quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

* Cierro San Bernardo - Salta - Argentina



          Salta, "A cidade de ascendência hispânica cercada por morros" (poeta Emilio Viñals). A poucos quarteirões do centro da cidade  esta um dos passeios mais apreciados pelos saltenhos e turistas, construído entre 1987 e 1988, o Complexo Teleférico San Bernardo reúne atividades para a família inteira em um espaço de vegetação exuberante e vistas panorâmicas.

          O teleférico está instalado em uma área do Parque San Martin e em poucos minutos é possível chegar à parte superior deixando para trás o barulho da cidade, uma vez lá em cima, os terraços e varandas se entrelaçam e de muitos cantos do complexo é possível observar os edifícios, as ruas da cidade, as cúpulas das igrejas de São Francisco, de La Merced, a Catedral, Campo Quijano (o estádio da Copa do Mundo), as saídas para Cafayate e Campo Quijano, assim como o Monumento 20 de Fevereiro, dedicado à Batalha de Salta.


          No alto do Cerro San Bernardo existem  galerias naturais que são ornamentadas com belas cachoeiras artificiais, que fluem através de grande parte da colina e adiciona um som particular ao passeio. La você poderá também apreciar as estações de uma Via Sacra onde fiéis recorrem durante os festivais religiosos até alcançar a cruz e o Cristo Redentor. Existe um pequeno anfiteatro para espetáculos ao ar livre, um setor de recreação e educação fisica, uma confeitaria e duas pequenas lojas de artesanato, onde você pode adquirir recordações da cidade, o ponto máximo do passeio é acompanhar o por do sol.

          A sua posição é estratégica, de lá é possível monitor a toda cidade de Salta e parte do Valle de Lerma . Para chegar ao topo existem três opções, pelo teleférico, de carro ou então à pé 

"Ve aquella cruz del cerro y, en la cruz, los fulgores, del sol que se levanta para besar las flores de la ciudad que encanta".(Emilio Viñals)


Informações úteis


Duração: O passeio de teleférico é estimado em 8 minutos.
Horas: Diariamente, das 10 às 19:45.
Como chegar: O teleférico está no parque San Martin, para seguir de carro você tem que seguir a Avenida Hipólito Irigoyen e entrar na Avenida Ciudad de Assunção (a que leva até a RN 9) chegando no mirante existente na Ciudad de Assunção o turista deve pegar a estrada para a colina.

A nota: Se você estiver com vontade de fazer algum exercício, poderá subir até o topo do teleférico e descer suas escadas, muitos saltenhos fazem isso no fim de tarde.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário