terça-feira, 13 de outubro de 2015

* Fotos do Lago Titicaca


          Titicaca (na grafia hispanizada) ou Titiqaqa (quéchua) é um lago nos Andes, na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Em volume de água, é o maior lago da América do Sul. O Lago de Maracaibo, na Venezuela, tem uma área de superfície maior, mas é considerado uma grande baía salobra devido à sua ligação direta com o oceano.





          É muitas vezes considerado o lago navegável mais alto do mundo, visto que sua superfície está a 3.812 metros acima do nível do mar. Embora isto refira-se a navegação de grandes embarcações, geralmente é considerada a navegação de embarcações comerciais. Por muitos anos o maior navio a flutuar no lago foi o SS Ollanta, de 2.200 toneladas e 79 metros de comprimento. Hoje, o maior navio a navegar pelo lago é Manco Capac, operado pela PeruRail (atracado, em 17 de junho de 2013, no pier da Ollanta). Pelo menos duas dezenas de corpos de água em todo o mundo estão em altitudes mais elevadas, mas todos são muito menores e mais rasos que o Titicaca.





          O lago tem cerca de 8300 km² e situando-se a 3821 metros acima do nível do mar, é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina, superado apenas pelo Lago de Maracaibo, na Venezuela. Localizado no altiplano dos Andes, na fronteira do Peru e da Bolívia, tem uma profundidade média de 140 a 180 m, e uma profundidade máxima de 280 m. Mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 ilhas, algumas densamente povoadas.



          O Titicaca é interessante pela população vivendo nos Uros, nove ilhas artificiais. Essas ilhas tornaram-se uma grande atração turística no Peru, trazendo excursões da cidade de Puno, no Peru. Outra ilha, Taquile, é outra grande atração turística, apresentando uma comunidade indígena. Os habitantes de Taquile são conhecidos pelos seus produtos têxteis feitos a mão, considerados entre as manufaturas de melhor qualidade do Peru




          O lago Titicaca é alimentado pela água das chuvas e pelo degelo das geleiras que rodeiam o altiplano. É fonte do rio Desaguadero, que corre para o sul através da Bolívia até o Lago Poopó; no entanto, este afluente é responsável por menos do que cinco por cento da perda de água, o resto ficando por conta da evaporação devida ao ventos intensos e à exposição extrema à luz do Sol nesta altitude.



          A origem do nome Titicaca é desconhecida; foi traduzido como "Pedra do Puma", combinando palavras da língua local Quíchua eAimará. Localmente, o lago é conhecido sob diversos nomes. Como a parte sudeste do lago é separada do resto do lago peloestreito de Tiquina, os bolivianos chamam essa pequena parte de Lago Huinaymarca e a parte maior de Lago Chucuito. No Peru, essas partes pequena e grande são conhecidas como Lago Pequeño e Lago Grande, respectivamente.












































































Nenhum comentário:

Postar um comentário