terça-feira, 16 de maio de 2017

* Contran quer proibir bauletos

          Seria o fim de viagens com motocicletas? No dia 27 de abril, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou a portaria 60/2017, que dispõe sobre das modificações permitidas em veículos. Para quem usa motocicletas, pode aparecer um novo problema, pois no item número 17, a instituição exige alteração de documento para qualquer moto que use “dispositivo de transporte de carga”, abrindo brecha para a exigência de tal modificação em qualquer baú, bauleto ou alforje de motocicleta.

          Ao final do artigo, o Conselho explica que por “dispositivo de carga”, enquadra-se qualquer equipamento do tipo baú ou grelha. Em parte alguma o Contran explica o motivo da exigência e nem se os baús pequenos, comuns de serem vistos em motos, serão ilegais sem a alteração de documento. As novas regras passam a valer a partir de 27 de maio.



Fonte: Icarros

46 comentários:

  1. A quem o contran está querendo benefíciar com essa medida

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo. O negócio vai ser enchermos o email do contran de questionamentos e "elogios" por ouvirem a classe antes de publicar tal portaria. O que isso tá encomodando. Vamos ter que nos mobilizar.

    ResponderExcluir
  3. Tanta coisa mais importante para se preocuparem, mas parece que isto deve ser algum plano para arrecadarem um pouco mais para o bolso do governo.

    ResponderExcluir
  4. O BRASIL TA CHEIO DE PESSOAS , QUE NÃO PERGUNTAM E ACHAM QUE CONHECEM TUDO , MAIS NUNCA ANDARAM OU VIAJARAM DE MOTO, AI VEEM COM ESTAS PORTARIAS PAPA PREJUDICAREM AINDA MAIS QUE VIAJAM DE MOTO, FIQUE QUIETOS E CALADOS JA FIZERAM MUITA CAGADA, CHEGA ATE UM DIA EM QUE UMA AUTORIDADE VIAJJAR DE MOT , FIZER UMA PORTARIA QUE EXONEREM ALGUNS DE VCS , FIQUEM LIGADO JA ESTÃO DE OLHO.

    ResponderExcluir
  5. tenho que viver fora do Brasil , já !
    isso aki é uma loucura atrãs de outra.
    da mais ñ.
    os caras tão pirando demais ...

    ResponderExcluir
  6. Nós estamos vivendo uma ditadura, alguém dúvida? Fazem tudo o que querem sem se ver importar com os outros que seria normal em uma democracia, e não adianta espernear que vão fazer.

    ResponderExcluir
  7. Entrem no site do Denatran, em Portarias. Vejam que a portaria 60/2017 altera a portaria 64/2016, na qual já constava a mesma restrição.

    ResponderExcluir
  8. CONTRAN se preparando para aplicar mais um golpe em prol da arrecadação, isso tem que parar!!!!

    ResponderExcluir
  9. Me desculpa, mas em momento algum essa portaria fala em proibição , mas sim "Atender Regulame
    ntação específica"

    ResponderExcluir
  10. Acho q não procede está msg. E coisa d moto frete.

    ResponderExcluir
  11. Somente mais uma forma de extorquir dinheiro...

    ResponderExcluir
  12. Porque é proibido falar no celular dirigindo e alguns carros são filmados com black out impossibilitando ver as pessoas falando no celular dentro do carro,beneficiando assim os infratores duplos,por falar no celular e usar película black out.Hehehe,agora querem fuder os motociclista.Pais de merda.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, sem querer me promover sou advogado e motociclista, além de ser afetado não concordo com isso. Vou verificar.... Caso se confirme posso ajuizar uma ação civil pública e ou mandado de segurança contra essa medida. Para tanto, devo fazer em nome de um grupo e ou associação representativa de motociclistas (algum grupo formal constituído há mais de um ano). Se algum diretor ou presidente de grupo se dispuser faço, em prol do motociclismo, de graça o serviço.
    Segue meu contato: 4899919116 ou advrudineipereira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço muita gente de Moto Clube não só aqui em Uberlândia, mas em outras regiões!!! Se isso for verdade, por favor, me avise por e-mail que converso com a galera aqui e a gente espalha Brasil à fora!!!

      Excluir
    2. Meu e-mail é oliverct8@gmail.com

      Excluir
    3. Parabéns pela atitude.

      Excluir
    4. Pelo que entendi, a mudança se faz necessária nos casos em que o dispositivo de carga substitui ou inutiliza o assento do passageiro, fazendo-se necessária a alteração de espécie do veículo (de passageiro para carga). Comparando o item 17, que inclui carga e o item 18, que retira a carga e inclui o passageiro. Já foi enviado questionamentos junto ao DENATRAN e este respondeu que corrigirá o texto para melhor interpretação.

      Excluir
  14. Segundo fontes secretas do governo, existe um receio das nossas autoridades que um brasileiro possa investir entre viagem, moto e acessórios, pelo menos 50 paus. Já pensou se ele aproveita o conjunto para entregar pizza nos países vizinhos e não recolhe os impostos??? Pelo menos minha piada é melhor do que a que está na regulamentação. Eles precisam concentrar tempo e energia para recuperar as motos que foram roubadas e restituí-las aos donos, por exemplo. Abraços / Luiz Pietruk

    ResponderExcluir
  15. A Comunidade Motociclística é muito grande. Hora de mostrar força e exigir a intervenção dos seus Deputados nessa sacanagem criada apenas para arrecadar. Do dia 21 a 30 de Julho, estará acontecendo o maior Encontro motociclístico da America Latina, o BRASÍLIA CAPITAL MOTO WEEK.

    Porque não pedir aos organizadores para organizar um abaixo assinado que inicia em Brasília e corre o Brasil através dos Motoclubes, Moto Grupos enfim, por toda a comunidade motociclística, no sentido de que uma resolulão meramente arrecadatória não venha atingir o MOTO-TURISMO nacional... Fica a dica... Sou muito pequeno, meu grupo é pequeno, mas "tamo junto".

    Aliás, meu Moto Grupo estará no Brasília Capital Moto Week dos dias 27 a 30 de Julho.

    Sou Alcino Fogaça
    Fundador do Moto Grupo 100 Compromisso
    Curitiba - Paraná - Brasil
    WhatsApp (41)9.8408-2232
    https://www.facebook.com/alcinofogaca
    https://www.facebook.com/groups/851694058282830/

    ResponderExcluir
  16. País de bosta que qualquer pilantra acha que pode criar a lei que quiser. Devia criar uma lei pra devolverem o rombo que deixaram aqui colocando pra forca ou cadeira eletrica esses pilantras e não perder tempo com leis idiotas como essa.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Se aprovada mesmo este abuso de autoridade, devemos mostrar para este país a força que tem a classe de motociclistas.
    Vamos as ruas para um protesto nacional ,paramos as principais rodovias com nossas motos e veremos se irão querer continuar com esta decisão.
    Motoboy do país precisa usar bauleto , outros profissionais também dependem destes baús, não só para viagens.
    Vamos as ruas.

    ResponderExcluir
  19. O que o pessoal do Contran deve estar querendo é que os fabricantes de baús e Bauletos para motos, "molhem" as mãos deles. No Brasil impera a corrupção.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. O diretor do CONTRAN pediu uma pizza, o entregador atrasou a entrega e ele resolveu se vingar.

    ResponderExcluir
  22. Pessoal.
    Preciso fazer alguns esclarecimentos sobre a matéria, indevidamente, publicada no site icarros.

    Em primeiro lugar o CONTRAN, nunca editou nenhuma Portaria. Quem edita Portarias é o DENATRAN.
    E no caso da portaria 60/2017, não há nenhuma novidade no que diz respeito ao item 17 (sobre inclusão de dispositivos​ de carga em motocicletas e motonetas)
    A norma já previa que estes veículos que se destinam a transporte de cargas (motoboy, correios, coca cola) deverão ter a capacidade de transporte de pessoas reduzida para apenas o condutor e ser alterada a sua classificação de passageiro para carga.
    Por esta razão é necessário a inspeção por entidade credenciada pelo Inmetro e emissão de CSV - CERTIFICADO DE SEGURANÇA VEICULAR.
    os baús traseiros e laterais utilizados para acomodar bagagens não estão e nunca estiveram proibidos.

    Entretanto cabe ressaltar que o artigo 98 do CTB, prevê que nenhuma pessoa fará alterações em características originais de veículos sem a prévia autorização da autoridade de trânsito do local onde o veículo estiver emplacado.

    Se restar alguma dúvida estou a disposição para saná-las.

    Humphry Lima.
    61-981903338

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho cadastro online, mas tinha que comentar. Sua opinião parece ter base, vou aguardar, mas vou anotar isso aqui. Sempre andei de moto e viajei, nunca me importei muito em ficar atrás dessas informações que mais parecem querer criar tumulto e gerar mídia para sites, fóruns, facebook, etc., mas foi só voltar a mexer com customização que quase toda semana surge uma "coisinha, uma intriga".

      Excluir
    2. antes de xingar o país nosso é preciso definir o que é carga. bagagem é bagagem, não é carga. se voce usa a moto pra carregar cargas e ganhar dinheiro com isso obedeça a portaria senão eles vão te largar a pé no meio da rua. se voce está viajando levando carga pra ganhar dinheiro, também. se o que leva são pertences pessoais de bagagem de trip ou dia a dia dá discutir, não dá pra esfregar a cara do policial rodoviário no asfalto se ele achar que está certo, mas dá prá discutir.

      Excluir
  23. Baú não altera característica original, tipo rodas, estrutura física. Baús são acessórios.

    ResponderExcluir
  24. Seria tão sem lógica como proibir o uso de racks ou bagageiros em veículos de passeio...

    ResponderExcluir
  25. Várias Motos  são boas para viajar mas qual é a melhor?

    ResponderExcluir
  26. Acho que eles estão certos no que tange a regulamentação de cargas em motocicletas. Isto existe para os demais veículos. Concordo que se estabeleça limites e isto as marcas e montadoras deverão fazer e regulamentar, através de alforges e não apenas amarrando mochilas na moto a bel prazer.

    ResponderExcluir
  27. Mas não proíbem bicicletas na contra mão. ..bicicletas levando crianças de colo em assento em cima na frente. .na agrupa. ..não proíbem bicicletas motorizadas andando sem nenhuma proteção. ...em cima de calçadas. .em alta velocidades. .etc

    ResponderExcluir
  28. Mas não proíbem bicicletas na contra mão. ..bicicletas levando crianças de colo em assento em cima na frente. .na agrupa. ..não proíbem bicicletas motorizadas andando sem nenhuma proteção. ...em cima de calçadas. .em alta velocidades. .etc

    ResponderExcluir
  29. Esse é o nosso Brasil que cada vez mais decepciona nos cidadoes que são escravos desse governo.

    ResponderExcluir
  30. não acredito em mais nada nesse país. se é verdade, acabou as viagens com motos? claro que não, isso é piada de mal gosto.

    ResponderExcluir
  31. É uma baita vergonha desse governo, tanta coisa importante para resolver vão querer logo isso. .. é um absurdo,vergonha,roubo.

    ResponderExcluir
  32. Parece que já foi resolvido o entendimento, é só pra moto-cargas, motoboys, tipo aqueles que carregavam água mineral, botijão de gas e etc.

    ResponderExcluir
  33. Brasil, um país governado por merdas, vermes, corruptos e ladrões.

    ResponderExcluir
  34. Tá todo mundo comentando sobre a proibição do bau mas o que me preocupa de verdade é que no item 31 e 32 está escrito que qualquer modificação no veiculo (com exceção rodas, pneus e iluminação) agora é proibida, ou seja, acabou o coyote, o carro rebaixado, o envelopamento e principalmente, acabou as motos custom. :(

    ResponderExcluir