeira situação é a ideal, pedaleiras opostas, Porem não gosto de "enrolação. O correto é ter uma alça onde se coloca na pedaleira. Já vi muitas motos serem rebocados do Rally Dakar, sempre dessa maneira. Temos essa fita para reboque, a chamamos de Multiuso. http://www.tourentex.com/_p/prd1/1596357435/product/fita-multi-uso---mtu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Fernando, valeu, vou navegar o site - eu sei que a Tourentex confecciona bags de viagem, se acaso voce quiser fazer uma matéria explicativa sobre o produto e postar no blog o espaço esta aberto, sem custo rsrsrs, estou em busca de matérias para o blog. Preciso de informações que atendam nossos amigos motociclistas.

      Excluir