quarta-feira, 22 de junho de 2016

* O sono venceu.....



          Nosso último tema no blog foi "Dormindo na Garupa", ali relatamos as possibilidades de nossas companheiras caírem no sono durante uma viagem ou passeio. Pois bem, na verdade o alerta serve também para nós motociclistas, independente de estarmos acompanhados ou não.

          Após ler a matéria, Alexandre Ghiradi, um amigo que nos acompanhou nas Expedição 5 Fronteiras lembrou do fato ocorrido com ele. Em nosso retorno do Peru em 2014, no trecho entre Cusco e Assis Brasil foram 694 km rodados, imprevistos como a queda de barreira na Cordilheira sobre a Ruta Interoceânica (Estrada do Pacífico) fizeram com que atrasássemos nossa viagem. Acabamos percorrendo o trecho de Puerto Maldonado à Assis Brasil no período da noite e esse foi nosso erro, deveríamos ter parado para dormir em Puerto Maldonado. Nosso amigo, embora tenha dormido sobre a moto, acabou levando sorte, pois sua moto foi parar numa tosseira à beira da estrada, não chegou nem a tombar direito, ambos, moto e motociclista saíram intactos. 


        Já no dia seguinte, de Assis Brasil até Rio Branco do Acre, o incidente aconteceu comigo. Um pouco após passar por Brasiléia o pneu traseiro da moto rasgou, isso atrasou nossa viagem pois tivemos que entrar na Bolívia para achar as medidas do pneu da Vstrom. Com isso, novamente entramos no período da noite e o sono me pegou, por sorte apaguei quando coloquei os pés no chão ao parar numa rotatória. A moto tombou lentamente sobre mim e fiquei encaixado entre ela e o bauleto lateral, acordei com minha esposa me chamando aos gritos e preocupada comigo, ali também nada aconteceu de mais grave, apenas um leve tombo.

          As dicas são as mesmas passadas aos garupas, para evitar o sono na viagem, procurem conversar sempre com suas companheiras, procurem adquirir um comunicador para irem conversando com suas parceiras, cantem um repertório de músicas alegres, procurem efetuar mais paradas, tomem uma boa xícara de café e lavem bem o rosto, agora, o sono é implacável, ele dá seus sinais, o bom mesmo é evitar andar durante à noite, retardem a viagem e tirem um belo cochilo antes de seguir a viagem. No mais, boas rotas !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário