Punta del Este - Uruguai


          Destino obrigatório para motociclistas de moto turismo, Punta del Este - Uruguai, esta localizada no departamento de Maldonado. O nome significa "Ponta do Leste" e descreve a situação exata do lugar: na extremidade oriental do Uruguai. A ponta da península marca a divisão entre o Oceano Atlântico e o Rio da Prata.


          O balneário  foi considerada o mais luxuoso da América do Sul pela revista Forbes em 2008, superando Cartagena de Índias, na Colômbia, e Armação de Búzios e Balneário Camboriú, no Brasil.

         Punta del Este se destaca do resto dos balneários pelo seu glamour e sua sofisticação, combina cada verão sua beleza natural com uma intensa vida social fazendo dele o ponto de encontro da alta sociedade internacional. Devido a esse status, fazer passeios estilo mochileiro em pleno janeiro é um pouco complicado, uma vez que até os hostels da cidade praticam preços semelhantes a hotéis do Brasil, um outro fator que encarece a viagem ao Uruguai é a gasolina, se aqui estamos estamos reclamando de pagar valores próximo a R$ 4,00 - NO Uruguai a gasolina ultrapassa os R$ 6,00 o litro. O ideal é visitá-la fora de temporada e buscar hotéis que ficam mais afastados da península. Tudo é caro. Bem caro. Um almoço, um jantar, um sorvete, um chivito. Caros. Na praia ainda os preços costumam ser bastante (mais) altos.

          A cidade possui uma mistura de arquiteturas, prédios modernos e ao mesmo tempo construções que nos remetem a uma Grécia antiga, os jardins são esculpidos à mão. No trânsito os uruguaios são muito educados, a limpeza também é destaque nesse balneário. Um belo presente da natureza em Punta del Este é o pôr do sol, já em nossa chegada fomos presenteados com este espetáculo, o grande destaque fica para o evento que é realizado diariamente na Casa Pueblo.

          A dica para aqueles que buscam apenas conhecer a cidade sem desfrutar das praias é fazer uma viagem fora da alta temporada, os preços baixam, um dos fatores pelos quais Punta del Este fica vazia quase todo o ano, é o fato de que faz frio. Punta é mais fria que Montevideo. Como se trata de uma península, basicamente venta por todos os lados. Um vento frio e faceiro que faz com que as pessoas fiquem entocadas em suas casas.

          A cidade é a preferida de muitas pessoas famosas, como os ex-presidentes argentinos Fernando de la Rúa e Carlos Saul Menem, o ex- presidente brasileiro Fernando Collor de Mello, o ex-presidente uruguaio Luis Alberto Lacalle, o ex- ministro argentino Domingo Cavallo, a cantora colombiana Shakira, o jogador de futebol espanhol Gerard Piquet, o cantor porto-riquenho Ricky Martin, o cantor espanhol Julio Iglesias, o ex-jogador argentino de futebol Diego Maradona, os jogadores uruguaios de futebol Sebastian Abreu e Diego Forlán, o tenista argentino Juan Mantin Del Potro, a atriz argentina Susana Giménez, dentre muitos outros.

          
La Mano


          La Mano, Los Dedos, ou Hombre emergiendo a la vida é uma escultura de cinco dedos parcialmente enterrados na areia, localizada na Parada 1, na Praia Brava em Punta del Este, um balneário do Uruguai, conhecido por muitos motociclistas viajantes. 

          Esta conhecida escultura tornou-se um símbolo de Punta del Este, desde a sua conclusão em fevereiro de 1982,e, por sua vez tornou-se um dos marcos históricos mais famosos do Uruguai.

História

          A escultura foi feita pelo artista chileno Mario Irarrázabal durante o verão de 1982, enquanto ele participava do primeiro Encontro Anual Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre, em Punta del Este. Havia nove escultores e ele era o mais jovem. Houve uma disputa para os lugares atribuídos a uma praça pública, e ele decidiu então fazer suas esculturas na praia.

          Apesar de Irarrázabal ter todo o verão para completar o projeto, ele conseguiu concluí-lo nos seis primeiros dias, mesmo tendo enfrentado pequenos atrasos devido ao forte vento sudeste que é comum em Punta del Este. O concreto e o plástico foram reforçados com barras de aço, malhas de metal, e um solvente resistente à degradação cobrindo o plástico do lado externo.

          Durante aquele verão, escultores de todo o mundo trabalharam em suas criações na praia, mas apenas a obra de Irarrázabal pode até hoje ser vista na praia. Ela deu a Irarrázabal o reconhecimento mundial e é popularizada pelas fotografias dos turistas e reproduções em cartões-postais. Mais tarde, ele fez réplicas exatas ou aproximadas da escultura para a cidade de Madrid (em 1987), no deserto do Atacama no Chile (1992), e em Veneza (1995).


Farol de Punta del Este

          O Farol de Punta del Este é uma das construções mais antigas da região. Ele fica em uma península que marca a confluência do Oceano Atlântico e do Rio da Prata. Foi construído em 1860 usando vários materiais, notavelmente incluindo o solo vulcânico trazido de Roma. Hoje, como é feito há 150 anos, ele serve para guiar os marinheiros que passam entre o oceano e o rio.




Igreja da Candelária



         A Igreja da Candelária foi inaugurada no começo do século XX, depois expandida com a ajuda de doações de 100 das famílias locais mais influentes da região. A fachada em azul claro cria um impacto impressionante em relação ao terreno ensolarado e ao céu azul da cidade. A entrada da igreja e o campanário são as únicas características que restam da construção original.







Museo Casapueblo


          Casapueblo é uma construção feita pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. Está localizado em Punta Ballena, a 13 km de Punta del Este, Uruguai. Está aberto 365 dias, do nascer ao pôr-do-sol e é visitado anualmente por mais de 60 mil turistas de todo o mundo.

         Ele foi originalmente uma casa de verão e oficina do artista. Agora, abriga um museu, uma galeria de arte, uma lanchonete e um hotel. Foi residência permanente de seu criados, onde trabalhou e passou seus últimos dias.

          O Museu-Workshop de Casapueblo dedica este espaço ao seu criador, o artista Carlos Páez Vilaró, em homenagem aos 50 anos de sua carreira na arte, agradecendo-lhe o constante apoio que ele dá à coleção do Museu com seu magnífico trabalho.

Clique nos links abaixo e acesse algumas das salas do Museo


GALERÍA DE ARTE DEL MUSEO

SALA “NICOLÁS GUILLÉN”

SALA “RAFAEL SQUIRRU”

SALA “JOSÉ GÓMEZ SICRE”

SALA “PABLO PICASSO”

TABERNA DEL RAYO VERDE

SALA DE PROYECCIONES DE VIDEOS

TERRAZA DE LA SIRENA

MIRADOR DEL HIPOCAMPO



Localização

          Punta del Este encontra-se situado no departamento de Maldonado, a 130 km ao leste de Montevidéu, a capital do país, e a 372 km de Buenos Aires, via Colonia. É uma estreita faixa de terra que divide as águas do Rio de la Plata e do Oceano Atlântico. 





 

























Um comentário: