terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Iron Butt - Bunda de Ferro

          Percorrer 1.000 milhas em um só dia ou 1.500 milhas em 36 horas, isso não é para qualquer um, por isso é como o próprio nome diz, Iron Butt, ou, bunda de ferro. É uma certificação emitida pela Iron Butt Association aos motociclistas que passam por uma prova de regularidade durante um período determinado.

          Em breve, nós da Expedições Latinas estaremos enfrentando esse desafio , para isso estamos desenvolvendo um percurso, provavelmente será Curitiba - PR até Villa Maria na Argentina, este trecho ultrapassa as 1.000 milhas, nosso objetivo é de tentar fazer as 1.500 milhas, conseguindo então o Bun Burner e quem sabe o Bun Burner Gold. 




Saddle - 1.000 milhas

Bun Burner - 1.500 milhas
   

          Existem vários tipos de desafios, o mais notável até o momento é o de 11 dias, 11.000 milhas Ferro Bundas Rally. Veja a relação:

  • Saddle - 1000 milhas em 24 horas; 
  • Bun Burner - 1500 milhas em 36 horas; 
  • Bun Burner Ouro - 1.500 milhas em 24 horas); 
  • 50cc quest - Cross Country em 50 horas ou menos);
  • Prêmio Traveler National Parks master tour - visita 50 parques em pelo menos 25 estados;
  • 10 / 10ths Challenge - ( 10 consecutivo 1000 dias milha); 
  • E o quase impossível 100K Clube - 100.000 milhas ou mais em um ano.


          Para receber a certificação, o motociclista deve efetuar um planejamento de roteiro por onde irá passar e, preferencialmente, que não seja ida e volta pelo mesmo caminho, pois será mais difícil a comprovação dos documentos e poderá gerar algum tipo de desconfiança por parte dos avaliadores.

          O ideal é montar uma rota em um circuito onde todas as passagens sejam por estradas diferentes. É possível sair de um determinado local e, ao final da prova, chegar neste mesmo ponto, deste que tenha passado por estradas diferentes, como se executasse a prova toda em um círculo.


          Para a comprovação, o motociclista deve juntar toda a documentação exigida e enviar para a Iron Butt Association.

          Os principais documentos são: Ficha de Inscrição, Relatório com dados das testemunhas de saída e chegada, mapas com o roteiro efetuado e notas fiscais dos postos onde efetuou os abastecimentos.

          Confira todos os detalhes diretamente no site da Iron Butt Association.



















     

5 comentários:

  1. Eu e marido fizemos de Garupa SC de moto é claro até Bagé RS em 12 já.

    ResponderExcluir
  2. Nosso 5 ano consecutivo até Bagé sendo o primeiro demos uma volta no Uruguai entrando por Santana do livramento e saindo em Rio Branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por Taquarembó e Mello, ou pela Linha de Fronteira.
      São belas paisagens

      Excluir
  3. Boa tarde. Você sabe me dizer se existem "Bundas de Ferro" cadastrados na IBA que são do Rio Grande do Sul? Onde eu consigo visualizar a relação de todo o Brasil? No site da IBA não consegui...

    ResponderExcluir