segunda-feira, 29 de maio de 2017

* Pedágio Free para motos no Paraná

          Um dia histórico para o motociclismo paranaense, vinte e um Moto Clubes e Moto Grupos fizeram presença no plenário da Assembléia Legislativa do Paraná para ouvir leitura do requerimento assinado pelos Deputados Marcio Pauliki (PDT), Luis Claudio Romanelli (PSB) e Nelson Luersen (PDT) , onde os mesmo pedem que faça valer a Lei 15.722/2008, de acordo com o paragrafo primeiro da referida Lei, ficam isentas de pagamento de pedágio, nas estradas e rodovias localizadas no âmbito territorial do Estado do Paraná, as motocicletas e similares.

          O requerimento foi bem recebido pelos demais deputados, os quais se comprometeram a assinar e encaminhar ao governador Beto Richa (PSDB). Embora a Lei esteja aprovada, as Ecovia Caminho do Mar, em conjunto com a Ecocataratas ajuizaram ação ordinária e o processo ainda esta em trânsito.

          De acordo com o Deputado Marcio Pauliki (PDT), o volume de motos transitando pelas rodovias paranaenses representa apenas 0,85% do volume total arrecadado pelas concessionárias, se acaso essas resolvessem repassar para os outros veículos, o valor não poderia ultrapassar a R$ 0,01 por veículo de acordo com o estudo. Esse estudo é apenas uma demonstração da insignificância do número, o requerimento não sugere o repasse para outros veículos, o deputado Pauliki faz lembrar que é contra a forma de atuação do pedágio paranaense, inclusive para os demais veículos.

          O deputado Luis Claudio Romanelli fez lembrar que o pedágio para motociclista já é gratuito em muitos estados brasileiros, bem como nos nossos hermanos argentinos.

          Já o deputado Nelson Luersen lembrou da importância para o turismo, muitos motociclistas paranaenses preferem fazer seus passeios pelo estado de Santa Catarina, onde o pedágio é muito mais barato, dessa forma, o estado do Paraná deixa não só de arrecadar, mas também deixa de gerar empregos na área de turismo.

         
Luis Claudio Romanelli, Nelson Luersen e Marcio Pauliki




          Bom, as chances são grandes, lembrando que a Lei já existe, vale lembrar ainda que nosso governador também é motociclista, na foto ao lado ele esta em companhia do pessoal do Só a Nata Big Trail Moto Clube.

Estiveram presentes:
  • Viragopr
  • Bodes do Asfalto
  • Curitiba Moto Point
  • Guardiões da República 
  • 300 Guerreiros
  • Four Square
  • Bichos do Paraná
  • Friends Forever
  • Ratos de Rua
  • Motokados
  • Filhas do Vento e da Liberdade
  • Balaclava
  • Caçadores da Liberdade
  • Padrino's
  • A.M.M.
  • Moto Clube Estrada Afora (Ponta Grossa-Pr)
  • M.C.K. Moto Clube
  • Esquadrão de Cristo
  • Taber Motorcycle
  • 100 Compromisso
  • Wild Riders
  • Só a Nata Big Trail Moto Clube
  • Caxambu Moto Clube
A Triumph Curitiba também encaminhou um representante.










16 comentários:

  1. Primeiro passo foi dado, Vamos continuar a luta para que o resultado seja favorável a nós motociclistas.

    ResponderExcluir
  2. Toda conquista é feita por todos os motociclistas, inclusive aqueles que preferem o anonimato. Fica a sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em muitos momentos é importante dar as caras, um deles foi esse. A matéria foi amplamente divulgada, seria interessante ter outros amigos fazendo a cobertura. Essa não é uma conquista exclusiva da "Expedições Latinas", é de todos os motociclistas. Ficamos chateados com o baixo numero de motociclistas na Assembléia Legislativa do Paraná (A.L.P.), compreendemos que muitos trabalham, mas contamos com a presença de apenas 62 motociclistas, seria interessante ter lotado as 420 vagas da A.L.P.
      Por outro lado, tivemos 21 moto-clubes representando a classe, o que foi muito bom.

      Excluir
  3. Ótima iniciativa, pensamentos positivos que dará certo.... Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Juliano, nosso proximo passo será um abaixo assinado, reforçando nossa solicitação

      Excluir
  4. Parabéns pela iniciativa... Sempre me pergunto quando todo em São Paulo, onde o motociclista tem isenção, o porquê de não termos o mesmo deneficio em nosso estado. Valeu! Vamos acompanhar. Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Acho de suma importância que façamos contato com os Deputados através de seus sites para reforçar nosso apoio e de todos os nossos amigos e conhecidos que gostam das duas rodas a essa causa. Entrem em contato através dos sites... Deputado Nelson Luersen (PDT) - http://www.nelsonluersen.com.br/, Deputado Marcio Pauliki (PDT) - http://www.marciopauliki.com.br/ e Deputado Luis Claudio Romanelli (PSB) - http://luizromanelli.com.br/ - Bora compartilhar no facebook de todos, fazer contato e apoiar essa luta! Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. Olá gente!
    primeiramente parabéns pelo blog

    Eu sou do Peru e pessoalmente diria que Peru é um excelente destino turístico, está cheio de história, cultura, comida, tradições e outras que valem muito a pena!
    Assim, eu recomendo a todos os viajantes conhecer meu país!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Victor - obrigado
      Realmente o Peru é um país magnifico, muita história por tras das belezas - acredito que em 2018 eu voltarei a visitar seu país.

      Excluir
  7. Parabéns aos envolvidos! Espero poder ser presente em outra oportunidade.

    ResponderExcluir
  8. É sério que foi aprovado nesse segunda feira esse projeto ????

    ResponderExcluir
  9. http://www.alep.pr.gov.br/sala_de_imprensa/noticias/assembleia-aprova-a-isencao-de-pedagio-para-motos-no-pr-1

    ResponderExcluir
  10. http://www.alep.pr.gov.br/sala_de_imprensa/noticias/assembleia-aprova-a-isencao-de-pedagio-para-motos-no-pr-1

    ResponderExcluir
  11. Rafael Diogo, essa notícia é de 2007, a mais atual sobre o assunto é essa postagem seguido desse link: http://www.alep.pr.gov.br/sala_de_imprensa/radio_assembleia/motocicletas-podem-passar-a-ser-isentas-de-tarifa-de-pedagio-no-parana

    ResponderExcluir