segunda-feira, 7 de novembro de 2016

* Que tal fazer aquela viagem dos sonhos sem gastar muito? Segue algumas dicas


          Quando conversamos com alguns motociclistas sobre nossas viagens realizadas, muitos nos confessam o sonho de realizar uma viagem distante, porém, a situação financeira ou medo com gastos excessivos acabam não permitindo.

          Bom, recentemente apoiamos um casal de colombianos que estão na estrada há seis meses, já passaram por alguns países e estão viajando com pouca verba. contam apenas com a venda de souveniers para ir fazendo dinheiro para as poucas despesas. É lógico que não são todos que tem a coragem de sair pelo mundo contando apenas a sorte, então vamos ver o que podemos fazer para poder viajar com pouca despesa. 

Hospedagem   

          Hostels são opções baratas com ótima localização que oferecem tudo para ajudar o viajante a explorar o desconhecido. O conceito do hostel é a escolha principal de mochileiros, viajantes ou de pessoas que buscam uma solução barata, aconchegante e descontraída para sua viagem. O hostel também é conhecido popularmente como albergue, então logo vem a imagem de um quarto com inúmeras beliches e um monte de gente desconhecida, bom, na verdade esse é o grande barato do hostel, tornando a hospedagem bem mais barata.

          Para consultar valores de hostels aconselhamos a pesquisa no http://www.hostelworld.com/ ou então no http://www.hostels.com/ .Se quiserem saber um pouco mais sobre hostel vejam a matéria Hostel - uma opção mais barata em suas viagens .

          O detalhe dos hostels é que a cozinha também é compartilhada, assunto do próximo item.

          Experimente o CouchSurfing: essa é uma outra opção super legal de hospedagem. No CouchSurfing se cadastram pessoas dispostas a oferecer sua casa (seu sofá!) para pessoas que procuram hospedagem na sua cidade. Você não paga nada pra se hospedar (isso mesmo, nadinha!) e ainda tem a ótima oportunidade de conviver com alguém local, que pode te mostrar a cidade e te dar dicas quentinhas do que fazer por lá.  A ideia é nova, então pode ser que você não encontre essas pessoas em seu roteiro, mas não custa tentar, consultem lá : https://www.couchsurfing.com/  


Alimentação

          - Ao parar para abastecer a moto, evite consumir salgados e refrigerantes, antes de sair na  estrada tome um reforçado café da manhã;
          - Evite restaurante de beira de estrada, em seu roteiro procure parar nas cidades e veja restaurantes que servem "PF" (prato feito), onde geralmente almoçam os trabalhadores, em muitos restaurantes você pode até ganhar o suco. Caso não tenha como fazer isso, procure parar em restaurantes que servem caminhoneiros, onde tiver muito caminhão parado é sinal que a comida é boa e barata.
          - Vá ao mercado, ao invés de procurar restaurantes e lanchonetes, procure ir ao mercado e comprar ingredientes para serem preparados na cozinha do hostel, você pode inclusive combinar com outros hóspedes e dividirem a conta.


APPS

          Ferramenta imprescindível nos dias de hoje, com ele você pode localizar postos de gasolina com preços mais acessíveis.

          O Gazo é um app para iOS e Android, gratuito, que encontra o combustível mais barato perto de você. O programa inclui diversas empresas de fornecimento de combustível no Brasil e ainda possibilita ao usuário traçar uma rota até o local, através do GPS do celular.

Pesquise

          Quando começar a programar a sua viagem, pesquise sites e blogs com informações para viagens como o RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem e o Mochileiros, procure também navegar por fóruns de viagens.


Internet

          Ao sair do Brasil desligue sua internet, vá em configurações e desative a opção "dados móveis", você não sabe, mas as operadoras cobram enquanto seu celular fica buscando a rede. Abuse do Wi-Fi gratuito, em vez de fechar um pacote de dados. Use redes sociais para conversar com a familia ou Skype e MSN, não realize ligações.


Baixa temporada

          Em período de baixa temporada os custos com hospedagens caem consideravelmente, procure pesquisar o período de alta e baixa temporada da região para onde deseja viajar. Uma das vantagens desse item é viajar sem ter atropelar muitos turistas pelo caminho. Outono e primavera também são épocas boas para viajar.

Cartão de crédito

          Para viagens ao exterior o cartão de crédito deve ser internacional (lógico), eles são bloqueados para o uso fora do Brasil, então antes de viajar ligue para a operadora do cartão, avisando quais países você irá viajar, evitando assim que seu cartão de crédito seja bloqueado. 

         Mas atenção, utilize pouco o cartão de crédito, use apenas pra emergências. É que as operadoras utilizam o dólar e no fechamento da fatura você poderá ter uma surpresa, além da cobrança do IOF por parte do governo.


9 comentários:

  1. Rogerio boa tarde
    gostei das materias de seu blog.... vale para todas as viagens....
    eu e mais uns colegas estamos planejando ir para USHUAIA ... sao paulo... buenos aires... ruta 3 até ushuaia... voce tem alguma informação desse trajeto?
    abraços
    Marco Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me perdoe Deise - ainda não fiz esse roteiro - esta no projeto - mas antes dele ainda quero repetir o norte da América Latina.

      Excluir
    2. Fiz está rota, do interior de SP até Ushuaia, ingressando na Argentina por Foz do Iguaçu, pernoitando em Posadas, Chajarí, Las Flores, Pedro Luro, Fitz Roy, Trelew, Rio Gallegos até Ushuaia, pela Ruta 3. Foi incrível!

      Excluir
  2. Sempre que procuro informações sobre viagens de moto, a consulta ao seu blog se tornou imprescindível ...
    Estou a realizar uma aventura tendo como objetivo a Carretera - de Puerto Montt a Villa'Ohiggins, de Tortel, com um embarcadouro, até Puerto Natales, depois Ushuaia ...
    Já fizestes esse trecho ou parte semelhante ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, até comecei a fazer o projeto, iria fazer esse ano mas terei que deixar para 2018.

      Excluir
  3. Eu adoro o seu blog, leio tudo que posta..
    são dicas de quem realmente sabe do que fala..
    Desejo a vc e sua companheira uma vida leve, e com muita ,muita saúde pois com ela tudo podemos....

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Rogério. Eu e mais quatro amigos estamos planejando ir para o Chile em 2020, passando por Uruguai, Argentina (Mendoza), Chile,(Valparaíso, Antofagasta), Argentina, Paraguai. Gostaria de saber qual a melhor época do ano para se fazer essa travessia. Já me disseram que é entre Fevereiro e Março. Procede essa informação? Desde já agradeço, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma época boa, não é período de férias, onde, a procura por hoteis é maior e então e os preços vão lá em cima. A aduana não é tão cheia e também não é um período tão frio.
      Gosto também de outubro e novembro.

      Excluir