Guaraqueçaba - Paraná

A ESTRADA


          A cidade esta distante de Curitiba aproximadamente 159 km, existem dois caminhos que levam a este paraíso, sendo que um deles passa pela encantadora Estrada Graciosa , o outro desce
pela Rodovia BR 277. Os dois caminhos passam por Morretes e seguem em direção a Antonina pela PR 408, antes de chegar em Antonina deve-se entrar na PR 340, uma estrada muito bonita, andando alguns km acesse a PR 405, onde começa o trecho de saibro.

          São 80 km realizados em estrada de saibro, mantida pelo governo do estado em condições regulares de trânsito, o tempo estimado de viagem nesse trecho é de 2:30 horas e 3:30 horas, dependendo do tempo. É uma viagem bonita onde podem ser observados búfalos, lagartos, gaviões e outros animais da fauna típica da Floresta Atlântica, além da bela paisagem local.

          Após 38 kms em uma localidade chamada Tagaçaba, ao lado da ponte sobre o rio de mesmo nome, tem o restaurante e pousada do Marinho que tem o melhor peixe assado na folha de bananeira da região e vem acompanhado de uma deliciosa comida caseira, do outro lado da estrada tem o restaurante do Ivori, onde vocês podem ter uma refeição deliciosa com pratos diferentes, tais como uma lazanha de frutos do mar.




GUARAQUEÇABA


          Guaraqueçaba foi colonizada pelos portugueses em 1545, sendo a primeira no estado do Paraná, por volta de 1640, o fundador da capitania de Paranaguá, Gabriel de Lara, descobriu ouro na região, com isso, mineiros e aventureiros resolveram explorar a região.

          Logo após a colonização de Guaraqueçaba os Jesuitas fundaram na Ilha de Superagui um estabelecimento agrícola e religioso. Só no início do século XIX, após a construção da igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões, no morro do Quitumbê, surgiram as primeiras edificações em sua volta, formando o povoado de Guaraqueçaba Pr. Em 1854 o povoado de Guaraqueçaba Pr foi elevado à freguesia e em 1880 à município de Guaraqueçaba Pr. A cidade de Guaraqueçaba esteve isolada do resto do estado do Paraná até 1970, quando foi construída a estrada que liga Antonina à Guaraqueçaba, sendo que anteriormente o único meio de acesso era através de barcos vindos de Paranaguá. O município e Guaraqueçaba tem cerca de 8 mil habitantes, muitos deles são caboclos litorâneos que habitam as ilhas da região.

O que fazer:

RESERVA NATURAL SALTO MORATO


          Ainda no caminho a Guaraqueçaba, desviando um pouco da rota, encontra-se a ReservaNatural Salto Morato, em 1994, a área foi comprada com o apoio financeiro da The Nature Conservancy e, no mesmo ano, foi reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Desde 1996, é aberta ao público e se tornou uma das atrações turísticas do município de Guaraqueçaba (PR). Em 1999, foi reconhecida pela Unesco como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade.

          A Reserva Natural Salto Morato abriga uma área de 2.253 hectares de Mata Atlântica e encontra-se em região com expressiva concentração de espécies de aves endêmicas - ou seja, que ocorrem apenas no bioma -, sendo várias delas ameaçadas de extinção.

          O local conta com trilhas interpretativas, alojamento para pesquisadores, centro de visitantes, quiosques, lanchonete*, camping, centro de pesquisa e laboratório, além de uma estação meteorológica (no padrão do Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR), que registra dados climáticos a cada 15 minutos.

Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões

          Construída em 1838 em estilo colonial com grossas paredes de pedra, sendo a primeira construção de Guaraqueçaba. Em seu interior destaca-se o altar em forma de embarcação cuja base é um peixe esculpido em madeira, uma homenagem aos pescadores da região. Localiza-se na Rua Coronel João Isidoro.



Morro do Quitumbê

          De aproximadamente 800 metros, com início ao lado da Igreja, que proporciona bonita vista da baía. O início do percurso pode ser pela Igreja e seguindo para a lateral até encontrar a Sanepar ou na rua lateral a Igreja até chegar ao portão da Sanepar, local tranquilo e trilha limpa, importante fazer a trilha em grupo de no mínimo 5 pessoas, para preservar a segurança pessoal de cada caminhante. Não tem placas de sinalização na trilha.


Mirante da Serra Negra

          Localizado na Rodovia PR–405 de ligação entre Antonina e Guaraqueçaba, distando 74 km da primeira cidade. A estrada teve sua construção iniciada no início da década de 50, e seria um trecho da futura BR-101, que por outros motivos acabou não sendo concretizada. 

          Os registros históricos documentam que a região da Serra Negra (entre PR e SP) foi a primeira região do Brasil onde foram encontradas lavras de Ouro, entre 1638 e 1654, mas não geraram grandiosas riquezas.

          O mirante esta a aproximadamente 30 m de altura, o que permite a visualização da bonita paisagem da Baía de Guaraqueçaba e de todo o seu entorno.

          Hoje o mirante é um monumento abandonado e marcou a inauguração da estrada PR-405 em 1970, que ligou definitivamente Antonina a Guaraqueçaba, antes, só podia se chegar de barco. Fica no alto de uma montanha de onde é possível avistar claramente a baía de Guaraqueçaba, a sede da cidade e as fazendas da região, além de toda a beleza das matas e montanhas.






          Após vencer a escadaria de 127 degraus até o seu topo, o turista é recompensado pela vista de toda a baia de Guaraqueçaba, com todos os seus contornos.



Ponta do Morretes

          Localiza-se no centro da cidade e se constitui em área arborizada, com passarela beirando a baía e local para banho e pesca.





Rio Guaraqueçaba

          Rio bastante procurado pelos amantes da pescaria.


Parque Nacional Superagui

          O Parque Nacional do Superagüi compõe a Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, que engloba, também, a Estação Ecológica de Guaraqueçaba, e a área de relevante interesse ecológico das ilhas do Pinheiro e Pinheirinho.

          Criado pelo Decreto Federal nº 97.688 de 25 de abril de 1.989, localiza-se em terras do
município de Guaraqueçaba, perfazendo uma área de 21.400 ha. Faz parte do complexo estuarino-lagunar integrado por Cananéia, Iguape e Paranaguá, uma das regiões mais importantes do País sob o ponto de vista de sustentação alimentar. Inclui restingas, diversas formas de vegetação, mangues, elevações isoladas, grandes áreas de praias desertas, além de diversas trilhas ecológicas. Abriga diferentes espécies animais, algumas raras ou em extinção, como o papagaio chauá, o jacaré de papo amarelo, os macacos sauá e mono carvoeiro, além de vegetais como ipês, jacarandás, caxetas e orquídeas. O acesso é feito via marítima por Paranaguá ou Guaraqueçaba.

Ilha das Peças

        A origem do nome das Ilha das Peças, revelam curiosidades sobre a história dos locais.: Há duas versões. Uma delas conta que, na época da escravidão, os escravos ficavam ali antes de chegar ao continente. Eles eram chamados de “peças”. Outra hipótese é de que a ilha armazenava as peças de artilharia usadas na Fortaleza da Ilha do Mel, construída no século 18.






Praias Desertas

          Localizado na Ilha de Superagüi, Tem cerca de 40 Km de extensão, ideal para passeios de bicicleta.

Pesca em Guaraqueçaba

          É passeando na Baia de Guaraqueçaba que se conhece o ecossistema estuarino-lagunar e entende-se sua importância no equilíbrio ecológico da região. O litoral do Paraná é rico em peixes, e Guaraqueçaba com sua área preservada, é um dos locais muito procurado pelos amantes da pesca esportiva. Muitas espécies de peixes habitam o litoral do Paraná tais como anchova, badejo, baiacu, bagre, betara, corvina, garoupa, linguado, miraguaia, merluza, mero, pargo, porco, pampo, parati, pescada, prejereba, raia, robalo, sargo, tainha, xaréu e outras espécies mais. As fotos mostram vários pontos de pesca na Baia de Guaraqueçaba.


Onde ficar:

Mochileiros:
Camping na Reserva Morato

Pousada Chauá
Rua Ferreira Lopes S/Nᵒ – Litoral Norte
Guaraqueçaba – PR – CEP: 83.390-000
Contato: Sr. João Amadeu Alves ou Sra. Ida
Telefone: +55 (41) 3482-1265

Pousada Ilha das Gamelas
Ilha das Gamelas
Guaraqueçaba – PR – CEP: 83.390-000
Contato: Sr. Celso Barbosa Leite
Telefone: +55 (41) 9117-9932 ou +55 (41) 9172-4485

Hotel Eduardo I
Rua Paula Miranda, 165 - Centro
Tel. (41) 3482-1225 Fax: (41) 3482-1516
e-mail: mara.usui@bol.com.br
Pousada Bambuza
Rua Doutor Ramos Figueira, 215 - Costão
Tel. (41) 3482-1427
e-mail: anevalenza@uol.com.br
home page: www.pousadabambuza.com.br


















































Mirante abandonado em Guaraqueçaba

Estrada de saibro














2 comentários:

  1. Viagem show! Ótimas dicas, Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, a principio comecei apenas relatando histórias, agora pretendo deixar o blog como um serviço de utilidades, valeu, abraço!!

      Excluir