quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Como conservar jaquetas de couro


          Alguns irão dizer que jaqueta de couro motociclista não é para ser limpa, que sua conservação não é necessária, quanto mais apresentar marcas do tempo, mais bonita ela fica.

          Bom, ainda assim iremos passar algumas dicas que podem prolongar a vida útil desse utensílio que demonstra a personalidade de quem o veste. Afinal, a aparência pode até ser mais interessante, mas com o tempo, a não conservação pode começar a espantar seus amigos a partir do momento em que ela começa a exalar um cheiro desagradável.

          A jaqueta de couro é simbolo de rebeldia, os filmes “Wild One” (O Selvagem – 1953), “Rebel Wihtout a Cause” (Juventude Transviada – 1955) e Blackboard Jungle (Sementes de Violência – 1955), os primeiros a darem voz às angústia juvenis e a representar gangues de motociclistas e de greasers (delinquentes) na história, popularizaram o uso da jaqueta de couro. Mas não bastava usar a jaqueta, era necessário ter a atitude de bad boy encarnada na figura de Marlon Brando e James Dean, e a roupa passou a ser um símbolo verdadeiro de rebeldia e perigo.

Então vamos às dicas:

O principal ponto é que uma roupa de couro não deve ser lavada, o que representa uma grande dificuldade na sua preservação e manutenção.

Lembre-se: limpe a jaqueta e hidrate-a pelo menos 3 a 4 vezes por ano. Fazendo isso, e tirando-a sempre do armário para pegar um ar, você terá sua jaqueta como nova por muitos e muitos anos!

Guarde sua jaqueta em local fresco e arejado, e sem amassar. Para não prejudicar a respiração do couro, use embalagens plásticas apenas para transporte.

Se for passar a jaqueta, use o ferro à temperatura de 80º C e coloque um pano sobre a superfície dela.

Por ser natural, o couro pode sofrer descoloração e acumular mofo com a falta de ventilação. Caso isso aconteça, use um pano levemente úmido para remover o mofo e coloque a jaqueta sob sol não muito forte por um curto tempo, para secar, tomando o cuidado de cobri-la com um pano, para evitar descoramento.

Se a jaqueta de couro tomar chuva ou tiver contato com umidade, seque-a em temperatura ambiente, não deixando exposta diretamente ao calor.

Em caso de manchas leves, tente removê-las usando apenas um pano úmido. Jamais use produtos de limpeza, como álcool, detergentes e óleos.

Lave sua jaqueta de couro somente em estabelecimentos especializados.

Para prevenir manchas em peças de roupas claras, evite o contato direto delas com o couro da jaqueta.

Evite contato direto da jaqueta com a sua pele, pois o couro poderá absorver a sua oleosidade natural.


Manchas mais comuns:

Importante: Para todos tipos de manchas é importante limpar com um pano limpo de tecido absorvente, ou com lenço de papel, sempre da borda externa da mancha em direção ao centro, para evitar traços de limpeza.

Alguns tipos de manchas como suor de colarinhos e axilas e caneta esferográfica podem ser limpas lixando cuidadosamente a parte interna com lixa de unha (a parte menos granulada) ou lixa de madeira no 120.

Sempre termine o processo de limpeza escovando a parte interna levemente com uma escova macia.

Guarde-o do lado do avesso para evitar descoramento pela luz.

  • Água, café, leite, refrigerantes e bebidas alcoólicas: Limpe a mancha obedecendo às recomendações gerais para manchas, acima indicada, umedecendo o pano em água. Se necessário, limpe a mancha usando um pano limpo umedecido em uma solução de sabão neutro, tal como xampu para bebê, ou em uma solução branda de amônia caseira comum (5%) em água.
  • Trincas e rachaduras: Para evitar o ressecamento, trincas e rachaduras, aplique levemente sobre a superfície afetada um pouco de glicerina ou óleo ou graxa incolor, como se faz com os sapatos.
  • Suor: Siga as instruções dadas para manchas aquosas, usando apenas água e uma solução neutra, tal como um xampu para bebê.
  • Sangue: Siga as instruções dadas nas recomendações gerais para manchas acima indicadas.
  1. Prepare uma solução com uma colher de sopa (25g) de sal de cozinha e um copo (200 ml) de água.
  2. Esfregue levemente com um pano e deixe secar.
  3. Limpe a mancha com uma solução de amônia caseira (5%) em água.
  • Poeira: Escove delicadamente e esfregue um pano seco sobre toda a superfície. Pode ser usada uma esponja do tipo para lavar louças.
  • Se alguma sujeira permanecer, use uma solução de sabão neutro tipo xampu de bebê ou solução de amônia caseira (5%) em água.

          Após seca, passe em toda a jaqueta um hidratante específico para couros, que pode ser comprado em sapatarias. Se não encontrar esse hidratante, use um hidratante corporal que você tenha em casa, de preferência branco e sem essência forte. Passe em toda a jaqueta, para hidratar bem o couro, deixando-o macio e protegido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário