sábado, 5 de novembro de 2016

* Parque da Malwee - SC

          Jaraguá do Sul esta localizada no Vale do Itapocu, cercada por morros da cadeia da Serra do Mar e com três rios de médio porte que dividem a cidade em três porções, a cidade oferece paisagens de encher os olhos. As cachoeira, riachos e trilhas são acompanhadas de uma população hospitaleira e receptiva, aliando o turismo ecológico ao turismo cultural.

          Embora Jaraguá do Sul possua inúmeros atrativos, nessa matéria iremos falar sobre o Parque da Malwee, destino preferido por muitos motociclistas de Santa Catarina e Paraná quando realizam seus bate e volta.

          O Parque foi inaugurado em 1978, ele é referência nacional em preservação ambiental, com aproximadamente 1,5 milhão de m² de área preservada. Aberto diariamente com entrada gratuita, o parque é a maior demonstração de amor à natureza e de compromisso com a sustentabilidade do povo catarinense, preocupados com as gerações futuras.

          Além das mais de 35 mil árvores, 17 lagoas e 133 espécies de aves catalogadas, entre outras espécies da fauna e flora, o Parque Malwee também possui o complexo Museu Wolgang Weege, mantido desde 1988 com o objetivo de levar detalhes da cultura típica da região. O local é composto pelo acervo do Museu II, uma casa no estilo enxaimel construída em 1938, do Museu I, uma casa em estilo colonial construída em 1945, e do Espaço de Cultura Popular Bertha Weege.

Hackepeter Foto: Divulgação/Hugo Harada/Gazeta do Povo
          Estrada e gastronomia andam juntas em nosso mundo motociclístico, dentro do Parque da Malwee existem dois restaurantes, sendo um deles com comida típica alemã, com iguarias como marreco recheado, hackepeter, entre outros, quem assumiu a direção foi a Choperia General Kuster, que há 20 anos atende turistas e moradores em Balneário Piçarras. Para os apreciadores de cervejas e a galera que busca um lugar diferente, nas sextas, sábados e domingos o restaurante fica aberto para happy hour, com petiscos, canapés, salsichas e chope. 


          Toda a linha de bebidas Pericó esta disponível, além de uma linha de cervejas especiais e bebidas quentes.

          

          Para atender a população e turistas que visitam o local, o parque possui diversas opções de lazer para adultos e crianças:


- Duas opções de restaurante, para quem prefere os pratos típicos da culinária alemã ou quer uma opção mais diversificada;

- Estacionamento dentro do parque para carros e ônibus;

- Salão de festas nos restaurantes;

- Quiosques espalhados por todo o parque, com cobertura feita de folhas naturais e churrasqueiras;

- Espaço de eventos;

- Campo de futebol, quadra de areia, ginásio de esportes e playground;

- Calçada para caminhadas ao redor da lagoa;

- Aluguel de pedalinhos e, se os visitantes tiverem equipamento, podem praticar esportes náuticos e aquáticos na lagoa;

- Pista para campeonato de bicicross, que recebem, inclusive, etapas de campeonato nacional;

- Trilhas demarcadas e sinalizadas que podem ser feitas a pé, de bicicleta ou de carro, onde podem ser encontradas diversas espécies de plantas e animais silvestres, como esquilos e capivaras. Nas trilhas ainda há bicas de água potável, bancos para descanso, oratório, e muita sombra e ar fresco;

- Labirinto de plantas, uma das atrações mais procuradas pelas crianças.

          Para quem esta um pouco mais distante de Santa Catarina, vale a pena colocar num roteiro de viagem quando estiverem em viagem ao sul do país.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário