terça-feira, 22 de agosto de 2017

Estouros em escapamentos prejudica a moto?

          Muitas vezes andando pelo trânsito de Curitiba vejo alguns motociclistas pedindo passagem para os carros, primeiro vem aquela acelerada básica, depois que ultrapassam vem aquele som "rrrrrrumm pááááááá" o estouro no escapamento, ou conhecido também por "pipoco" em algumas regiões do Brasil.

          Alguns fazem isso por diversão mesmo, a prática é comum e acontece quando desligamos a chave da moto e ligamos novamente. Poucos sabem o porque disto e menos pessoas ainda sabem o quanto esta “diversão” pode ser prejudicial a moto.

          Quando o motor está em funcionamento, o movimento do pistão faz com que seja "sugado" para a câmara de combustão a mistura fresca ( mistura de ar +gasolina em vapor, antes da queima), esta mistura é detonada pela faísca da vela de ignição. Ao funcionar o motor e desligar a chave ou o stop ignition, acontece que a vela não envia mais faísca, mas o motor ainda está girando, este movimento do motor resulta em um acumulo de mistura fresca na câmara de combustão e também no escapamento. É nesta hora que se liga novamente a chave ou o stop ignition, e a vela retorna a soltar faísca queimando o excesso de mistura fresca que está acumulada, com isso ocorre uma explosão grande. 

Danos prejudiciais


          A grande explosão que ocorre, resulta sim e danos para a sua moto. Primeiramente e menos importante no pistão, pois o mesmo recebe um impacto fora do normal para o que foi dimensionado. Em segundo lugar, as válvulas de escape também sofrem com o impacto e podem ocorrer pequenos empenos nas válvulas. Em terceiro lugar o cano de escapamento, o qual ocorre ruptura das paredes, e também superaquecimento dado que muitas vezes chega a sair fogo pelo escapamento. E para terminar, o sistema do motor em um todo, acaba sofrendo, podendo ocasionar um desgaste prematuro.


fonte:motokando

Um comentário:

  1. Hoje minha desgastar está com escapamento original mas, quando comprei, ela estava com o tal do escapamento esportivo. Esses estouros ocorriam durante a pilotagem, em reduções de marcha sem, obviamente, ignition off. Essa é uma anomalia que inclusive mecânicos experientes não sabem resolver. Eu prefiro escapamento original, mas tem gente que quer colocar um barulho a mais... Qual a sugestão para evitar os estouros e as consequências?

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