segunda-feira, 22 de maio de 2017

* Melhor época para ir ao Atacama de moto

          Essa é sem dúvida a primeira pergunta que me fazem quando falo em Deserto do Atacama. Bem, esse é um dos lugares mais áridos e secos do planeta, ele está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru, possui cerca de 1000 km de extensão. Embora tenha chovido no inicio de 2017, os registos dizem que fazem mais de 500 anos que não tem uma chuva significativa por lá.

          O clima no Deserto do Atacama é magnífico durante o ano inteiro, com mais de 90% de dias de sol radiante. Durante o verão (janeiro, fevereiro e março) a máxima fica em torno dos 27 °C, chegando às vezes aos 32 °C. A mínima durante a noite é de 16 °C. Entre janeiro e março, o chamado inverno do altiplano deixa cair chuvas ocasionais. No inverno (junho, julho e agosto) a temperatura média no dia é de 22 °C e à noite 4 °C, descendendo em casos extremos a -2°C. Em qualquer que seja a estação,a dica é nunca de esquecer de levar sempre agasalho durante os passeios, e tome muita água.

          Ou seja, verificamos que andar de moto no deserto não é problema, desde que se faça durante o dia, o risco de andar à noite não é pelo frio, mas pelo "deserto" que se torna o deserto. Ninguém circula durante a noite por lá, os caminhoneiros estacionam à beira da estrada em lugares próprios. Postos de gasolina são raros e encontram-se numa distância muito longa um do outro.

          A questão é: Chegar no Atacama de moto

          Para isso temos que passar pela Cordilheira dos Andes e também pelas aduanas Brasil/Argentina e Argentina/Chile, temos que considerar duas vezes a palavra tempo (Clima e duração)

           Existem caminhos diferentes para os brasileiros e todos passam pela Cordilheira dos Andes. Quem mora mais ao sul do Brasil provavelmente irá por Mendoza (ARG), passando por Santiago (CHI) e então subindo ao norte. Outro caminho mais conhecido segue por Salta (ARG) e depois para San Pedro de Atacama (CHI), existem outros poucos utilizados por serem um trecho de ripio, são usados mais pelos amantes de bigs trails, Paso San Francisco que sai em Calama e o Paso Agua Negra próximo de Mendoza.

          Para cruzar a Cordilheira é interessante evitar o período que compreende da segunda quinzena de abril até o fim da primeira quinzena de setembro, onde o frio é mais intenso, a não ser que você queira ver muita neve, também existe também a chance de encontrar uma chuva congelada, a qual deixa o asfalto liso pra caramba. Por conta disso, a própria policia acaba interditando a estrada por um dia ou até mais.

          No que se refere ao tempo (duração), o problema esta em atravessar a aduana em períodos de férias, janeiro por exemplo, onde as filas são intermináveis e você pode acabar passando um bom tempo à espera. Como já mencionamos em outra matéria, no caso de Paso de Jama, para quem esta de moto a regra é que se faça a processo aduaneiro e esteja liberado até por volta as 15 horas, tendo em vista que dali para frente você irá continuar subindo a cordilheira por mais alguns quilômetros antes de pegar uma imensa descida que leva até San Pedro de Atacama.

           Ainda sobre janeiro, devemos lembrar que além de ocasionar filas intermáveis na aduana, o movimento em hoteis, hostels e hospedarias é muito grande, você deve se preocupar em realizar as reservas, além de ser mais difícil conseguir um quarto para dormir, o preço nesse período vai lá las alturas.

          O que segue abaixo são as características da região do deserto do Atacama, viajar para lá de moto deve ser considerado o que foi mencionado sobre a passagem pelas Cordilheiras.


Deserto do Atacama em Dezembro, Janeiro e Fevereiro


          São nesses meses que as raríssimas e esperadas gotas de chuva podem cair em algumas partes do deserto. Esse fenômeno meteorológico é conhecido como inverno altiplânico e não deve ser algo para impedir a sua viagem – você na verdade poderia presenciar algo raro. Leve em consideração que dificilmente as chuvas no Atacama ultrapassam 35 milímetros por ano – isso é menos do que um dia de chuva forte em uma grande cidade.


Deserto do Atacama em Março, Abril, Maio


          São meses ótimos para visitar o Deserto do Atacama. As temperaturas são mais amenas durante o dia e não tão frias durante a noite. A possibilidade de céu aberto é altíssima – como em praticamente todo o restante do ano. A diferença entre a temperatura do dia para a noite pode variar de 10 a 15 graus.


Deserto do Atacama em Junho, Julho e Agosto


          Os meses do inverno no Atacama são bem movimentados. As temperaturas durante o dia são bem agradáveis, girando em torno dos 22ºC – e isso atrai mais viajantes. A noite pode esperar por temperaturas próximas a zero – isso não considerando os lugares de maiores altitudes. Em passeios como os Geysers El Tatio se prepare para mínimas de -14º ou até mais baixas antes do sol nascer.

Deserto do Atacama em Setembro, Outubro e Novembro

          Assim como março, abril e maio, esses também são meses bons para visitar o Atacama. As temperaturas são mais agradáveis e variações não tão acentuadas. Em setembro podem ocorrer tempestades de areia, mas é um fenômeno raro.

56 comentários:

  1. Um amigo planejou a viagem em Março e a Cordilheira estava fechada devido a Neve e gelo na pista. Parou em Salta e teve de voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cordilheira é uma incógnita, janeiro desse ano também nevou, eu estava lá, mas isso não é umaregra

      Excluir
    2. Boa tarde. Como ele ficou sabendo em Salta que a Aduana estava fechada? Entrou em algum site?

      Excluir
  2. Eu e um amigo fomos em outubro de 2016, por passo Jama. Fomos liberados na aduana as 15:30. Chegamos a são Pedro do Atacama ao entardecer. Belíssima viagem. Natureza incrível. Vontade de retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Claudio - depois da Aduana você continua a subida e chega ao topo - sairam num horario bom e puderam aproveitar a paisagem. show de bola!!

      Excluir
    2. Boa meu chará(em nome e sobrenome rsrsr)
      Poderia contar mais um pouquinho sobre as dificuldades e demais riscos desse tipo de vajem?

      Excluir
  3. Estou programando para conhecer o deserto do Atacama em Marco/18. Moro em BH, entao gostaria de saber qual o melhor roteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo ir em maio/18, mande um e-mail:
      a_aamauri@yahoo.com.br

      Excluir
    2. Você segue até Foz do Iguaçu
      Entre na Argentina e siga até Corrientes (630 km), depois para Salta (830 km) e depois San Pedro de Atacama (590km)

      1)Caso queira, ao inves de tocar os 830 km, voce pode parar no Pampa del Infierno , nesse caso, sugiro que ao invés de parar em Salta voce pare em San Salvador de Jujuy, um pouco mais a frente, assim voce estaria a apenas uns 480 km de San Pedro

      2) Outra opção, caso queira aproveitar melhor a Cordilheira, seria pernoitar em Susque, dentro da Cordilheira.

      Em todos os casos, é importante voce respeitar uma regrinha, voce deve estar na aduana Argentina-Chile até umas 15h, pois, o trâmite na aduana pode demorar e voce ainda tem uns 150 km pra vencer, entrar na Cordilheira no fim de tarde pode te representar perigo de passar frio ou pegar uma neve, ainda maisn indo em maio

      Excluir
    3. Também moro em BH, se deixar para Setembro/2018 vamos juntos. Meu email: odeciocampos@gmail.com.

      Valw

      Excluir
    4. ola antonio estamos nos programando para essa data vamos trocar uma ideia? mande um email juventino@deltatele.com.br. forte abraço

      Excluir
  4. Boa dicas, estou planejando para abril de 2019.

    ResponderExcluir
  5. Boa dicas, estou planejando para abril de 2019.

    ResponderExcluir
  6. Estou no planejamento ainda... tenho uma dúvida, ouvi relatos de que a RN16 é uma rodovia perigosa e muitos preferem pegar apenas uma parte dela e depois descer até Termas do Rio Hondo. Sigo o retão da RN16 até Salta ou desço para Termas do Rio Hondo?

    ResponderExcluir
  7. Perigosa não, existe apenas um trecho próximo a Pampa del Infierno que o asfalto é muito, mas muito ruim, nesse mesmo trecho você tem animais na pista - como o asfalto é ruim, automaticamente você andara devagar - agora - se eles consertaram a pista (faz 4 meses que passei por lá) , voce devera tomar cuidado com os animais na pista, apenas isso.

    Ir por Rio Rondo é uma opçõa turistica - la esta a pista onde se realiza a corrida de moto velocidade mais conhecida da Argentina.

    ResponderExcluir
  8. Ola Rogério, algum hotel em Pampa del inferno que possa indicar para passar a noite? Pretendo ir agora em Abril/18 e gostei das suas dicas quanto ao trecho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então - em minhas rotas costumo ficar em Corrientes e de lá sigo para Salta. Vou ficar te devendo.

      Excluir
  9. Passei pela estrada, de Pampa del Inferno, há um mês, e a estrada continua cheia de buracos.

    ResponderExcluir
  10. estava querendo ir em agosto mais me falaram que pode ser perigoso por causa das pistas congeladas, estou pensando em antecipar para maio, o que vc acha?? obrigado

    ResponderExcluir
  11. Olá Bom dia......Irnando, estamos(casal) nessa situação também......estávamos pensando em ir na primeira semana e agosto....... mas tem grandes possibilidades de haver bloqueios nos pasos e muita neve..........também pensando em ir na segunda quinzena de maio (15 dias) ....o que vocs acham?.

    ResponderExcluir
  12. A previsão para maio na região de Los Andes esta acima de 10 graus, porém, na região de Puente del Inca já é de NEVE.
    https://www.accuweather.com/pt/AR/Puente-del-Inca/9958/may-weather/9958?monyr=5/1/2018

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!

    Estou planejando ir na segunda quinzena de Abril 2019 saindo do Rio Grande do Sul e indo até San Pedro Atacama. Quem tiver interesse de viajar neste período é só fazer contato via WhatsApp 51 98107 1340.

    Gediel.

    ResponderExcluir
  14. Tenho interesse em Julho 2018
    Adentrando por Bernardo Irigogen - Barracão.

    Ir até San Pedro Atacama.
    Como vou com um 4x2 e um menor alguém tem dicas ou quiser ajudar meu whats 46 98412-9800 será que devo evitar essa época?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julho é uma epoca de inverno já rigoroso, é interessante você verificar como andam as aduanas antes de seguir viagem, geralmente eles fecham a estrada por alguns duas e carros para andar nessa epoca devem levar correntes para os pneus, segurança.

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=BzeX4sE8OPI

      Excluir
  15. Pretendo viajar de moto em janeiro de 2019 para o Atacama até Antofagasta, saindo de Umuarama Pr e entrando no Paraguai por Salto del Guaira, alguém poderia me dizer qual o melhor roteiro partindo de Umuarama Pr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marcos, tenho amigos que me convidaram para irmos ao Atacama em Janeiro de 2019, sairemos dia 02. Pelo roteiro que fizeram vamos até Francisco Beltrão e depois para Argentina. Não sei os detalhes ainda mas vai a dica.
      Abç e boas estradas.
      Lufe

      Excluir
  16. Estou planejando ir em Janeiro com mais um amigo, é verdade que o consumo das motos aumenta conforme subimos? De quanto foi o aumento na sua moto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos pelo que li as motos que não possuem injeção eletrônica apresentam algumas alterações, já as com injeção não apresentam mudanças. Sei que nós sentimos a diferença tanto que recomendam mascar a folha de coca

      Excluir
    2. Ao subir sim, porém, quando se esta no Altiplano o consumo cai consideravelmente, no final do percurso você não irá perceber muita coisa, fica na media.

      Excluir
  17. Ola pessoas das estradas e de duas rodas, bom encontrar esse blog. Fui convidado para viajar para Atacama em Jan/19 com quatro amigos. Estou me planejando porém estou com certo "medo" em razão de ser minha 1a viagem de longa distância. Já ouvi recomendações de alguns colegas mas gostaria de algum comentário de vocês. Comprei minha 1a moto em Março desse ano, toco bem sem problemas mas sempre na defensiva e não sou muito de correr.
    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viaje tranquilo, as pessoas que viajem comigo geralmente planejam retornar sozinhas, pois percebem que não é um bicho de sete cabeças.
      Cuidado com alguns itens é importante, vamos lá:
      1) O horário de travessia de Paso Jama - procure estar lá no máximo até as 15 horas - voce tera que fazer um tramite na aduana e se sair muito tarde poderá entrar na noite dentro da Cordilheira, o que não pe aconselhavel devido ao frio, apos passar por Jama voce continuara subindo, chegara a 5.200 metros de altitude, eu já peguei chuva gelada la em cima - então, se acaso ver que vai demorar, procure uma pousada em Jama, o pessoal do Posto de gasolina ira te indicar alguma.
      2) Saúde é importante - informe-se sobre o Mal de Puno e Mal de Soroche - tome bastante água e procure não fazer movimentos bruscos lá na altitude - já aconteceu de amigos motociclistas terem parada cardíaca lá em cima - para cada uma das situações existe uma solução diferente - no mal de Puno muitos fazem a opção pela bala de coca, já no mal de soroche seria a agua e uma parada para respirar, sente-se no asfalto e respire calmamente - um dos sinais é a dor de cabeça muito forte.Mas não é motivo para deixar de viajar.

      Excluir
    2. Lufe que moto vc comprou? Eu tenho 1 Triumph Street Triple e estou pensando em trocar por 1 Tiger para fazer a viagem agora em 2019.

      Excluir
  18. Boa tarde amigos, sempre que posso entro neste "blog" e vejo vários comentários de roteiros para o Atacama. Em Março-19, será a vez de minha viagem... Espero que tudo ocorra dentro do normal e traga muitas lembranças desta viagem, a exemplo de tantos outros que já fizeram !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, faça uma boa viagem e qualquer coisa entre em contato, abraço!!

      Excluir
  19. Boa tarde. Gostei pakas de tudo o que lí. Muito profissionalismos misturado com parcerias !
    Estou saindo de SP em 01/04 (não é mentira kkk) Se alguém quiser seguir comigo nas cordilheiras, estarei cruzando de Santa para Atacama em 6ºF 05/04.

    ResponderExcluir
  20. Amigos motociclista, parabéns pelos relatos e dicas de roteiros. Realmente fica mais fácil seguir pela experiência dos colegas! Estou no mês de Maio planejando seguir viagem ao Atacama e gostaria de saber se as Harley vão bem nestas estradas? Saudações

    ResponderExcluir
  21. Pretendo sair do Rio de Janeiro no final de junho (25/06) com previsão de chegada em Antofagasta no dia 30/06, se alguém animar meu e-mail: matemalouco@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Bom dia! estou programando sair de Campinas-Sp e seguir até Antofagasta,vou seguir com um colega e estamos pensando em ir na segunda quinzena de Dezembro de 2019, como fica o tempo nesta época do ano? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente esta época é boa, tempo firme e quente. O deserto é uma região que dificilmente chove, e quando isso acontece é nos meses de janeiro e fevereiro. Este ano tivemos um pequeno aluvion na reião de San Pedro de Atacama e também deslizamentos em Purmamarca e na Ruta entre Calama e Arica.

      Excluir
  23. Galera é possível fazer camping durante a viagem?
    Estamos programando a viagem para Setembro.

    ResponderExcluir
  24. Olá pessoal, também estou na intenção de ir em setembro 2019. Depois das contribuições que vi, acredito que sairei na segunda quinzena. Também sera minha primeira viagem. Mas estou ansioso e apreensivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sairá de onde? Mais alguém está indo com vc ?

      Excluir
  25. Olá pessoal, tudo bem? Alguém programando para fazer essa viagem em dezembro de 2019? Se sim, entre em contato deborapavan23@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá pessoal, provavelmente saindo de PoA para o Atacama dia 10/09. Age agora indo solo, porém se tiver mais alguém interessado, podemos marcar encontro no trajeto. Tenho uma XRE e será minha segunda ida ao Chile, pois antes fui para o Sul.

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem? Eu e meu esposo estamos nos programando para sairmos dia 23/11, saindo do RS. É uma boa época?

    ResponderExcluir
  28. Buenas! Farei Santiago e San Pedro a partir de 03 Jan 20, saindo de Caxias do Sul, indo primeiro Córdoba/Mendoza/Santiago; depois subindo por Valparaíso, La Serena, Caldera e Antofagasta até San Pedro; retornando por Paso Jama, Purmamarca, Salta e pelo Chaco até São Borja. Acaso alguém daqui esteja pelo caminho, tomemos uma gelada juntos! 54 996611800. Marcos Peroto. Abraços e boas estradas a todos.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia, farei essa viagem em janeiro de 2022, ja me programando ahahha (era pra ser em janeiro de 2021, mas esse corona impede, se tudo voltar a normal eu vou, sou de Foz do Iguaçu, se alguem quiser ir junto, será bem vindo, chama lá para dúvidas 45 988091294

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala chapa, boa noite. Então vc é de Foz? Poderia indicar um local pra pernoitar em Foz, no sistema bom e barato? Se este tiver cadastrado no Booking seria melhor ainda... Tb tô na mesma situação, tinha me programado para 2021, mas devido ao Covid, tô tendo que rever a programação mais pra frente...

      Excluir
  30. Também pretendo em 2021, ir até Mendoza/ARG, passando por Santiago,La Serena/CHI, chegando até Antofagasta e, daí ir à San Pedro de Atacama, retornando por Salta, Corrientes/ARG e entrando no BRASIL por Dionísio Cerqueira/SC, em direção à Guarapuava-PR, muito provavelmente em Abril, se esse coronavírus dar uma trégua. Bons ventos e estradas à todos. Excelente Blog, sempre estou de olho e recomendo à todos os motocicistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show! Fiz este roteiro em 2014
      Em 2016 tentei fazer novamente, mas a neve impediu

      Excluir
  31. Pretendo em janeiro de 2021, do Espírito Santo até Foz do Iguaçu e depois Argentina. Se alguém puder me manter informado sobre a abertura dos hotéis e restaurantes no lado dos hermanos, fico muito grato.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde a todos... 031 9 8524 8044
    Sou de Ponte Nova MG e pretendo fazer essa viagem. Se existir algum grupo planejando a "expedição", favor me adicionar. Projeto era para março de 2021...mas com a Pandemia acredito que será possível apenas em 2022.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e um amigo estamos planejando ir ao Chile em março/abril 2022. Alguém na mesma faixa de tempo?

      Excluir