sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

* Taxi em Santiago - Uma experiência negativa

Foto ilustrativa
          Esta é uma matéria a qual não gostaria de escrever, para mim, Santiago é tudo de bom, um povo muito educado e atencioso, a capital chilena é linda e muito limpa, você anda pelo centro da cidade e os guias turísticos te abordam de forma muito educada, no entanto, fomos surpreendidos.

          Depois de retornar de nossa última viagem guardei um segredo para mim, estava me sentindo um idiota, me lembrei daquele filme "Uma família americana na Europa", onde o pai da família americana se passava por um idiota, foi assim que me senti depois que sai de um táxi.

          A principio achei que tivesse sido um caso isolado, afinal, já havia andando de táxi outras vezes na cidade, é mais pratico e sai mais barato. Por conta disso, deixei passar o pequeno golpe que levei. 

          Porém, isso vinha martelando em minha cabeça, então resolvi encaminhar uma reclamação sobre o assunto para o Ministério de Turismo do Chile, para minha surpresa, no site do Tripadvisor li relatos de diversas pessoas passaram pela mesma situação.

          No meu caso, caí no golpe do taxímetro alterado por controle remoto, percebi que o valor havia subido um pouco rápido e perguntei o motivo, o mesmo me alegou que seria por conta da bandeira dois, como já havia passado das 20 horas deixei quieto, mas de repente o taxímetro deu um pulo mais alto no valor e então percebi que havia algo errado, o que era para ser uns R$ 15,00 saiu por quase R$ 70,00 - Não quis comprar briga, afinal, se um caso desse vai parar numa delegacia a gente acaba levando a pior, ou até mesmo por medo de uma represaria, enfim.

Sky Costanera - Foto by Rogério Boschini
          Depois do fato ocorrido, comecei a analisar melhor a situação, a impressão que tive é que eles agem em grupo. Havíamos acabado de sair do Sky Costanera, um prédio turístico de Santiago, então fomos até a fila de táxi para pegar o primeiro da fila e nos mandaram pegar outro que havia estacionado recentemente, era um sedan da Hiunday, o taxista era jovem, no molho de chave havia um chaveiro da Argentina, até perguntei se ele era argentino e o mesmo me disse que o proprietário do carro.era. Na verdade o golpe já começou em frente ao Sky Costanera.

          Enfim, resolvi realizar essa matéria para orientar nossos amigos viajantes para que tenham cuidado em relação a táxi em Santiago, isso acabou servindo de aprendizagem, infelizmente.

          Conheçam abaixo os tipos de golpes aplicados:


1. A famosa volta a mais, você pede para ir de A para B, ele passa em C, D, E antes. 
2. O golpe das notas falsas.
3. A última novidade eles alteram o taxímetro por controle remoto e a corrida chega a custar 5 vezes mais.
4. Troca de notas, essa acontece no período da noite, você paga com uma nota de $ 10.000 pesos e rapidamente eles mostram que você entregou uma de $ 1.000,00 pesos Cuidado. Na dúvida vá de metro. Se não for possível pense na possibilidade de locar um carro.


          Vejam alguns depoimentos do Tripadvisor





"Mais atual que nunca! Cuidado, os taxistas em Santiago são BANDIDOS! Ladrões! Peguem o metrô!"


"Cuidados, os taxis estao trocando notas de 10 mil pesos por notas de mil pesos, forcando o turista a pagar de novo. Cuidado!!"


"Também cai nesse golpe. Paguei 10.000 e ele troca muito rápido falando que pagamos apenas 1000. Temos que denunciar para que tomem providências."


"Infelizmente é uma pratica antiga, muitos turistas já foram lesados, por isso a importância do Fórun, para partilharmos das nossas experiências, e evitarmos muitos transtornos."

"Andar de taxi em Santiago sofre-se um altíssimo risco golpes. Taxistas extremamente desonestos e grosseiros. Fomos roubados tendo de pagar $30000 (trinta mil!!!) do Costanera Center ao Pátio Bella Vista. Quando questionamos o valor da corrida, fomos intimidados pelo taxista. Como estamos numa situação de extrema vulnerabilidade em pais estranho, o que fazer? Pagar e ficar no prejuízo... Enfim, muita atenção e espero que outros não passem por esse infortúnio. Brasileiros são presas fáceis para os taxistas chilenos."

Se alguém quiser ler mais relatos, acesse o link abaixo: 

https://www.tripadvisor.com.br/ShowTopic-g294305-i2020-k6784789-Golpe_taxis_santiago_Cuidado-Santiago_Santiago_Metropolitan_Region.html


2 comentários:

  1. Em Santiago a melhor alternativa é usar UBER para não passar nos golpes dos taxis. Eu só andei de UBER e foi tranquilo.

    ResponderExcluir