terça-feira, 21 de junho de 2016

Dormindo na garupa

Foto : Mauro Chagas
          Sabe aquele momento em que você esta pilotando e de repente vem aquela batidinha na parte traseira de seu capacete? Pois é, pode ser apenas um desequilíbrio da garupa, mas fique alerta, logo vem a segunda e a terceira encostada e então amigo, é o sinal que sua parceira já empacotou num sono mais profundo.

          Durante uma viagem que realizei para a Argentina, alguns percursos foram acima dos 700 km diário, bom, se isso já é meio cansativo para nós que estamos pilotando,  imagine para quem esta na garupa, daí vem o cansaço e aquela vontade de tirar uma soneca, e foi isso que aconteceu com minha companheira Sibely, foram algumas vezes em que o sono falou mais alto e ela acabou apagando. O fato da garupa relaxar ao ponto de dormir sobre a moto é sinal que você é confiável na pilotagem, e que sua moto também é confortável.



Foto: Arlete Levandoviski
          Para evitar o sono na viagem, procure conversar sempre com sua companheira, adquira um comunicador ou na impossibilidade de poder comprar um aparelho, procure conversar e dar uma atividade para ela, peça para que seja sua navegadora, responsável para cuidar das placas de orientação do caminho, mesmo que você saiba o caminho de cabo a rabo. Outra dica é ir cantando no caminho, procure cantar um repertório de músicas alegres.

          O piloto deve estar sempre atento ao comportamento da garupa, dê uns pequenos toques nos joelhos, não é aconselhável confiar em suas habilidades como piloto, em retas o piloto até consegue manter o controle da moto, mas numa curva a garupa poderá não conseguir manter o equilíbrio, até mesmo em situações de desvio imediato de algum obstáculo, um buraco, enfim. 

          Nesses casos, procure efetuar mais paradas, tomem uma boa xícara de café e lavem bem o rosto, agora, o bom mesmo é retardar a viagem e tirar um cochilo antes de seguir a viagem. No mais, boas rotas !!

         

23 comentários:

  1. verdade passo sempre por este problema dai paramos e tomamos café ou um energético, grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não é só a garupa, recentemente um colega nosso dormiu, por sorte foi parar numa tosseira de mato e não se machucou.

      Excluir
    2. Eu sei quem é.........................kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Cara, qualquer coisa faça que nem uma amigo, ele tinha 1,87, a esposa 1,65, e mesmo assim so andava de virago 535, pois ele esprimia ela contra o sissy bar, então ela apagava mas não se mexia!kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Kkkkk algo importante em viagens mais longas.... Cuidado nunca é demais.

    ResponderExcluir
  4. Kkkkk algo importante em viagens mais longas.... Cuidado nunca é demais.

    ResponderExcluir
  5. Dicas legais... eu era capaz de 'provar' a qualquer um que não era possível adormecer pilotando uma moto, mas trabalhei quinta o dia todo, fui dormir super-tarde, acordei cedo na sexta-feira para ir trabalhar e saí de viagem às 22h e durante o dia todo não dormi... resultado: cochilei na moto e por duas vezes não me lembrei de ter feito alguns trechos da estrada... kkkk
    Graças à Deus nada aconteceu! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o cansaço bate mais forte não tem jeito, o sono vem.

      Excluir
  6. Realmente não tem como lutar contra o sono, em algum momento ele vai chegar. A maneira que encontrei de espaná-lo foi fotografar. Tiro muitasss fotos, filmo, isso mantém minha mente ativa. E claro, quando noto ser inevitável aviso meu piloto e peço pra parar. Edna (Confraria dos Lobos).

    ResponderExcluir
  7. Por segurança amarrei minha garupa no meu corpo com uma cinta de carga. Chegamos em Punta Arenas as 3 hs da madrugada, depois de uma pane sêca em pleno estreito de Magalhães. Os últimos 100 km foram terríveis por causa do sono. Sentia ela adormecendo e escorregando.

    ResponderExcluir
  8. Recentemente um Juiz de direito acidentou-se na Argentina,ninguem sabe oque houve,mas depois da UTI ele falou que por causa da altitude deve ter dormido.Complicado,abro a viseira,tomo café puro,espero que nunca aconteca comigo.

    ResponderExcluir
  9. com minha garupa temos um estilo sempre ela bate na minha costa e eu nas suas pernas

    ResponderExcluir
  10. conheço muitas que dorme eu não consigo fazer isso

    ResponderExcluir
  11. na garupa e um lugar que não se deve dormir, pode derrubar os dois e até envolver outras pessoas inocentes num acidente. Conversar, cafe, tirar foto, lavar o rosto, energético, cochilar em posto sentado ou ate deitar, se nenhuma destas sugestões der certo, pare em um motel ou hotel e durma o necessário.

    ResponderExcluir
  12. Um esquema bom pra dar uma acordada é fazer uns exercícios, alguns postos tem aquelas academia ao ar livre, da uma acordada legal. Em viagens longa sempre que da para em um desses, alongar o corpo em complemente com um bom café da uma acordada muito boa e não deixa o corpo doendo depois.

    ResponderExcluir
  13. Teodoro cobras farmacia MC19 de agosto de 2017 04:39

    Na Realidade o ideal e se programar viajem contanto tempo na estrada ,da diversão e principalmente do descanso..tenho amigos q vao
    Pra lugar e rodam 800 a 1000 kms por dia realmente ja náo faco mais isso...o bom e rodar e se ver lugar bonito parar se divertir programar seu tempo e essencial,equilibrar essas e coisas o sono nao vem..e a viajem termina bem sem risco de sono do piloto e da garupa...no mais vamos rodar!!

    ResponderExcluir
  14. Ja aconteceu mto cmg , sempre dou um tok no joelho dela e um jóia pra saber se ta td ok, a ideia da msk é lgl sempre peço para ela ir cantandokkk

    ResponderExcluir