quarta-feira, 17 de agosto de 2016

* Autódromo Internacional de Curitiba

Foto: AIC
          Uma boa notícia aos amantes de moto velocidade, o Autódromo Internacional de Curitiba, palco de eventos como Moto 1.000 GP, 500 Milhas, Superbikes Série Brasil, Paranaense de Motos entre outros, não será mais fechado do final de 2016, ao contrário disso, continuará recebendo corridas por tempo indeterminado.

          No inicio de 2016 a administração do Autódromo havia comunicado que o espaço seria transformado num empreendimento imobiliário com condomínio misto de residencias e escritórios. A pista, por sua vez, seria mantida apenas como ‘recordação histórica’, para utilização em eventos privados.

          Jauneval de Oms, o Peteco, presidente da AIC, revelou que a transformação do lugar em um empreendimento imobiliário se ‘tornou inviável’ e  em função das boas perspectivas de futuro resolveram manter o autódromo por tempo indeterminado. 

          Peteco afirma ainda que: “É uma notícia importante para o estado do Paraná e para o automobilismo brasileiro. São poucos os autódromos que existem hoje no país e muitos estão prestes a fechar. Hoje já existem uma comunidade independente de equipes, pilotos e negócios satélites no Paraná”.

          O Autódromo iniciou suas atividades em 1967, com provas de automobilismo, motociclismo, ciclismo, e eventos promocionais filantrópicos onde foram beneficiadas várias Associações, como:
  • Hospital do Câncer
  • Obras de Assistência Social do Pequeno Cotolengo "Dom Orione"
  • Cruzada Social Cosme e Damião à Maternidade e Infância
  • Alberque Noturno (da Federação Espírita do Paraná)
  • Alberque Nosso Lar (da Ass. Metodista de Assistência Social)
  • Educandário Madre Carmela de Jesus Asilo São Luiz
  • Associação Beneficente Abrigo ao Berço - A Pupileira
  • Casa Maternal Dona Paula (Berçário Menino Jesus)
  • Centro Tiflológico Paranaense



          Em 1970 o Aeroclube do Paraná juntamente com a Administração do Autódromo promoveu o Festival de Asas e Rodas, grande sucesso de público e parte da renda foi dedicada a Entidades Beneficentes.



CEA - Centro de Excelência em Automobilismo

          O Centro de Excelência em Automobilismo Esportivo tem como marco inicial de sua história o surgimento do Autódromo de Pinhais. O qual teve o início de sua construção em 1965. Desde seu princípio teve inúmeras glorias.

          Em 1969, o Autódromo sediou a 1º prova Calhambeque, e também a 2º Reunião Automobilística "Cidade de Curitiba", além das "100 Milhas de Piraquara".

          Em 1970 tiveram destaque eventos como o "Torneio Internacional Bua de Fórmula Ford Inglesa" com a presença de Emerson Fittipaldi e outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário