Salar de Uyuni - Uyuni - Bolivia


          Salar de Uyuni (ou Salar de Tunupa) é a maior planície de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados. Ele está localizado nos departamentos de Potosí e Oruro, no sudoeste da Bolívia, perto da borda da Cordilheira dos Andes e está a uma altitude de 3.656 metros acima do nível médio do mar, pesquisando através do programa Google Earth com a régua, o Salar tem um comprimento de aprox. 100 km por 80 km da largura.

       
          O Salar foi formado como resultado de transformações entre diversos lagos pré-históricos. Ele é coberto por alguns metros de uma crosta de sal, que tem um nivelamento extraordinário com as variações de altitude média de menos de um metro ao longo de toda a área do
Salar. A crosta serve como uma fonte de sal de cobre e de uma piscina de salmoura, que é extremamente rica em lítio. Ele contém de 50 a 70% das reservas mundiais de lítio, recurso que está no processo de ser extraído. A área grande, o céu claro e o nivelamento excepcional da superfície fazem do Salar um objeto ideal para calibrar os altímetros de satélites de observação da Terra.

          O Salar serve como a principal via de transporte em todo o Altiplano boliviano e é um importante terreno fértil para várias espécies de flamingos cor de rosa. A região também uma zona de transição climatológica entre as imponentes nuvens tropicaiscongestus cumulus e cumulus bigorna que se formam na parte oriental na
planície de sal durante o verão e não pode permear além de suas bordas ocidentais mais secas, perto da fronteira com o Chile e o deserto de Atacama,

          No início de novembro, quando começa o verão, é lar de três espécies sul-americanas de flamingos: o chileno, o andino e o flamingo de James. Os flamingos aparecem no verão pois é quando se inicia o período de chuvas e também quando acontece o descongelamento das geleiras nos Andes que deixa o deserto de sal coberto de água, tornando-o um imenso lago com profundidade média de 30 cm.

          Neste período, ele parece um enorme espelho que se confunde no horizonte com o céu. Assim
os passeios ficam restritos a algumas áreas. Entretanto, entre abril e novembro todo o deserto de sal fica acessível, pois torna-se um imenso deserto seco com uma paisagem ainda mais exótica.

         Além do deserto de sal, ilha do Pescado e as lagoas coloridas onde se vê os flamingos, é possível num mesmo percurso conhecer lagoas de águas termais, sendo uma delas formada de piscinas e a outra natural. Também existem gêiseres que exalam vapor a uma temperatura de 38°C, a mesma temperatura da água.

          Na região acontece o tradicional Rali Dakar, nesse ano o evento foi uma verdadeira prova de fogo para os pilotos de motos e quadriciclos. A organização da prova chegou a adiar a largada por conta da chuva, mas, apesar dos protestos dos competidores, manteve o trajeto original da especial entre Uyuni e Iquique.

          Além da chuva que modificou consideravelmente as condições do Salar, o frio na Bolívia também era intenso, o que resultou em muitos pilotos sofrendo de hipotermia.


          Para chegar ao Salar de Uyuni existem 02 caminhos, para quem é do estado de São Paulo para cima, o caminho mais prático seria por Corumbá no Mato Grosso, indo para Santa Cruz de La Sierra , depois Potosi e então Uyuni. Para quem mora no Paraná o melhor é seguir por Foz do Iguaçu, indo para Salta´- ARG,  Tupiza- BOL, Potosi e Uyuni. enquanto que gaúchos e catarinenses saem por Porto Mauá vão até Salta...

          Na viagem que realizei com meu grupo, depois de Salta-ARG, fomos até San Pedro de Atacama no Chile, depois à Calama, ainda no Chile e seguimos pela estrada de ripio por mais de 400 km até chegar em Uyuni. Na metade do caminho ficamos hospedados em Ollague antes de atravessar a aduana.






ALGUMAS DICAS

          Não deixe de levar o protetor solar e o protetor labial (manteiga de cacau), o sol maltrata a pele e o vento resseca seus lábios, lenços umedecidos também podem ser úteis.

          Como o próprio nome diz, "Salar", o ambiente é extremamente branco, tornando-se necessário a utilização de óculos escuros, a claridade maltrata seus olhos.

          Leve água para hidratar o corpo e hidratante para a pele.
          Em relação à higiene. leve seu papel higiênico, as instalações são extremamente básicos e em muitos alojamentos é quase impossível tomar um banho quente, procure pesquisar hotéis que possuam "agua caliente" .





























6 comentários:

  1. Oi Rogério, tudo bem?
    Nos conhecemos no chaco argentino em abril/16, eu estava em uma Tiger Explorer Cinza com a minha esposa indo para o Atacama. Você me deu duas dicas "valiosíssimas", passar em Salta e se algo acontecesse no Paso de Jama, procurar as casas de nativos para nos hospedarmos. Não deu outra, pegamos uma nevasca que fechou o paso e tivemos que dormir por lá. O vento estava muito forte e os carros que vinham no sentido contrário, sinalizavam para retornarmos. Só não voltei para Susques pois confiei em sua dica. Muito obrigado!!!
    Em julho/17 estou me programando para ir ao Salar de Uyuni, se tiver algumas dicas a respeito da estrada entre Santa Cruz da La Sierra e Sucre, agradeço.De lá pretendo seguir até Machu Picchu e voltar pelo Acre. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, veja só, quando fui a Uyuni entrei por Calama no Chile, não cheguei a passar pelo trecho entre Santa Cruz e Sucre (Uyuni)- Fiz apenas Sucre (Uyuni) até Potosi e então segui para Oruro.
      Bom, o trecho entre Potosi e Uyuni é repleto de curvas então voce não consegue impor um ritmo forte, a paisagem é linda, a cada curva uma novidade.
      Na Bolivia é um pouco complicado abastecer a moto - em alguns postos eles não irão abastecer, então não ande trechos muitos longos sem abastecera moto, sua autonomia deve ser em torno de 300km ou mais, então abasteça a cada 200 km.
      Em alguns postos voce ira pagar 3 vezes o valor a bomba, mas não se preocupe, ainda assim e mais barato que no Brasil rsrsrs . Em outros postos, caso não queiram abastecer, pergunte a eles se não possuem gasolina em garrafas pets - eles irão te vender e pedir para que encham o tanque da moto fora do posto de gasolina.
      Qualque coisa me adicione no Face.

      Excluir
    2. Valeu pelas dicas mais uma vez.
      Não tenho Face, mas qualquer coisa nos falamos por aqui...
      Segue meu blog caso tenha interesse: xarabiker.blogspot.com.br
      Abraços.

      Excluir
  2. Tudo bem, meu amigo?
    Publiquei no blog o video da trip pela Bolivia e Peru, espero que goste.
    https://www.youtube.com/watch?v=VzfmyfhYRCI
    Abraços.

    ResponderExcluir