quarta-feira, 29 de maio de 2019

* Nova Trento - SC

          Recentemente fomos convidados a participar de um passeio para a cidade de Nova Trento-SC, o conhecido bate-fica foi promovido pela Road Motoshop, loja de venda de motos e artigos motociclísticos de Curitiba. Em nossa van seguiram familiares dos amigos motociclistas.

          Logo após passarmos pela cidade de Brusque, entramos numa estradinha que vai cortando pequenos distritos pertencentes aquele município, alguns trechos ainda são calçados por pedras em paralelepípedo e nos remetem a um passado um pouco distante, nos lembrando o tempo de imigração europeia.

           A cidade de Nova Trento foi colonizada por italianos oriundos da cidade de Trento, Nova Trento é o segundo destino brasileiro que mais recebe fiéis, peregrinos e romeiros, atrás apenas de Aparecida, em São Paulo. A cidade possui mais de 30 capelas e oratórios, incluindo o Santuário Santa Paulina – consagrado à primeira santa brasileira, que viveu até 1942 na cidade. 

          Existem muitas pousadas na região, nossa opção foi o "CEIC" - Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição, é um lugar de acolhida descanso e encontro com Deus, a natureza, as pessoas e com você mesmo. Neste lugar bendito morou a primeira Santa do Brasil e brasileira por naturalização, ela cuidou das pessoas pobres, idosas, doentes, das crianças órfãs ou em situação de vulnerabilidade social.

          No pátio da pousada você poderá apreciar a casa de madeira conservada na sua originalidade desde o século 19, na sala de entrada o Trio Fundacional da Congregação fez sua consagrada definitiva a Deus no dia 07.12.1895, quando mudaram de nome: Amábile Lúcia Visintainer para Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus, Virgínia Rosa Nicolodi para Irmã Matilde da Imaculada Conceição, Teresa Anna Maule para Irmã Inês de São José. No interior da casa existem documentos e objetos históricos.

          O município realiza uma das mais autênticas celebrações da cultura italiana: a Festa Incanto Trentino, com apresentações musicais em dialeto trentino. Embora minuscula, a cidade possui muitos atrativos, quando forem visitá-la, não deixem de degustar os vinhos locais, saborear as deliciosas receitas italianas e apreciar a natureza da região. No alto do Morro da Cruz (525 m), é possível avistar o Rio Tijucas desembocando no mar.

Informações que obtivemos sobre o turismo religioso.

Celebrações Religiosas e Festas locais

* Festa da Canonização de Madre Paulina

          No terceiro domingo de maio, no Santuário de Santa Paulina.

* Festa Litúrgica de Santa Paulina

          Romarias especiais, missas e orações. No segundo domingo de julho.

* Festa da Beatificação de Madre Paulina

          No segundo domingo de outubro, com missas, romarias e orações, no Santuário Santa Paulina.

* Páscoa

          Na véspera da Sexta-Feira da Paixão, os fiéis sobem o Morro da Cruz, passando pelas 14 estações que representam a Via-Sacra. No Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa são realizadas procissões no Centro e no Santuário Santa Paulina.

* Festa de Santa Cruz

          Procissão ao Morro da Cruz em homenagem à Nossa Senhora do Bom Socorro. No primeiro domingo de maio.

* Incanto Trentino

          Festa típica que celebra as tradições dos imigrantes italianos da região de Trento. Apresentação de canções em dialeto trentino, danças e músicas folclóricas, gastronomia típica, shows e bailes. Ocorre junto com as comemorações do aniversário de emancipação do município, no fim de semana mais próximo de 8 de agosto. Praça del Comune (em frente à Igreja Matriz São Virgílio), Centro. Fone: (48) 3267-1354.


IGREJAS

Santuário Santa Paulina

          O complexo preserva relíquias que fizeram parte da vida de Santa Paulina e da história da fundação da cidade, como o antigo engenho da família, o museu colonial e uma réplica do casebre onde a jovem Irmã Paulina cuidou de doentes. Mais de 40 mil pessoas visitam o santuário todos os meses, especialmente em datas comemorativas e religiosas como a Festa Litúrgica de Santa Paulina, Corpus Christi, Finados, Páscoa e Natal. Diariamente, 7h às 19h.
Rua Madre Paulina, 3.988, Vígolo, a 6 km do Centro.
Fone: (48) 3267-3030.

Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro

         Situado no alto do Morro da Cruz, possui no caminho até o topo as 14 estações que representam a Via Sacra. Diariamente, 7h às 18h.
Rua Nossa Senhora do Bom Socorro, s/n, Centro.
Fone: (48) 3267-0127 (Paróquia) / 3267-0318 (Moacir).









GASTRONOMIA


Gastronomia Italiana

          Saindo do centro de Nova Trento em direção ao Santuário, passamos por uma estradinha repleta de lojas, restaurantes, café coloniais entre outros, onde pode-se apreciar a culinária italiana de Nova Trento, saboreando massas, queijos e vinhos. No bairro de Vígolo, próximo ao Santuário de Santa Paulina, há boas opções de restaurantes e vinícolas artesanais.

Enoturismo

Vinícola Castel
Rodovia SC 410, 1230 - Claraiba
Fone: (48) 3267-1075

Vinícola Buono
Rua Madre Paulina, 1272 - Vígolo.
Fone: (48) 3267-1075.

Vinhos Girola
Rua Madre Paulina, 2379 - Vígolo.
Fone: (48) 3267-0709 / 3267-1017.

Vinícola Neotrentina
Rua Madre Paulina, 2021 - Vígolo.
Fone: (48) 267 0714.

Vinhos Vô Luiz
Rua Madre Paulina, s/n - Vigolo.
Fone: (48) 3267 0291.











Um comentário: