quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

* Festa Pomerana


          Pensa numa festa divertida onde você não entende uma palavra do que dizem, a não ser que você seja descendente de alemão, esta é a Festa Pomerana , são onze dias de festa, ela chega a sua 34ª edição, a festa germânica que é tradição todos os meses de janeiro no estado de Santa Catarina.

A cidade mais alemã do Brasil se prepara para receber moradores e visitantes em uma festividade que ressalta a cultura dos colonizadores através da gastronomia, competições, música e dança. A festa faz parte da comemoração de aniversário da cidade de Pomerode. 

          A próxima edição será realizada entre 12 e 22 de janeiro de 2017, no Pavilhão de Eventos de Pomerode, terá como mote "Tradição celebrada em família"

          Culinária - A festa também é um banquete da culinária típica alemã, apresenta farta gastronomia aos visitantes nos diversos espaços gastronômicos, resgata ainda a cada edição a culinária mantida no dia a dia da comunidade.

​Abertura Oficial: dia 12 às 20h.

Horários da festa

Segunda a quinta – 18h às 01h

Sextas das 18h às 3h

Sábados das 10h às 4h

Domingos das 10h às 24h



          O grande barato de ir a Pomerode é poder desfrutar das paisagens do Vale Europeu, para quem segue pela BR 101 o caminho a ser seguido é a Rodovia do Arroz, onde pode ser observado as plantações de arroz (é lógico) com a Serra do Mar ao fundo da paisagem, é muito bacana. O retorno a Curitiba pode ser feito por São Bento do Sul, pela SC 280 passando também pela Serra do Mar e chegando à BR 116, uma estrada com muitas curvas e com belas paisagens, nesse tem a opção de passar pela Serra da Dona Francisca, retornando depois pela BR 101, mas daí é muito passeio para apenas um dia.





          Este é um  dos eventos mais bem organizados da região sul do Brasil, na culinária encontramos o marreco com repolho roxo, Bockwurst (salsichão) e Eisbein (joelho de porco) pratos típicos servidos na festa. O tradicional Chopp, tirado na medida certa e bem geladinho completa as delícias da Festa Pomerana.




          Além dessa comilança toda, estão previstas algumas competições típicas tais como:



Fischerstechen (fisgar o pescador) - trazida da Alemanha. É uma luta realizada no meio de um rio ou lagoa, em que duas equipes se enfrentam, uma em cada canoa. Cada equipe é munida de um bastão. O objetivo é derrubar o adversário.



Schneidmüller (serrador de lenha) e Holzhacker (lenhador) – a partir da prática dos imigrantes de preparar as madeiras para as construções, se originaram estas competições. São utilizados um tronco, uma serra manual de dupla e um machado. É vencedora a dupla que serrar ou aquele que lenhar seu tronco no menor tempo.






Vogelstechen (pássaro ao alvo) - competição tradicional na qual o participante utilizará um pássaro esculpido em madeira com bico de prego preso a uma corda para acertar o alvo.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário