domingo, 6 de novembro de 2016

* La Aripuca - Puerto Iguazú - Argentina

          La Aripuca é uma atração turística em Puerto Iguazú (Argentina), com objetivos educacionais e culturais, que demonstra a relação da convivência entre homem e natureza. A estrutura principal, que dá nome ao local, foi construída com enormes troncos de madeira de 30 espécies nativas resgatadas do comércio ilegal ou reaproveitadas de alguma maneira, sem que nenhuma das árvores tenha sido cortada para este fim.

          Com cerca de 17 metros de altura e 500.000 kgs, o prédio reproduz em grande escala uma armadilha indígena tradicional conhecida como “arapuca”, utilizada na caça sustentável de animais para o consumo, que permite a soltura de animais impróprios que tenham sido capturados.

          O local conta com mais 4 estruturas: Tacurú, uma loja de artesanatos construída com pedras locais e uma estética rústica; Yateí, uma loja de produtos locais construída como uma habitação rural; Cucurucho, um pequeno bar que entre outros se destaca pelos sucos e sorvetes, construído com uma estética similar à construções indígenas; e, Termitas, um restaurante que serve almoços com pratos regionais.

          A família responsável pelo empreendimento também realiza um trabalho de proteção ambiental, através da contribuição dos “padrinhos de árvores“.

Como é o passeio 

          O início da visita é guiado, com informações iniciais sobre a atração. O passeio dura em média 1 hora, com uma breve caminhada por um ambiente natural, destacando-se La Aripuca, a principal construção do local. Próximo à esta, existem os prédios adicionais que funcionam como espaços gastronômicos e loja de artesanato local. 
Tarifas e Horários 

          Existe a cobrança de uma taxa de entrada na atração, que pode ser paga em Reais, Dólares, ou Pesos Argentinos. A visitação acontece diariamente, das 9 hs às 18 hs (horário local de Puerto Iguazú), inclusive nos finais de semana e feriados. 

Lembre-se 

– Você precisará ingressar na Argentina, por isso procure mais informações com sua agência de turismo receptivo e leve seus documentos pessoais

– Há também espaços para descanso no local

– A visitação dura aproximadamente 1 hora, entretanto ressalta-se que a ida de Foz do Iguaçu até Puerto Iguazú dependerá do trânsito

– Grupos devem entrar em contato com a administração para mais informações 
Informações adicionais 

Facebook oficial: /LA-ARIPUCA
Endereço: Ruta 12, Km 4 1/2, Puerto Iguazú, Misiones, Argentina
E-mail: info@aripuca.com.ar
















O Tacuru

          Tacurú, uma loja de artesanatos construída com pedras locais e uma estética rústica, a pedra Itacurubi (também conhecida como Tacurú) é encontrada no norte, centro e sul da província de Misiones em maior abundância, sempre em áreas baixas ou terrenos pantanosos (pântanos), 60 ou 80 cm da superfície. Neste ambiente é encontrada como uma pasta grossa, é extraída e pode ser moldada à vontade, permanecendo em contato com o oxigénio, após vários dias, acaba tornando-se rígida. Este material tem sido usado em grande parte da frente do edifício e, por isso chamamos isso de "Tacurú".
            
          O tacur & uactue é uma salão de vendas de artesanato de diversos lugares da Argentina, tais como: artigos de lã, couro, chifres, ossos, alpaca, prata, pedra e outros materiais. Podemos encontrar também artesanatos únicos com pedras preciosas como o quartzo, ágatas, jaspe, ametista, etc. 









El Yateí

          Yateí é uma pequena abelha sem ferrão, nativa da América do Sul que ainda vive na selva missioneira. Seu mel é altamente valorizado pela medicina popular e guaranítica por causa de suas muitas propriedades benéficas para a saúde.

          Este lugar é uma parte da rota onde os turistas, além de conhecer os produtos feitos na província de Missiones, também pode ser apreciada a arquitetura típica das habitações dos colonos da região. Como características particulares são destacadas, o telhado de duas águas, varanda, o piso distante do solo, isolado da umidade, insetos e outros animais como cobras e ratos.

          Ali o turista ira encontrar como a erva-mate, artesanato de madeira, doces, flores, licores regionais, mel silvestre, alfajores, farinha de mandioca, doce de leite de búfalo, entre muitos outros produtos.







Cucurucho

          Neste espaço agradável são oferecidas bebidas, ali você pode sentar e desfrutar da erva-mate gelado, sucos naturais, sanduíches feitos de pão caseiro fresco.




Termitas

          É um restaurante e um salão de festa totalmente equipado para eventos, todo ele construído em madeira, possui 200 metros quadrado. Ali são realizados eventos privados, como festas ou casamentos e também reuniões de empresas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário