terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Iron Butt - Bunda de Ferro

          Percorrer 1.000 milhas em um só dia ou 1.500 milhas em 36 horas, isso não é para qualquer um, por isso é como o próprio nome diz, Iron Butt, ou, bunda de ferro. É uma certificação emitida pela Iron Butt Association aos motociclistas que passam por uma prova de regularidade durante um período determinado.

          Em breve, nós da Expedições Latinas estaremos enfrentando esse desafio , para isso estamos desenvolvendo um percurso, provavelmente será Curitiba - PR até Villa Maria na Argentina, este trecho ultrapassa as 1.000 milhas, nosso objetivo é de tentar fazer as 1.500 milhas, conseguindo então o Bun Burner e quem sabe o Bun Burner Gold. 




Saddle - 1.000 milhas

Bun Burner - 1.500 milhas
   

          Existem vários tipos de desafios, o mais notável até o momento é o de 11 dias, 11.000 milhas Ferro Bundas Rally. Veja a relação:

  • Saddle - 1000 milhas em 24 horas; 
  • Bun Burner - 1500 milhas em 36 horas; 
  • Bun Burner Ouro - 1.500 milhas em 24 horas); 
  • 50cc quest - Cross Country em 50 horas ou menos);
  • Prêmio Traveler National Parks master tour - visita 50 parques em pelo menos 25 estados;
  • 10 / 10ths Challenge - ( 10 consecutivo 1000 dias milha); 
  • E o quase impossível 100K Clube - 100.000 milhas ou mais em um ano.


          Para receber a certificação, o motociclista deve efetuar um planejamento de roteiro por onde irá passar e, preferencialmente, que não seja ida e volta pelo mesmo caminho, pois será mais difícil a comprovação dos documentos e poderá gerar algum tipo de desconfiança por parte dos avaliadores.

          O ideal é montar uma rota em um circuito onde todas as passagens sejam por estradas diferentes. É possível sair de um determinado local e, ao final da prova, chegar neste mesmo ponto, deste que tenha passado por estradas diferentes, como se executasse a prova toda em um círculo.


          Para a comprovação, o motociclista deve juntar toda a documentação exigida e enviar para a Iron Butt Association.

          Os principais documentos são: Ficha de Inscrição, Relatório com dados das testemunhas de saída e chegada, mapas com o roteiro efetuado e notas fiscais dos postos onde efetuou os abastecimentos.

          Confira todos os detalhes diretamente no site da Iron Butt Association.



















     

3 comentários:

  1. Eu e marido fizemos de Garupa SC de moto é claro até Bagé RS em 12 já.

    ResponderExcluir
  2. Nosso 5 ano consecutivo até Bagé sendo o primeiro demos uma volta no Uruguai entrando por Santana do livramento e saindo em Rio Branco.

    ResponderExcluir