sexta-feira, 23 de outubro de 2015

* A arte de David Mann


          Fanático por carros customizados, Mann conseguiu o seu primeiro emprego como pintor de automóveis em uma oficina de sua cidade natal e, assim que terminou o colegial, se mudou para a Califórnia, onde descobriu a paixão pelas motocicletas. Começou, então, a pintar cenas sobre a cultura “biker”. 

          Em 1963, trouxe algumas de suas obras para o Kansas City Custom Car Show e, o artista Tom Fugle se interessou por seu trabalho artístico. Com permissão de Mann, Fugle levou alguns dos seus trabalhos para Ed Roth, um artista pop da época e também responsável pela publicação de uma das primeiras revistas especializadas em motos customizadas, a Choppers. Roth adorou as pinturas e resolveu comprar os direitos de dez das suas pinturas. Em 1971, a então novata, Easyriders Magazine procurava por um “motorcycle artist” e Mann respondeu ao anúncio. Desde então, os seus trabalhos passaram a ser publicados regularmente na revista e mantiveram um estreito relacionamento até os últimos dias de sua vida.

          As pinturas de Mann retratavam cenas comuns do estilo de vida biker dos anos 60 e 70, tendo as “outlaw Harleys”, bobbers e choppers como principais retratações. Os cenários eram sempre surreais com céus distorcidos, muita cor e realismo e, principalmente, o humor das cenas vinham das suas próprias experiências de vida. Acima de tudo, as telas de Mann celebravam o espírito de liberdade, com belas estradas, "cabelos ao vento" e personificações de espíritos da natureza.

          Mann seguiu com o seu trabalho até o início de 2003, quando a sua saúde começou a piorar. Ele adquiriu uma doença rara, causada pela evaporação de gases das tintas que ele usava, que acabaram com os seus pulmões. Os médicos, então, decidiram retirar os pulmões de David e a sua vida passou a depender de um respirador. Um dia após completar sessenta e quatro anos, sua mulher resolveu desligar os aparelhos que o mantinham vivo e ele veio a falecer. Pouco antes de sua morte, uma motocicleta customizada foi construída em sua homenagem pela Orange County Choppers, sendo apresentada num episódio do reality show American Chopper. A "David Mann Bike" foi construída no estilo de Mann, mas Mann morreu antes que fosse concluída. 

          Em 2004, David Mann foi introduzido no Motorcycle Hall of Fame.


Referências

Eulogy for David Mann.
"From the publisher: Outlaws and old friends"
Biker: truth and myth : how the original cowboy of the road became the easy rider of the silver screen. "American Chopper. Episode Guide > Season 2, Episode 25. David Mann Bike 1".
"American Chopper. Episode Guide > Season 2, Episode 26. David Mann Bike 2".
Belas pinturas de arte cujo trabalho retrata a essência do estilo de vida motocicleta para uma geração de pilotos, Motorcyclemuseum, 







































Um comentário: